redes
redes

Tudo o que você faz reflete na sua felicidade diária

Rafaela Fusieger / Designer: Myrian Katto

E então: o que te faz bem? Com a ajudinha da tecnologia fica fácil elencar o que mais te dá prazer.

15 Maio 2014 - Você já chegou ao fim do dia com a sensação de cansaço extremo, mesmo sem ter tido um dia cheio de tarefas? Ou então se sente plenamente satisfeito sem, aparentemente, ter motivos específicos? Parar para analisar minuciosamente o que nos faz bem não é um hábito comum entre as pessoas. Com toda essa maratona diária, acaba-se vivendo um dia após o outro sem se atentar às atividades, pessoas e hábitos que influenciam diretamente na nossa saúde, prazer e criatividade.

Embora saibamos de forma mais genérica o que nos afeta, o auxílio de um rastreador de atividade pode incentivar na mudança de comportamento. E esse rastreador existe, trata-se do OptimizeMe, um aplicativo que estabelece relações entre o que te faz bem e o que te prejudica. O app está disponível para Android e iOS.

Como o OptimizeMe funciona?
Basicamente, é necessário que você cadastre tudo o que realiza durante o dia, seja no início e término de uma atividade, ou então ao final do dia. Você teve um café da manhã delicioso? Não se sentiu bem em uma confraternização pelo fato de ser introvertido? Tudo isso deve ser devidamente anotado. As atividades estão distribuídas em quatro categorias – saúde, rotina, prazer e criatividade. Fatores como a quantidade de água consumida durante o dia, o estado da sua saúde, seu peso e seu nível de estresse também influenciam na tabulação dos dados.

Para realmente haver informações precisas, é necessário que cada atividade seja cadastrada por 12 dias, após esse período são disponibilizadas tabelas e gráficos correlacionando as funções que você executou com o seu bem-estar. Outra função curiosa é a possibilidade de isolar uma atividade para identificar no quanto ela influencia na sua saúde e seu humor.

O que fazer com os resultados?
Assim que os dados estiverem em suas mãos, você pode estabelecer metas e listar atividades que devem ser incorporadas com mais frequência em sua rotina ou então que devem ser evitadas. Além do mais, será possível evidenciar se, para você, o aplicativo ajuda para que a sensação de bem-estar esteja presente em tempo integral.

Fonte: Sites Info Exame e Techcrunch


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Qualidade de Vida.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2020 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar