redes
redes

Diabetes é tema do Dia Mundial da Saúde

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Diversas atitudes ligadas a hábitos de vida podem ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, e para quem já possui a doença elas auxiliam no controle da glicemia e na prevenção de complicações.

21 Março 2016 -
Não é por acaso que este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o diabetes como tema do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril. Os números a respeito da doença são alarmantes, em 2012 o diabetes foi a causa direta de cerca de 1,5 milhões de mortes no mundo, mais de 80% delas ocorreram em países de baixa e média renda. A OMS estima que o diabetes será a 7ª principal causa de morte em 2030. 

Entenda as formas mais frequentes da doença
Diabetes tipo 1: pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequentemente diagnosticada em crianças, adolescentes e adultos jovens. Ocorre pela ausência ou insuficiência de produção de insulina no organismo. O diabetes tipo 1 geralmente está relacionado a uma predisposição genética, fatores dietéticos, toxinas ambientais e estresse físico ou emocional.

Diabetes tipo 2: Mais frequentemente diagnosticada em pessoas com mais de 40 anos de idade. Nesse caso o pâncreas produz insulina, porém as células não respondem adequadamente a ela, o que é conhecido como “resistência à insulina”. O diabetes tipo 2 geralmente tem relação com histórico familiar, mas o sedentarismo, a má alimentação e o excesso de peso contribuem para o aparecimento da doença. 

Diabetes Gestacional
É a forma na qual a alteração das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Ela pode persistir ou desaparecer após o parto. No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, pode ser uma etapa do diabetes tipo 2, pois em ambas as formas o que ocorre não é a deficiência na produção de insulina, mas a resistência à ação da insulina. 

ATENÇÃO
Os exames periódicos são fundamentais para diagnosticar a presença da doença, principalmente após os 40 anos de idade.

 

Fonte: Site da Organização Mundial da Saúde / National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases / Medline Plus / American Diabetes Association / Biblioteca Virtual em Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Qualidade de Vida.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2016 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar