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Motivos para incluir o ciclismo no dia a dia

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Pedalar regularmente é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

01 Julho 2016 -
Para estar em forma e manter-se saudável é preciso ser fisicamente ativo. A atividade física regular pode ajudar a evitar o aparecimento de doenças cardíacas, obesidade, doenças mentais, diabetes e artrite. Um dos esportes que tem conquistado mais adeptos é o ciclismo, por ser um exercício de baixo impacto que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos mais velhos. Além do mais, é uma atividade divertida e financeiramente barata. 

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico, isso significa que o coração, vasos sanguíneos e pulmões ficam em constante treinamento, sem contar a possibilidade de gastar calorias em grande quantidade, que varia conforme a intensidade da prática e o peso do praticante. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg e pedala a 19 km/h, ao final de uma hora de pedalada consegue queimar em média 420 calorias. Já quem pesa 90 kg e pedala por uma hora na velocidade de 22 km/h pode chegar a gastar 720 calorias. Impressionante, não? E os benefícios não param por aqui, separamos outros sete motivos que inspiram a incluir a bicicleta na rotina, confira: 

 
• É uma atividade de baixo impacto, ou seja, provoca menos tensão e lesões.
 
• Aumenta a resistência, força e o condicionamento aeróbio.
 
• Promove um bom treino muscular, pois o ciclismo utiliza os principais grupos musculares durante a pedalada.
 
• Andar de bicicleta não requer altos níveis de habilidade física. A maioria das pessoas sabe como andar de bicicleta e, uma vez que aprende, dificilmente esquece.
 
• É possível variar a intensidade a qualquer momento. O ciclismo permite uma intensidade baixa para quem está começando ou se recuperando de lesão ou doença, mas também é possível planejar um treino físico exigente.
 
• Funciona como um meio de transporte, substituto do carro e do ônibus. 
 
• É uma maneira divertida de entrar em forma, principalmente em comparação a algumas atividades físicas realizadas em locais fechados. 

 

Fonte: Victoria State Government – Better Health Channel


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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