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Guia Médico

Motivação, superação e técnica foram assuntos da décima edição

Convenção Estadual de Mercado reúne 160 participantes em três dias de evento

06 Março 2014 -
A 10ª edição da Convenção Estadual de Mercado ocorreu de 20 a 22 de fevereiro, no Hotel Tauá (Caeté), reunindo 160 participantes em um clima de muita energia, entrosamento e alegria. “É com muito orgulho que continuamos fazendo esse evento com participação crescente das Unimeds do Estado. Sempre buscamos inovar na programação, para motivar ainda mais! Somos uma equipe e devemos nos manter unidos, fazendo o nosso nome (Unimed), cada vez mais forte. O atendimento e o comercial são o cartão de visita da Unimed. A Convenção busca levar maior capacitação e aprimoramento, ao mesmo tempo em que promove a troca de experiências entre os participantes”, disse Cláudio Laudares Moreira, diretor de Integração e Mercado da Unimed Federação Minas, na abertura do evento.
 
Com o slogan “Vendedor Show de Bola”, a convenção teve como mote a Copa do Mundo e foi comandada pelos apresentadores e atores Christiano Junqueira (CJ da Rádio 98 FM) e Leandro Nassif, referências do humor em Minas Gerais.
 
Arsênio Coelho Mendonça, assessor da Unimed Aeromédica, destacou: “tenho o privilégio de fazer parte da diretoria e de participar da Convenção Estadual de Mercado, onde sempre aprendo e conheço gente nova. O evento é uma oportunidade de reflexão, um momento de olharmos o que estamos fazendo e projetar o futuro com novos projetos e atitudes. A Unimed Aeromédica está à disposição de vocês. Contamos com vocês! Precisamos de vocês”.
 
“A cada edição temos a missão de surpreender vocês e de superar as expectativas. Espero que tenhamos êxito nesse propósito”, ressaltou Cristiano Rocha, superintendente de Negócios da Unimed Federação Minas.
 
Intervenção cultural, palestras, encerramento da Campanha Top Vendas 2013 da Unimed Aeromédica, sorteios, atividade outdoor, show stand up, Painel Experiências de Sucesso Comercial, Lançamento da Campanha Top Vendas 2014, entrega do Prêmio Vendedor Destaque e festa de confraternização marcaram a X Convenção de Mercado.
 
Dia 20 de fevereiro
 
“Que mercado é este? Empreendedorismo e desafios em um mundo de constantes mudanças” foi o tema apresentado por Flávio Tofani, conhecido por Tio Flávio. Segundo ele, é preciso que o profissional de vendas não caia na rotina, mas saia de casa todos os dias com uma motivação diferente.
 
“Vocês possuem o poder de influenciar pessoas. O conhecimento transforma vidas. No mundo atual, temos que ter muito cuidado com o processo de venda, com o que prometemos. Hoje, qualquer um tem um celular, ou seja, uma mídia capaz de realizar postagens na net”, salientou o palestrante.
 
Tio Flávio disse que é preciso ver o que as pessoas fazem de melhor e adaptar. Ele ensinou algumas lições aos participantes. Lição 1 – Aja com empreendedorismo: olhe, aprenda, veja, inove; lição 2 – cuide da sua marca; lição 3 – enxergue os desafios como oportunidades. Perceba a mudança. Tenha foco, mas aprenda a entender o contexto; lição 4 – sonhe e seja feliz. “Felicidade é uma escolha íntima. Goste do que você faz e acredite nisso”, salientou.
 
O gestor de Apoio Comercial da federação, Silvair Marques Azevedo, explanou sobre “Planejamento e organização da equipe de Vendas: a importância da preparação para as vendas”. Segundo ele, “em breve, a federação vai lançar o Programa de Desenvolvimento do Vendedor em parceria com a Fundação Unimed. Ele já está todo estruturado e acontecerá em seis módulos (EAD e presencial).”
 
Sobre o Planejamento, disse que “a administração da força de vendas deve estar apoiada
numa avaliação das oportunidades de mercado, ou seja, na estimativa da demanda de mercado para
os serviços da empresa, na determinação do potencial de mercado, na previsão de vendas e no orçamento de vendas. Em sequência vem o estudo de segmentação de mercado e a opção pelo modelo de distribuição.”
 
Sobre a Organização do Sistema de Vendas, Silvair explicou que ela é constituída de:
“Zoneamento de área, roteiro de visitação, organização da força de vendas pelo traçado do perfil do
vendedor, pelo recrutamento e seleção de vendedores, pelo treinamento e pelos sistemas de incentivo e remuneração, pela avaliação de desempenho e, por fim, pela supervisão de Vendas.”
 
Silvair frisou que a equipe da gestão de Apoio Comercial da federação está à disposição das singulares mineiras para ajudá-las no que for necessário.
 
Em seguida, a gerente de Capacitação do Sistema OCEMG/SESCOOP, patrocinador do evento, Andreá Sayar, apresentou a temática “O Sistema Cooperativista no Brasil”.
 
“O cooperativismo é o caminho para a democracia e a paz”, ressaltou a palestrante explicando como surgiu a doutrina cooperativista e quais são as suas principais contribuições para a sociedade.
 
De acordo com ela, “não existe benefício social construído em cima de uma derrocada social”. O cooperativismo tem a finalidade econômica, mas não a lucrativa. “Toda cooperativa tem um cerne econômico, mas existe para prestar um serviço para seus médicos cooperados. Como? Propiciando a inserção desse médico cooperado no mercado”, complementou.
 
A palestrante explicou também que “cooperativas não são UMA uma opção. Elas são A opção, porque                                                          agregam valor para a vida das pessoas”. As cooperativas vencem a exclusão, geram empregos e trabalho, potencializam a produtividade, atuam em favor do meio ambiente, distribuem a riqueza equitativamente, promovem a prática da decisão democrática e geram segurança e transparência, dentre outros. “Nas cooperativas, o mais importante são as pessoas”, destacou.
 
Andreá disse que o cooperativismo já vem com um grande valor agregado. “Quem presta serviço é o dono do negócio”. Segundo ela, isso faz com que o médico sempre cuide bem dos seus clientes e busque a qualidade e a excelência crescentes. “Vocês fazem parte dessa rede. São peça fundamental desse tabuleiro”, finalizou.
 
Encerrando as atividades no auditório, o grupo UMA Companhia apresentou o espetáculo de humor “É tudo improviso”. Já, à noite, aconteceu um stand up comedy com os humoristas Paloma Santos, João Basílio e Marcus Vanile proporcionando boas risadas e muita integração.
 
Dia 21 de fevereiro
 
O segundo dia do evento começou com intervenção show de bola e muita energia. A primeira palestra da programação foi apresentada por Alex Guerra, com o tema: “Negociação como vantagem competitiva”.
 
“O que é vender? O que preciso realmente ter para ser um vendedor nato?” – indagou à plateia. Após algumas respostas dos participantes, continuou: “preciso de um bom produto, boa vontade, fibra e técnica.”
 
De acordo com ele, vender não é uma arte, e sim, um processo sistêmico canalizado. “Negociação é rentabilidade. Negociadores bem-sucedidos sabem que o importante não é o que fazem, mas as respostas que recebem por aquilo que fazem. Eles são flexíveis, sabem como eliciar estados mentais positivos e possuem grande necessidade de realização”.
 
Segundo ele, um excelente profissional de vendas necessita: preparar a rota antes de sair da empresa, conhecer o cliente, verificar a colocação e a conservação do material de Merchandising, trabalhar a exposição de produtos e verificar os produtos na área de estoque e de vendas; dentre outros. Alex Guerra destacou que no processo de negociação, o cliente precisa enxergar o valor.
 
Uma das novidades da décima edição da Convenção Estadual de Mercado foi o Prêmio Experiências de Sucesso Comercial, do qual se inscreveram oito Unimeds, seis foram pré-selecionadas e três se apresentaram para os participantes do evento. As singulares que explanaram seus trabalhos foram: Unimed Inconfidentes (O Relacionamento como estratégia de manutenção, fidelização e crescimento da carteira de clientes PJ – Pessoa Jurídica – Wellington Oliveira, coordenador Comercial), Unimed Patos de Minas (Captação de Carteira – Fábio Amorim, gerente de Mercado) e Unimed Uberaba (Implantação e Sucesso do Relacionamento Empresarial – Wladimir Carvalho, coordenador de Vendas).
 
Ao final das apresentações, os participantes votaram no melhor case. A grande vencedora da premiação foi a Unimed Uberaba. O segundo lugar foi empate técnico entre as singulares Inconfidentes e Patos de Minas.
 
Sobre o primeiro lugar obtido, o coordenador de Vendas da Unimed Uberaba, Wladimir Carvalho, disse que: “foi fantástico! Emocionante! Tive que segurar para não chorar, quando anunciaram que vencemos. No nosso case, procuramos enxergar tudo que fizemos, aonde estávamos e onde queríamos chegar. Penso que conseguimos demonstrar a importância do departamento Comercial para a cooperativa. A federação foi muito feliz em trazer os cases para a convenção. Foi o momento propício”, depôs Wladimir, agradecendo aos participantes pela votação.
 
Na sequência houve Painel Patrocinador, contando com apresentações das parceiras: Valem Administradora de Benefícios, realizada por Juliano Moterani, Gerente de Mercado Corporativo; Unimed Seguros, feita por Ronaldo Pires, gerente Territorial e da Unimed Odonto, explanada por Anderson Gonçalves Gomes.
 
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“Marketing Pessoal: uma ferramenta para o sucesso” foi a palestra apresentada por Cláudio Tomanini. “A velha guarda tinha a crença de que Vendas é algo fácil; vendedor aprende na “rua”, não precisa de técnica. Hoje, há uma leitura diametralmente oposta. Precisamos refletir sobre a imagem daquilo com que trabalhamos: empresa/marca. Observo que a forma de gerir vendas e clientes não muda há quase 100 anos”, destacou.
 
Tomanini explicou que as regras e escolhas são imprescindíveis na vida. Além disso, ressaltou que, hoje, o grande diferencial das empresas não é o capital e nem a tecnologia, “eles viraram commodities”, disse. No contexto atual, o que faz toda a diferença é o fator humano, “o talento, o conhecimento, a criatividade. Gente faz a diferença, por isso, a área de Vendas se tornou estratégica”, salientou.
 
Segundo o palestrante, existem cinco itens fundamentais para o sucesso: Foco (sem ele não se caminha, não se sabe aonde ir), Universalização (conhecer o todo, mas entender a parte), Determinação (sem ela se pára nos desafios); Excelência (qualidade naquilo que se faz) e União (força da equipe).
 
Cláudio Tomanini falou também sobre a necessidade dos questionamentos constantes. “Sou atualizado ou ultrapassado; fera ou presa; ator ou telespectador”? Tais perguntas devem ser feitas para que as pessoas tenham consciência do seu estado e para que possam mudar suas posições e posturas.
 
Sobre o profissional de alto impacto, ele citou os itens essenciais para tal: “o profissional de alto impacto tem sonho grande, brilho nos olhos. Eles inovam, botam para fazer, são éticos, possuem paixão pelo que fazem e têm visão empreendedora”, disse.
 
Ele chamou atenção para o fato da mulher estar em posição de destaque nas empresas. Segundo Cláudio, isso se dá porque a mulher, “tem mais inteligência emocional, é mais preparada para relações, é multidisciplinar, tem atenção aos detalhes, tem visão 360 graus e é planejada.”
 
De acordo com o palestrante, “o segredo não é atender, mas entender o cliente”, frisou. “Não preciso ter o menor preço, e sim, um portfólio com os melhores serviços”, finalizou.
 
Após o almoço, os participantes foram direcionados para a atividade outdoor, no lado externo do Hotel Tauá, onde aconteceu um circuito cooperativo comandado pela equipe da Nature Ecotreinamento. O grupo foi dividido em equipes que passaram por atividades lúdicas com a temática da bola. O objetivo foi trabalhar as competências: autoconhecimento, agilidade em processo, relacionamento com o colega, criatividade, planejamento, resultado e satisfação do cliente.
 
O encerramento da sexta foi uma animada festa de confraternização sob o comando de Leandro Nassif e Banda.
 
 
Dia 22 de fevereiro
 
Holdemar Gonçalves Vieira Júnior, superintendente de Mercado da Unimed Fortaleza apresentou o tema “Pós-vendas: um diferencial para o vendedor e para a Unimed.”
 
“O valor das coisas não está no produto físico, mas na nossa interpretação”, ensinou realizando uma dinâmica com os participantes perguntando quanto um atleticano pagaria por uma camisa de um ídolo do Atlético e quanto um cruzeirense pagaria pela mesma camisa. Depois, ele fez a pergunta de forma oposta. Daí, explicou a relação do valor.
 
Holdemar disse que preço é o que você paga e valor é o que você leva. “O produto tem custo. As pessoas conferem valor”, afirmou. Ainda nas palavras dele, “o valor maior do produto está no intangível, que vai além dos aspectos físicos e da percepção real”.
 
O palestrante mostrou ações de sucesso da Unimed Fortaleza e disse que, após uma visita a um cliente, “a gente sai da empresa, mas deixa a Unimed lá dentro (na cabeça e no coração)”. Segundo ele, as mídias sociais estão criando uma nova realidade. “As mídias sociais são a melhor ferramenta de relacionamento. Estou preparado?” – questionou.
 
Na sequência houve o encerramento da Campanha Top Vendas 2013 da Unimed Aeromédica – “O céu é o limite”, realizada por Deleon Thiago de Oliveira, gestor Comercial da Unimed Aeromédica. A campanha aconteceu de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013.
 
 
Confira os vencedores do 3º quadrimestre:
 
Grupo A
Unimed Belo Horizonte
Coordenador: Emerson Pinto Queiroz - TV 42” 3D 
Vendedor: Ana Paula Miranda Drummond - Moto CG 125
 
Grupo B
 
Unimed Juiz de Fora
Coordenador: Leonardo Teixeira Nunes - TV 42” 3D 
Vendedor: Adilson Pereira - Moto CG 125
 
Grupo C
 
Unimed Varginha
Coordenador: Luiz Fernando Silveira Pinto - TV 42” 3D 
Vendedor: Delza Nara - Moto CG 125
 
Grupo D
 
3) Unimed Salto e Itu
2º Colocado Vendedor : João Luiz Dias – Jogo de Malas
 
2) Unimed Patos de Minas
3º Colocado Vendedor : Gleuton Romão da Silva - Filmadora
 
1) Unimed Araruama
1º Colocado Coordenador: TV 42” 3D 
1º Colocado Vendedor : Moto CG 125
 
“Vocês estão de parabéns pelo trabalho e desempenho. Agradecemos a participação de todos e esperamos premiar muito mais em 2014”, disse Deleon Oliveira.
 
Ele apresentou a campanha de Vendas/2014. “O objetivo da campanha Top Vendas é premiar e motivar as equipes comerciais das Unimeds pela comercialização do produto aeromédico. Este ano a campanha tem o mote “Chegou a hora de levantar voo”, contou.
 
Os prêmios da campanha são os seguintes: 1º semestre – Vale compra de R$ 1.000,00 e no 2º semestre – Ipad Mini para os gerentes, coordenadores ou supervisores e, para equipe Comercial, prêmios são: 1º semestre no 1º lugar – Vale compra de R$ 1.500, no 2º lugar – Vale compra de R$ 600,00 e no 3º lugar – Vale compra de R$ 400,00 e para o 2º Semestre no 1º lugar – Voucher Viagem de R$ 3.000,00, no 2º lugar – Ipad Nano e no 3º lugar – Ipad Shuffl. “Não perca seu voo e turbine suas vendas: a campanha já está no ar”, incentivou o gestor Comercial da Unimed Aeromédica.
 
 Aconteceu ainda, a entrega da premiação “Vendedores Destaque 2013”.
 
Confira abaixo os vencedores:
 
 
 
 
* Fonte: Gestão Comercial – Unimed Aeromédica
 
 
A palestra “Jogadas da Vida” foi apresentada pelo ex-jogador Júlio César Souza, que teve atuação na Seleção Brasileira. Ele falou sobre planejamento, motivação, metas, superação e ética profissional, relacionando os itens às áreas de Vendas e Saúde. Além da experiência nos gramados, Júlio César trabalhou oito anos como gerente de vendas da Pirelli, quando já apresentava sinais de surdez.
 
“Quando agimos com coragem, ética e amor, a vida se encarrega de fazer o resto”, depôs Júlio César, que perdeu totalmente a audição aos 32 anos, devido a um problema ocasionado pela grande quantidade de cálcio em seu organismo, substância que sua mãe teria ingerido durante a gestação. “Isso foi apenas mais um obstáculo a ser superado. Aprendi a fazer leitura labial e a ouvir com o coração”, disse.
 
Após ficar completamente surdo, voltou aos gramados mas, dessa vez, como responsável por um projeto educacional único no Brasil que já beneficiou milhares de crianças surdas. O palestrante tocou teclado e violão e emocionou o público ao contar sobre o encerramento de sua carreira na Seleção Brasileira.
 
“O vendedor tem que aprender a ouvir. A venda é baseada na relação humana e o que a rege é a confiança”, explicou. “Aquele que ouve e depois fala ao coração das pessoas – esse é o Vendedor Show de Bola”, finalizou.
 
Encerrando a X Convenção Estadual de Mercado houve o sorteio de uma viagem aérea com hospedagem e acompanhante para Foz do Iguaçu, oferecida pela parceira Táxi Aéreo Hércules. A contemplada foi Andresa Silva, da Unimed Governador Valadares.
 
“Espero que vocês tenham aproveitado bastante. Ano que vem, a convenção continua seguindo o cronograma de acontecer antes do carnaval. Programem-se, esperamos vocês”, disse Cristiano Rocha. “Quero agradecer a presença de todos e fazer um pedido para que, em 2015, mais Unimeds se inscrevam no Prêmio Experiências de Sucesso Comercial. Já adotamos esse modelo no SUEMG (Simpósio das Unimeds do Estado de Minas Gerais) e ele é sucesso. Esperamos ter na convenção o mesmo êxito. Um bom retorno e até o ano que vem”, encerrou Cláudio Laudares Moreira, diretor de Integração e Mercado da Unimed Federação Minas.
 
Depoimentos
 
“A convenção é um evento muito interessante que traz descontração, entrosamento e oportunidade de conhecimento. Sou nova no Comercial e destaco o conteúdo das palestras como relevante e bem focado em Vendas”, Fernanda Xavier, da Unimed Norte de Minas.
 
“O evento promove atualização e oportunidade de rever colegas e trocar experiências. As palestras são boas e as intervenções culturais são bem interessantes”, Flaviana Franco, da Unimed Centro-oeste.
 
“A troca de experiências entre as Unimeds é a principal contribuição da convenção. Uma Unimed, por exemplo, tem como foco, a pessoa física, outra Unimed, a pessoa jurídica. Conhecer realidades e vivências diferentes é fundamental para o nosso desenvolvimento e aprimoramento. Além disso, sou fã do 98 Futebol Clube. O CJ e o Leandro Nassif são show de bola”, Alaor Coelho, da Unimed Divinópolis.
 
“Gostei muito da palestra do Cláudio Tomanini. Ele domina muito bem o assunto e interage bastante com o público. A explicação sobre as técnicas de negociação foi de muita relevância”, Erik Sanderson Borges, da Unimed Patos de Minas.
 
“A convenção traz todo ano melhorias, conhecimento e relacionamento. A cada ano, presenciamos um evento diferente. Novos parceiros, troca de experiências, Benchmarking, novas ideias para nossas cooperativas. Tudo isso traz crescimento pessoal e profissional. A Unimed ganha como um todo”, Adilson Pereira, da Unimed Juiz de Fora.
 
“A palestra do Cláudio Tomanini foi a que mais me acrescentou profissionalmente. Ele trouxe a realidade das Vendas, o que a gente realmente vivencia em nosso dia a dia. A apresentação foi muito dinâmica e ele conseguiu prender a atenção do público. Ninguém queria sair da sala, mesmo sendo horário de almoço”, Gabriela de Sousa, da Unimed Vale do Aço.
 
“Gostei de todas as palestras. Os temas foram muito interessantes. Destaco a apresentação do Cláudio Tomanini. A palestra foi bem elaborada quanto ao assunto e à abordagem. Ele conseguiu transmitir mensagens sobre o mercado”, Patrícia Teixeira, da Unimed Inconfidentes.
 
“A atividade outdoor permitiu a interação com outras pessoas e ressaltou a importância do trabalho em equipe. A palestra do Cláudio Tomanini foi a que mais prendeu a minha atenção. A forma de abordagem dele é dinâmica, nos prendeu do começo ao fim”, Andresa Silva, da Unimed Governador Valadares.
 
“O Prêmio Vendedor (a) Destaque é o reconhecimento do pessoal da Unimed. Nos dá ânimo e incentivo para continuarmos trabalhando e sendo destaque no que fazemos. Para mim, a palestra do Cláudio Tomanini teve aspecto motivacional, apesar dele ter dito que não era uma apresentação de motivação. Gostei bastante”, Ana Paula Ribeiro Fernandes, Vendedora Destaque da Unimed Uberaba.
 
“A palestra do Júlio César foi muito interessante. Precisamos muito reforçar a motivação. Para mim, um dos pontos de destaque do evento foi a organização. Os temas foram pertinentes ao que foi proposto: Vendas e fidelização dos clientes, principalmente”, Tércia Almeida, da Unimed Divinópolis.
 
“A palestra do Cláudio Tomanini colaborou muito com o nosso crescimento pessoal e profissional. A atividade outdoor trouxe importantes reflexões sobre a importância de se trabalhar em equipe e sobre o desenvolvimento de competências como: planejamento, autoconhecimento, criatividade e resultado”, Edson Fernandes, da Unimed Gerais de Minas.
 
“O principal de uma convenção é a participação do pessoal e a integração de todos. De modo geral, o evento foi bom. O Cláudio Tomanini foi o palestrante que mais focou no nosso negócio”, Cláudio Roberto, da Unimed Lavras.
 
“Fiquei muito feliz com o prêmio de Vendedora Destaque. Foi muito gratificante receber o troféu. É preciso muito esforço e dedicação, principalmente, para ser um vendedor de destaque. Gostei muito da atividade outdoor, porque ela promove a maior interação da turma. É bom para conhecer pessoas de outras Unimeds”, Julianne Dantas, Vendedora Destaque da Unimed Ituiutaba.
 
“É a primeira vez que venho. Gostei de tudo! O incentivo que temos junto à federação (Silvair e Alex) é fundamental. A minha visão sobre Vendas mudou bastante, após assistir à palestra do Cláudio Tomanini. Foi motivante! Ele nos mostrou a importância do falar menos e dar tempo para o cliente. As apresentações do Prêmio Experiências de Sucesso Comercial também foram muito interessantes”, Elisângela Campos, da Unimed Alfenas.
 
“Foi uma surpresa, uma alegria enorme receber o reconhecimento da federação pelo trabalho que desenvolvemos em nossa cidade, através do Prêmio Vendedor Destaque. A convenção promove interação, união e propicia a comunicação e a troca de experiências entre os vendedores do Sistema. Fiquei surpreso com a estrutura e organização do evento. Foi muito bem organizado e o tema foi bem escolhido. É a primeira vez que participo e dou nota 10”, Luiz Carlos da Silva, da Unimed Sudoeste de Minas.
 
“A palestra do Júlio César foi excelente. Ele abordou superação, perseverança e motivação pessoal. Tenho 22 anos de Unimed e pretendemos reestruturar nosso setor comercial. A convenção propiciou a troca de experiências com outras singulares e nos deu oportunidade de refletir sobre o que se aplica na nossa realidade e sobre o que precisa ser melhorado”, Maria Aparecida de Oliveira, da Unimed Conselheiro Lafaiete.

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