redes
redes

Sustentabilidade

  • Equipe Sustentabilidade

    Iniciado em 1967 o Sistema Unimed tem como base fundamental os princípios do cooperativismo que garantem a autonomia e a gestão democrática das cooperativas, bem como o desenvolvimento e o cuidado com as comunidades em que suas operações estão inseridas.

    Nestas quatro décadas de história, a preocupação com o bem estar de seus clientes, com a profissionalização de seu público interno e o estabelecimento de um relacionamento de diálogo com seus principais públicos de relacionamento destacam-se como pilares essenciais e norteadores para a constante revisão do posicionamento do Sistema Unimed frente aos desafios para a perenidade do cooperativismo na saúde complementar e às diferentes perspectivas para a redução das injustiças sociais e preservação do nosso planeta.

    Várias iniciativas tiveram como objetivo alinhar a gestão da Responsabilidade Social entre as Unimeds, espelhada nas melhores práticas de mercado, dentre elas: Selo Unimed de Responsabilidade Social; Balanço Social consolidado, Código de Conduta do Sistema Unimed ; Banco de Práticas de Responsabilidade Social; Programa do Consumo Consciente, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde; entre outros.

    No entanto, a evolução das discussões frente aos desafios inerentes ao crescimento das nações e a complexidade dos temas resultantes destas transformações, direcionam o Sistema à necessidade de uma atualização contínua e antecipação às questões críticas emergentes em nossa sociedade.

    Nesta perspectiva, a Unimed do Brasil constituiu o Comitê Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed. Com representantes de todo o país, o Comitê tem como objetivo principal definir as principais diretrizes para os integrantes do Sistema Unimed para uma gestão sustentável nas perspectivas ambiental, social e econômica.

    A primeira e essencial tarefa do grupo teve como foco a revisão da Política Nacional de Responsabilidade Social lançada em 2001, tornando-se Política Nacional de Sustentabilidade.

    Este foi o ponto de partida para a espinha dorsal da sustentabilidade no Sistema Unimed: a construção da Plataforma de Sustentabilidade, uniformizando os esforços das atuais 360 cooperativas em um direcionamento caminho único.

    Conheça um pouco mais das ferramentas, projetos e programas disponibilizados pela Unimed do Brasil, além dos já citados, navegando pelo menu lateral.

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2016 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar