Canal Profissionais da Saúde

Espaço exclusivo para os profissionais da área da saúde. As informações contidas neste canal são técnicas e podem ser interpretadas de forma incorreta por leigos.

Laboratório da Unimed de Sorocaba agiliza exames através de interfaceamento


Item atualizado Quinta-feira 04 de Dezembro de 2003 Segunda-feira 24 de Novembro de 2003

Por meio de softwares que se intercomunicam e estão ligados aos equipamentos que processam a análise dos exames de hematologia, bioquímica, imunologia e endocrinologia, os resultados são liberados em um prazo até 40% menor que o habitual.

Na primeira foto, da esquerda para direita, Edson Shitara, coordenador do Laboratório da Unimed, Andréia Kanashiro Cussiol, assessora científica da Microbiologia, Carla Miranda Leme, assessora científica responsável pelo setor de Bioquímica e Keila Vieira, assessora científica responsável pelos setores de Hematologia e Parasitologia. Na segunda foto, Equipamento Interfaceamento

Cada vez mais as instituições de saúde têm utilizado os recursos que a Tecnologia da Informação disponibiliza. O resultado dessa postura se traduz em benefícios concretos à população. Um bom exemplo dessa condição pode ser constatado no Hospital Unimed de Sorocaba “Dr. Miguel Villa Nova Soeiro”. Por meio de softwares que se intercomunicam e estão ligados aos equipamentos que processam a análise dos exames de hematologia, bioquímica, imunologia e endocrinologia, os resultados são liberados em um prazo até 40% menor que o habitual. Outro fator positivo é a diminuição do risco de ocorrer alguma falha humana na transcrição dos laudos. Mensalmente, o laboratório do Hospital Umimed de Sorocaba realiza cerca de 37 mil exames. O sistema adotado é inédito na região e só encontra similares em laboratórios considerados referência.

Batizado de Interfaceamento Laboratorial, o processo implantado pela Unimed de Sorocaba consiste na comunicação virtual de seis equipamentos de análise (em breve mais um será integrado) ao software LIS (Laboratorial Information System), que gerencia as informações desde a entrada do pedido no laboratório até a liberação do laudo. Segundo o médico Edson Shitara - coordenador do laboratório da Unimed - com a implantação do interfaceamento haverá “uma leitura direta entre o sistema de comunicação laboratorial e os aparelhos, com a conseqüente devolução (dos resultados) ao LIS, depois que todo o processo for executado”.

Os softwares que permitiram o interfaceamento são fabricados pela empresa brasileira Matrix, líder desse segmento no mercado. Além dos benefícios - como tempo de processamento dos laudos e redução do risco de erros -, a implantação do sistema proporcionou ganho de produtividade. Isso permitiu ao Hospital Unimed remanejar alguns funcionários aos setores de Atendimento e Expedição de exames. Além de evitar demissões, a atitude da cooperativa reduziu o tempo gasto pelo associado nas salas de espera do laboratório.

De acordo com Edson Shitara, há um ano o laboratório do Hospital Unimed processava mensalmente cerca de 25 mil exames. Atualmente, a média mensal é de 37 mil, sendo que deste montante, 95% são realizados no laboratório do próprio hospital. Os demais (5%), devido à complexidade, são enviados a outros centros. “A filosofia da direção da Unimed ao investir em seus laboratórios é solidificar sua condição de referência na região”. Existe a possibilidade da Unimed de Sorocaba passar a vender seus serviços a outros laboratórios e pessoas que não são associadas à cooperativa”.

Departamento de Marketing – Dr. Willy ou Simone
Tel.: (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa
Sérgio ou Andréa – (15) 222-3040
E-mail:
szscom@uol.com.br
Unimed Sorocaba



Fonte: Unimed Sorocaba.  Autor: Sérgio / Andréa.





Por Palavra


Expressão (Título)


Seja Cliente Unimed - Demais
 
Voltar Voltar |  Versão do texto para impressão. Imprimir |  Recomende este texto para leitura. Recomendar |  Topo
 
Política de Privacidade | Favoritos | Indique este Site
Portal Nacional de Saúde - Unimed do Brasil
Copyright 2001-2014 Portal Unimed. Todos os direitos reservados
Agência Nacional de Saúde