Canal Profissionais da Saúde

Espaço exclusivo para os profissionais da área da saúde. As informações contidas neste canal são técnicas e podem ser interpretadas de forma incorreta por leigos.

Cirurgia Bariátrica no Hospital da Unimed


Item atualizado Terça-feira 05 de Setembro de 2006 Terça-feira 05 de Setembro de 2006

Equipe contou com a participação do cirurgião bariátrico, Hilton Libanori, do Hospital Albert Einstein

   

Equipe de médicos, sob coordenação dos cirurgiões cooperados da Unimed Chapecó, Ivanor Alba e João B. Baroncello, realizou cirurgia bariátrica - obesidade por videolaparoscopia (Derivação Gástrica em Y-de-Roux) no Centro Cirúrgico do Hospital Unimed, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

A equipe contou com a participação do cirurgião bariátrico, Hilton Libanori, do Hospital Albert Einstein (SP), que capitaliza experiência de nove anos em cirurgias bariátricas. 

A cirurgia bariátrica é realizada em casos de obesidade mórbida, em que os indivíduos apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 35 com comorbidades (apnéia do sono, hipertensão arterial sistêmica, diabete mellitus, dislipidemias, problemas articulares, entre outros..) e IMC maior ou igual a 40, conforme classificação do estado nutricional preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A técnica Fobi-Capela, mundialmente utilizada, consiste em reduzir o tamanho do estômago bem como a superfície de absorção intestinal, ou seja, é uma técnica restritiva e diabsortiva.

O procedimento cirúrgico também pode ser realizado por videolaparoscopia: através de miniincisões (0,5 e 1cm), utiliza-se material cirúrgico especial e um sistema de vídeo. A cirurgia dura cerca de duas horas e a vantagem, explicou Libanori, é a diminuição de complicações (principalmente na parede abdominal), menos dor, vantagem estética, recuperação mais rápida, com retorno às atividades normais entre 1 e 2 semanas.  

As cirurgias bariátricas são realizadas em Chapecó desde o ano de 2001. A equipe multidisciplinar de tratamento para obesidade é constituída pelos profissionais Ivanor Alba, João Baptista Baroncello, a nutricionista Carina Rossoni e a psicóloga Ângela Gambatto que realizam as avaliações e acompanhamento no pré e pós-operatório juntamente com clínico e endoscopista, radiologista, pneumologista, cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, fisioterapeuta.


Mais informações:
MB Comunicação
Unimed Chapecó
Tel: (49) 3323-4244
Email:
bedin@redampturbo.com.br



Fonte: Unimed Chapecó.  Autor: MB Comunicação .





Por Palavra


Expressão (Título)


Seja Cliente Unimed - Demais
 
Voltar Voltar |  Versão do texto para impressão. Imprimir |  Recomende este texto para leitura. Recomendar |  Topo
 
Política de Privacidade | Favoritos | Indique este Site
Portal Nacional de Saúde - Unimed do Brasil
Copyright 2001-2014 Portal Unimed. Todos os direitos reservados
Agência Nacional de Saúde