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Guia Médico

Mais facilidade na autorização de exames

Bianca Schvarstnan

Clientes podem ir direto às prestadoras para 11 procedimentos cardiológicos e angiológicos

21 Setembro 2011 -

No mês em que se comemora o Dia do Cliente (15 de setembro), mais uma boa notícia aos usuários da Unimed Resende. Para realizar exames cardiológicos ou angiológicos não é preciso mais pedir autorização na sede administrativa. O paciente pode se dirigir diretamente às clínicas prestadoras de serviço e autorizar os procedimentos no local. Com a nova facilidade, a direção espera agilizar o atendimento na sede, reduzindo a demanda de pedidos e o tempo de espera. A medida ainda não vale para os clientes de intercâmbio (oriundos de outras Unimeds).
De acordo com a coordenadora de atendimento, Daniele Lis, são onze os tipos de exame inclusos nessa lista, entre eles o doppler, teste ergométrico e holter 24 horas. “No consultório, os médicos já estão instruídos a informar ao paciente sobre a nova possibilidade. No contato para agendar o exame, o usuário deve confirmar a informação, evitando deslocamentos desnecessários”, explicou a coordenadora. Para que esse procedimento fosse possível, a Unimed disponibilizou o equipamento de autorização, e os funcionários das clínicas receberam treinamento gratuito. O sistema ainda passou por meses de teste.
“Tudo tinha que estar funcionando perfeitamente ou o benefício iria acabar se transformando em transtorno para o cliente”, comentou Daniele, lembrando que os casos mais comuns de bloqueio na autorização são relativos à carência, falta de cobertura ou inadimplência. “Os atendentes das clínicas são instruídos a entrar em contato com a Unimed e, na maioria das vezes, os casos são resolvidos por telefone”, completou. Exames simples de laboratório, mamografia e Raios X simples já seguem esse esquema de atendimento. A liberação das sessões de fisioterapia será a próxima a ser testada.

Agilize o atendimento
Pedidos de internações, cirurgias, exames de alta complexidade e consultas com serviços de apoio (nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta) ainda precisam que o paciente compareça à sede para autorizar. Mas algumas medidas podem ajudar a dinamizar o seu atendimento.
 Traga sempre a carteirinha do plano para solicitar ou retirar um pedido de autorização;
 Antes de pegar senha, consulte a recepcionista para triagem. Você pode resolver seu problema sem ter que esperar na fila;
 Clientes com mais de 60 anos, portadores de deficiência, gestantes ou que estejam com crianças de colo têm prioridade no atendimento, mediante a retirada de senha especial na recepção.

Eletrocardiograma é um dos procedimentos que podem ser autorizados direto nas clínicas prestadoras

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