redes
redes

Você tem herpes simples?

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Estima-se que 90% da população mundial tenha o vírus herpes. Saiba porque ele se manifesta e as formas para prevenir a transmissão.

10 Fevereiro 2016 -
O vírus herpes humano (HSV 1 e 2) é o causador do herpes simples, uma infecção caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas, antecedidas de elevações avermelhadas, especialmente nos lábios e nas partes genitais, mas, de forma menos frequente, podem aparecer em outras partes do corpo. A transmissão ocorre através do contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus do herpes humano pode permanecer latente no organismo. Costumeiramente as recorrências de herpes estão associadas a episódios de estresse, baixa da imunidade, exposição prolongada ao sol, febre, infecções, menstruação, cansaço extremo, etc. 

Orientações
• Proteja seus lábios contra o sol. Aplique protetor solar específico para os lábios ou use batom que contenha fator de proteção solar.
• Utilize preservativo nas relações sexuais. 
• Se estiver com herpes, evite ingerir alimentos ácidos, como abacaxi, laranja, limão, lima, pimenta e vinagre. 
• Lave as mãos com frequência e evite tocar as lesões.
• Consulte seu médico ao suspeitar estar com herpes simples, embora não seja uma doença considerada grave, requer tratamento específico.

Fonte: Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia / Site Drauzio Varella


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Qualidade de Vida.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2016 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar