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Estresse relacionado ao trabalho

Texto: Rafaela Fusieger

Conheça as principais situações que levam ao estresse e algumas recomendações para evitar ou reduzir o quadro.

30 Novembro 2016 -
Com a correria diária, especialmente no universo profissional, está cada vez mais comum deparar-se com alguém que relata estar constantemente estressado. Para o Ministério da Saúde, “existe um estresse positivo, que alerta, aumenta a adrenalina e anima. Ele ajuda na produtividade e dá asas à criatividade. Mas, se mantido por muito tempo, pode se tornar prejudicial”. Entre os fatores que podem levar ao estresse no trabalho estão: responsabilidades maiores do que a capacidade para administrá-las, preocupação em perder o emprego e conflito com colegas de trabalho ou gestores. 

Cada pessoa possui formas distintas de lidar com as situações, enquanto alguém pode considerar determinada mudança estressante, outra pessoa pode perceber como um desafio positivo. Conforme o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do estado de Victoria, na Austrália (Department of Health & Human Services, State Government of Victoria, Australia), os sinais ou sintomas do estresse relacionado ao trabalho podem ser físicos, psicológicos e comportamentais, entre os principais estão: 
 
Sintomas físicos
 
 
Sintomas psicológicos e comportamentais
 
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Desânimo
  • Irritabilidade
  • Pessimismo
  • Sentimentos de sobrecarga e incapacidade
  • Dificuldades cognitivas, como redução da capacidade de concentração
  • Criatividade reduzida
  • Queda de desempenho no trabalho
  • Problemas com as relações interpessoais
  • Baixa tolerância à frustração
  • Desinteresse
  • Isolamento

 

Atitudes para amenizar o estresse no trabalho
 
Avalie as mudanças que precisam ser feitas para reduzir seu nível de estresse e, em seguida, coloque-as em prática. Se for pertinente, fale com o seu gestor sobre suas preocupações.
   
Liste as tarefas conforme ordem de prioridade. Procure trabalhar nas atividades mais difíceis no período do dia em que a sua mente costuma estar mais tranquila.
   
Cuide do seu corpo e da sua alimentação. Pratique exercícios físicos regularmente e mantenha uma dieta saudável - escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes.
   
Reserve alguns períodos durante a semana para fazer atividades que possam acalmar, como massagem, caminhada, meditação e yoga.
   
Não desconte o estresse em familiares e amigos. Em vez disso, compartilhe sobre seus problemas de trabalho e peça apoio e sugestões.
   
Lembre-se que álcool, tabaco e similares não aliviam o estresse, pelo contrário, podem causar problemas de saúde adicionais. Por isso, evite o excesso de bebida e fumo.
   
Se mesmo depois de aplicar essas atitudes o estresse relacionado ao trabalho continua constante, converse com seu médico e peça aconselhamento.
   

Fonte: Victoria State Governement – Better Health Channel / Ministério da Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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