redes
redes

Hospital Unimed Petrópolis celebra o sucesso do III Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana

Unimed Petropolis

O evento recebeu cerca de 200 profissionais de saúde de diferentes instituições locais e de outros estados

14 Junho 2012 -

No início desta semana, o Hospital Unimed Petrópolis em parceria com a Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro realizou o III Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana, na Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Com o apoio da Secretaria de Saúde Municipal, o evento reuniu mais de 200 visitantes, dentre representantes de instituições de saúde locais e de outros estados. Nos dois dias, o encontro que permitiu integração entre vários profissionais de saúde, apresentou palestras e mesas redondas, com temas sugeridos pelos hospitais do município, sobre a importância da atualização profissional no atendimento ao cliente.

Na abertura, no dia 11 de junho, o evento contou com a participação de Marcus Curvelo, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que destacou o desafio do SUS em aprimorar o serviço de hotelaria hospitalar para mudar a cultura e posicionamento dos profissionais da rede pública em busca da qualidade do atendimento. Além dele, estiveram presentes no encontro, Flávia Fávero, coordenadora do evento e presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, o Dr. Rafael Gomes, diretor médico do Hospital Unimed Petrópolis e o professor João Miranda, representante da FMP/Fase.

Como um dos integrantes da mesa, o médico José Carlos de Araujo, presidente da Unimed Petrópolis ressaltou a importância do evento para estimular a humanização do atendimento aos pacientes. “É imprescindível que os hospitais além de investirem em equipamentos e serviços, tenham uma atenção especial para atualização profissional, o que permitirá um melhor atendimento e, consequentemente, a satisfação do cliente”, enfatiza.

A palestra inaugural foi de Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar, que por meio do tema “Capacitação e Treinamento – Sua Importância na Hotelaria Hospitalar”, explicou a necessidade de criação de programas adequados de integração e educação continuada. “É essencial que os novos funcionários participem de um programa de integração para conhecer os diferentes setores da empresa, assim como, a função a ser desempenhada, evitando possíveis equívocos. Da mesma forma é necessário a elaboração de treinamentos adequados para estimular e reter talentos na instituição. Uma alternativa é o treinamento online que pode funcionar como pré- requisito para demais atividades de educação continuada presencial”, comenta.

Após a atividade, os visitantes se divertiram com a apresentação do grupo de palhaços “Doadores da Alegria” que, com muita irreverência, divertiu o público com brincadeiras e mágicas, demonstrando um pouco do trabalho realizado com os pacientes em instituições públicas e privadas da cidade.

Já no segundo dia, os profissionais trocaram experiências, com o tema “Custos em Hotelaria Hospitalar: Investimento ou Desperdício”, ministrado por Edson Cumpian Junior, diretor administrativo do Hospital Unimed Sorocaba. A partir de uma relação sobre custos e benefícios, o profissional destacou ferramentas e serviços essenciais para garantir excelência no atendimento, o que permitiu maior integração entre os representantes de diversas instituições presentes.

Além das palestras, os profissionais conheceram um pouco mais sobre a campanha “Um Mundo Mais Verde”, promovida pelo Projeto Água em parceria com a Unimed Petrópolis. A assessora Sylvia Firmeza, representante do projeto, falou sobre a ação, que há três meses, recebe o apoio da cooperativa, ao incentivar clientes e funcionários a doarem R$ 1 para a compra de novas mudas de árvores para o reflorestamento da Mata Atlântica no município. Ela enfatizou a participação da campanha nos eventos da cooperativa, especialmente no III Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana, que destinou parte do valor das inscrições para o projeto.

O evento foi fechado com a apresentação do Coral de Petrópolis, que com belas canções permitiu os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a cultura da Cidade Imperial, referência nacional em corais.

Fonte: Unimed Petropolis

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2020 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar