Quarta-feira: 13 de Julho de 2016

Plano de Abandono, do Viver Bem na Escola, ocorre com sucesso em Blumenau

Mais de 500 alunos e professores de duas escolas passaram por treinamento na última semana em Blumenau. Eles aprenderam o que fazer em uma situação de incêndio. A atividade faz parte do Plano de Abandono, desenvolvido pelo programa Viver Bem na Escola, da Unimed Blumenau, e mobiliza comunidade escolar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a ambulância do SOS.

Na escola Christoph Augenstein a simulação foi na biblioteca, como se um incêndio tivesse ocorrido no local. Em menos de dois minutos todos os alunos estavam fora de suas salas, em um lugar seguro. Já na escola Júlia Lopes o Plano abordou o incêndio em um botijão de gás. Mais uma vez todos foram conduzidos para fora de suas salas.

O Plano de Abandono conta ainda com o atendimento de vítimas fictícias, feito pelo Corpo de Bombeiros e o SOS da Unimed, e o isolamento das áreas feito pela Defesa Civil.

"É importante ressaltar que o processo de abandono tem por finalidade definir papéis para cada integrante da edificação, criando assim um senso de organização que facilitará a desocupação do ambiente escolar evitando o pânico", explica Miguel Emsters, coordenador do Viver Bem na Escola.

O treinamento ocorre desde 2007 nas unidades atendidas pelo Viver Bem na Escola, em Blumenau.
 


Cuidar das pessoas em todos os momentos e fases da vida. Esse é o nosso plano.


Mais informações com Responsabilidade Social no ramal 21 8932.

Tags: unimed   de   bem   na   plano   abandono   blumenau   viver   escola  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Unimed Blumenau promove palestra em empresas da região

A Unimed Blumenau, através do Serviço de Atenção à Saúde (SAS), participou em junho de duas Sipats - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - em empresas da região. As atividades envolveram mais de 650 colaboradores.

A primeira ocorreu na Epex Indústria e Comércio de Plásticos, em Blumenau. A ação contou com palestra sobre Saúde Mental, Equilíbrio e Carreira, feita pela psicóloga Fernanda Rossatto, e verificação de pressão arterial, com a supervisão da enfermeira Valdeci Maria Martins. No total 83 colaboradores participaram.

Já a segunda foi na Mueller Fogões, de Timbó. Os enfermeiros Valdeci Maria Martins e Gustavo Henrique Schaff falaram sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids, em seis palestras. Cerca de 570 colaboradores participaram do encontro.

Promover saúde através da prevenção. Esse é o nosso plano.



Mais informações com o SAS no ramal 23 8785.

Tags: saúde   blumenau   unimed   palestra  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Plano de Abandono é destaque em programa da Rádio Clube Blumenau

A apresentadora do programa Show da Manhã, da Rádio Clube de Blumenau (1330 AM), Rose Leite, entrevistou na manhã do dia 6 o coordenador do programa Viver Bem na Escola, da Unimed Blumenau, Miguel Emsters. Ele falou sobre o Plano de Abandono que ocorreu na escola Christoph Augenstein, no bairro Salto Weissbach, em Blumenau, e o objetivo da ação.

Clique aqui e confira a entrevista.

 



Mais informações com Responsabilidade Social no ramal 21 8932.

Tags: de   na   unimed   plano   blumenau   bem   viver   abandono   escola  

Publicado as 09:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Plano Ideal é assunto do Jornal da Nereu

O plano Ideal foi destaque no Jornal da Nereu na manhã do dia 12, da Rádio Nereu Ramos (760 AM). O superintendente de Mercado da Unimed Blumenau, Marco Cesar Monguzzi, falou sobre o plano, suas vantagens e características.

Clique aqui e confira a entrevista completa.


(Foto: Rádio Nereu Ramos/Divulgação)

 

Tags: ideal   rádio   entrevista   plano  

Publicado as 09:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


A cegonha passou por aqui

Nasceu no dia 4 de julho a Clara Rafaela, filha da colaboradora Joseane Carla Lermen Climaco - Unidade Vila Nova - com 3,350 quilos.

Parabéns, mamãe!

A Unimed está com você em todos os momentos e fases da vida.

Mais informações com Gestão de Pessoas no ramal 21 8923.

Tags: cegonha   nascimento  

Publicado as 09:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Motivos para incluir o ciclismo no dia a dia

Para estar em forma e manter-se saudável é preciso ser fisicamente ativo. A atividade física regular pode ajudar a evitar o aparecimento de doenças cardíacas, obesidade, doenças mentais, diabetes e artrite. Um dos esportes que tem conquistado mais adeptos é o ciclismo, por ser um exercício de baixo impacto que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos mais velhos. Além do mais, é uma atividade divertida e financeiramente barata.

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico, isso significa que o coração, vasos sanguíneos e pulmões ficam em constante treinamento, sem contar a possibilidade de gastar calorias em grande quantidade, que varia conforme a intensidade da prática e o peso do praticante. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg e pedala a 19 km/h, ao final de uma hora de pedalada consegue queimar em média 420 calorias. Já quem pesa 90 kg e pedala por uma hora na velocidade de 22 km/h pode chegar a gastar 720 calorias. Impressionante, não? E os benefícios não param por aqui, separamos outros sete motivos que inspiram a incluir a bicicleta na rotina, confira:

- É uma atividade de baixo impacto, ou seja, provoca menos tensão e lesões.¿

- Aumenta a resistência, força e o condicionamento aeróbio.

- Promove um bom treino muscular, pois o ciclismo utiliza os principais grupos musculares durante a pedalada.

- Andar de bicicleta não requer altos níveis de habilidade física. A maioria das pessoas sabe como andar de bicicleta e, uma vez que aprende, dificilmente esquece.

- É possível variar a intensidade a qualquer momento. O ciclismo permite uma intensidade baixa para quem está começando ou se recuperando de lesão ou doença, mas também é possível planejar um treino físico exigente.

- Funciona como um meio de transporte, substituto do carro e do ônibus.

- É uma maneira divertida de entrar em forma, principalmente em comparação a algumas atividades físicas realizadas em locais fechados.

Fonte: Unimed do Brasil (http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=49139&cd_materia=399426)

Tags: saúde   física   ciclismo   atividade  

Publicado as 09:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Elogios

"Quero agradecer ao atendimento da Dra. Cristiane Hagemann durante o meu ultrassom. Estava preocupada com a saúde do meu bebê e ela foi extremamente atenciosa e cuidadosa ao realizar o exame, observando cada detalhe e me tranquilizando com suas explicações. É muito bom saber que ainda existem profissionais como ela, que demonstra amor pelo que fazem e transmitem confiança e segurança aos seus pacientes" - Denise Moura - beneficiária Unimed Blumenau.

"Quero registrar nossos sinceros agradecimentos a toda equipe do Serviço de Atenção Domiciliar da Unimed Blumenau (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de administração). Parabéns pelo excelente trabalho e dedicação. Muito obrigada pelo atendimento sempre feito com muita atenção, carinho e educação ao paciente e familiares" - Hermanna Johana Christina Alberta Garcia - beneficiária Unimed Blumenau

Tags: unimed   blumenau   elogios  

Publicado as 08:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Sexta-feira: 01 de Julho de 2016

Unimed Blumenau reformula programa Sob Medida

Incentivar pessoas que desejam perder peso através da reeducação alimentar e um novo estilo de vida. Este é o objetivo do programa Sob Medida, da Unimed Blumenau, que passou por uma reformulação para melhor atender seus clientes.

Uma das principais mudanças ocorreu nas inscrições, que agora são contínuas, permitindo a participação do interessado sem que ele precise esperar o início do próximo grupo. Além disso os encontros passaram a ser mensais, facilitando a frequência do aluno.

O programa oferece acompanhamento em grupo de nutricionista e psicóloga. Aqueles que não conseguem resultados positivos são encaminhados ainda para consultas individuais com a nutricionista. Para quem não pratica atividade física é oferecida uma vaga no grupo de Caminhada e Corrida e Ginástica Natural.

O Sob Medida é gratuito e exclusivo para beneficiários da Unimed Blumenau. Para participar é necessário que o interessado tenha o índice de massa corporal igual ou maior que 25 (IMC = 25), com idade superior a 18 anos. Os encontros ocorrem no período noturno, no auditório do Centro de Promoção e Atenção à Saúde, no bairro Vila Nova.

Em 2015 o programa atendeu 52 pessoas. Os resultados observados foram mudanças nos hábitos de vida, incluindo uma rotina com atividades físicas e alimentação saudável, e diminuição do IMC.

As inscrições devem ser feitas somente pelo site da Unimed Blumenau. Clique aqui para ir direto na página.

Mais informações no ramal 21 8785.

Tags: medida   sob   blumenau   unimed   alimentação  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Viver Bem na Escola promove Plano de Abandono em escolas de Blumenau

Será que os estudantes de nossa cidade estão preparados para enfrentar uma situação de incêndio, caso ocorra em sua escola? E os professores saberão como lidar com ocorrências desta natureza?  Incêndio na escola é o tema que o Plano de Abandono, do programa Viver Bem na Escola da Unimed Blumenau, vai tratar este ano em duas unidades de ensino da cidade.

A simulação, marcada para os dias 5 e 8 de julho, vai mobilizar equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o SOS da Unimed. Para deixar o treinamento ainda mais perto de uma ocorrência real, alunos vão atuar como vítimas de incêndio. O plano envolverá ao todo mais de 500 pessoas.

Os moradores vizinhos às escolas foram avisados, para evitar sustos e ligações desnecessárias ao Corpo de Bombeiros.

Prevenção é discutida desde abril

Desenvolver ações educativas e estratégias que propiciem a promoção da saúde e prevenção de acidentes no meio escolar, familiar e comunitário são atividades das Comissões de Saúde, compostas por alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Elas fazem parte de um dos cinco projetos realizados pelo programa Viver Bem na Escola.

Nos meses de abril e maio os integrantes foram orientados quanto às atividades preventivas a serem desenvolvidas no ambiente escolar. Já no mês passado eles receberam treinamento de primeiros socorros ministrado pelos profissionais do SOS e treinamento prático de prevenção e combate a incêndios na sede do Corpo de Bombeiros.

Em caso de chuva a atividade será adiada.

Mais informações com Responsabilidade Social no ramal 21 8932.

Tags: abandono   bem   unimed   plano   blumenau   na   escola   de   viver   educação  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Amigdalite: o que é amigdalite, quais os sintomas da implicação e como é realizado o diagnóstico?

A amigdalite é um processo inflamatório das tonsilas palatinas, mais conhecidas por nós como amígdalas, geralmente por infecção viral ou bacteriana. O diagnóstico é feito através do exame físico do paciente, no qual o médico especialista observa a presença de sinais como hiperemia (vermelhidão), aumento de volume e/ou presença de placas purulentas.

"O paciente pode apresentar sinais e sintomas mais comuns como febre, dor de garganta (algumas vezes irradiada para os ouvidos), dor nas articulações, linfonodomegalia cervical (ínguas no pescoço) e halitose (mau hálito)", explica o otorrinolaringologista Pedro Geisel, médico cooperado da Unimed Blumenau.

Com menos frequência, manchas pelo corpo, petéquias (pontos avermelhados) na pele e palato, alterações no aspecto da urina, entre outras.  Pacientes com outras doenças, como febre reumática, por exemplo, podem apresentar arritmia cardíaca.

Um tipo comum de amigdalite, conhecida por mononucleose, pode vir acompanhada de dores abdominais e aumento de volume do baço e do fígado.

Tags: amigdalite   sintomas   diagnóstico  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Abertas as inscrições para a 12ª Corrida e Caminhada Cerene

Estão abertas as inscrições para a 12ª Corrida e Caminhada Cerene Caixa Para uma Vida Sem Drogas, marcada para o dia 21 de agosto, em Blumenau. O evento conta com o apoio da Unimed Blumenau.

As provas serão de 12Km e 7,5Km e ainda um percurso de caminhada, de 7,5Km.

A corrida procura mostrar, ao maior número de pessoas, que a vida é algo de muito valor e que devemos cuidar bem dela. Com a prática do esporte, conseguimos manter nossa vida de forma saudável e prazerosa, sem necessidade do uso de drogas ou álcool. Além de contribuir com a causa, através deste Evento, você também estará mostrando para seus familiares que apoia Para Uma Vida Sem Drogas.

Mais informações e inscrição estão no site do evento: www.corridacerene.com.br.

Tags: cerene   corrida   inscrições  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Evite o desperdício de alimentos

Pare um instante para avaliar: na sua casa quais alimentos costumeiramente costumam ser jogados no lixo? Muito provavelmente talos, cascas, folhas, frutas, sobras de pão e sobras de arroz estão entre as opções lembradas. Infelizmente essa prática é mais comum do que se imagina, assim como jogar fora legumes, frutas e verduras que não possuem aparência tão atrativa. O descarte de alimentos afeta de forma negativa diversos aspectos ambientais, entre eles o desperdício de água e o clima.

Conforme o último relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo. Ao longo da produção deles são emitidas 3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta, além disso a quantidade de água utilizada para produzi-los é equivalente ao fluxo anual do rio Volga, na Rússia (é o maior rio da Europa em comprimento, possui 3.688 km de extensão).

Dicas para escolher alimentos e aproveitá-los de forma consciente
• Ao preparar um prato, leve em consideração quantas pessoas vão comer e avalie a quantidade necessária de cada alimento, sem exagerar.
• Procure aproveitar o alimento por completo. Lembre-se que talos, cascas e sementes podem ter até 40 vezes mais nutrientes em comparação à própria fruta, verdura ou legume.
• Compre apenas o necessário para ser consumido em curto prazo.
• Prefira raízes (batata, mandioca, beterraba, etc.) com consistência firme, mas sem se apegar ao formato.
• A aparência nem sempre tem relação com a qualidade. Lembre-se que os alimentos orgânicos comumente são esteticamente mais feios, nem por isso são inapropriados para consumo, mesmo com manchinhas ou pintas.
• Tenha como critério principal observar se a casca está inteira e sem vestígios de insetos, larvas, bolores ou outro indício significativo de deterioração.

 

Fonte: Unimed do Brasil (http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=49146&cd_secao=66954&cd_materia=396666)

Tags: alimentos;   desperdício  

Publicado as 10:07 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Quinta-feira: 23 de Junho de 2016

Atividades do Programa Viver Bem na Escola envolvem mais de 800 participantes no primeiro trimestre

O primeiro trimestre do Programa Viver Bem na Escola foi marcado pela promoção de conhecimento e cuidados com a saúde nas instituições de ensino atendidos em Blumenau. No total, foram dedicadas 68 horas de atividades, envolvendo 843 participantes.

A alimentação saudável foi o tema de destaque do período. Com uma abordagem diferenciada, as nutricionistas da Unimed Blumenau falaram sobre a importância de conhecer os nutrientes de cada alimento, suas funções e a relevância de uma alimentação balanceada e natural. A maneira de falar sobre o assunto, de forma simples mas atraente, rendeu muitos elogios por parte dos professores.

"Percebemos que o tema foi bem compreendido e que todos gostaram muito. Tivemos um feedback bem positivo, com comentários como: as palestrantes possuem uma ótima dinâmica, elas são muito preparadas, foi maravilhoso" explica Miguel Emsters, responsável pelo programa.

Na edição deste ano, o Programa Viver Bem na Escola atende duas instituições de ensino em Blumenau - EEB Christoph Augenstein e EEB Júlia Lopes de Almeida. Cinco projetos são realizados nos locais:

Formação Continuada - professores recebem informações através de profissionais especializados sobre os temas de cada projeto.
Ciclos - aborda práticas na educação ambiental, captação da água da chuva, horta orgânica e segregação dos resíduos.
Comissão de Saúde - capacita alunos nas atividades de prevenção de acidentes, prevenção a incêndios e primeiros socorros.
Palestras e Debates - alunos de todos os anos recebem palestras de orientação pertinentes a cada faixa etária; prevenção de doenças, alimentação saudável, valores humanos e adolescência e sexualidade.
Círculo de Pais - encontros oferecidos aos pais para discussões, reflexões e debates sobre questões relacionadas ao ambiente familiar e outros temas de interesse da comunidade.

Este é o 18º ano que a Unimed Blumenau realiza ações nas escolas da cidade, com o objetivo de divulgar e promover sua filosofia: a de cuidar da saúde das pessoas.


Mais informações com Responsabilidade Social no ramal 21 8664.

Tags: educação   viver   na   bem   escola  

Publicado as 10:06 por Comunicação  |  Comentários [0] .


Documentos Digitalizados - aonde encontrar?

O setor de Cadastro começou a receber as solicitações de alteração, inclusão e exclusão de beneficiários de algumas contratantes através do portal, deixando assim de ser necessária a entrega do documento físico.

Desta forma os formulários/documentos para cada movimentação passou a ser digitalizado pela própria contratante e anexado no portal. Este por sua vez já fica salvo no Tasy, porém não no "Link: GED" como as demais digitalizações feitas pelo setor Administrativo da Unimed Blumenau.

Segue a outra opção para localizar os documentos digitalizados:

 


Mais informações com o setor de Cadastro no ramal 21 8665.

Tags:

Publicado as 10:06 por Comunicação  |  Comentários [0] .


A cegonha passou por aqui


Nasceu no dia 16 de junho a Antonela, filha da colaboradora Muriel Martinez de Freitas - Cepas, pesando 4,325 kg e 51 cm.

Nasceu no dia 8 de junho a Pietra, filha da colaboradora Jacqueline Petrikoski - Operadora,  pesando 3,180kg e 48 cm.

No dia 25 de maio nasceu a Anna Laura, filha da colaboradora Adna Ingridy Martins de Medeiros - Unidade pronto-atendimento Vila Nova.

Parabéns, mamães!

Estar com você em todos os momentos e fases da vida. Esse é o nosso plano.

Tags: cegonha  

Publicado as 10:06 por Comunicação  |  Comentários [0] .



Unimed Blumenau - Cooperativa de Trabalho Médico | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar



Calendário

« Julho 2016
SegTerQuaQuiSexSábDom
    
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
       
Hoje

Pesquisar



Tag cloud

aniversariantes   atendimento   campanha   carta   cegonha   curso   dia   doação   elogio   elogios   palestra   plano   projeto   prêmio   recrutamento   saúde   sorteio   terra   unimed   vida