redes
redes

A importância de praticar atividades físicas

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Muitos dos hábitos físicos de hoje podem evitar diversas complicações futuras ou, então, aumentar a probabilidade de que elas ocorram.

21 Março 2016 -
Quem está desfrutando das primeiras décadas de vida pode não dar tamanha importância à forma como leva o dia a dia. Afinal, muitos dos problemas de saúde aparecem de forma mais evidente na terceira idade, parecendo algo muito distante dos dias atuais. Inclusive, é provável que você já ouviu falar diversas vezes sobre o quanto é importante praticar atividade física regularmente em todas as fases da vida e que ser fisicamente ativo é uma das atitudes mais saudáveis que se pode ter. 

Conforme o National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento), dos Estados Unidos, estudos têm demonstrado que mesmo o exercício moderado, como caminhar 25 minutos diariamente, pode ajudar a melhorar a saúde e prevenir das doenças que costumam aparecer ao longo do envelhecimento, entre elas artrite, diabetes e doenças cardíacas. Praticar atividades físicas também colabora para o controle da pressão arterial, minimiza problemas de equilíbrio e dificuldade para caminhar. 

Viver mais e viver bem!
Grande parte das pessoas acredita que a perda da capacidade de fazer as coisas por conta própria é uma consequência exclusiva da velhice, porém, permanecer praticando atividades ao longo de toda a vida auxilia no fortalecimento do organismo e facilita para que a pessoa consiga fazer o que gosta à medida que envelhece, mantendo sua independência durante o maior tempo possível.  

Fonte: Site National Institute on Aging and the National Library of Medicine / Portal Ministério da Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Qualidade de Vida.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2016 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar