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Benefícios dos exercícios aeróbicos

Texto: Rafaela Fusieger

Independentemente da idade ou do peso corporal, o exercício aeróbico traz diversos benefícios para a saúde. Veja porque praticar e inspire-se para entrar em movimento.

30 Dezembro 2016 -
As atividades aeróbicas são conhecidas pelo movimento constante do corpo e por promover o gasto intenso de calorias. Além disso, praticar exercícios aeróbicos regularmente, como caminhar, dançar ou nadar pode trazer uma série de benefícios à saúde, entre eles o aumento da expectativa de vida. A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda a prática semanal de pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos) de exercícios de alta intensidade. Conheça alguns dos principais exercícios físicos aeróbicos: 

Caminhada: pode ser feita em qualquer lugar e não é preciso nenhuma experiência para praticá-la, somente disposição.
Gasto calórico: cerca de 100 calorias em 30 minutos. 

Natação: esporte considerado adequado para todas as idades e de baixo impacto para o corpo, por ser feito dentro da água.
Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos. 

King Boxing: os exercícios misturam artes marciais, como taekwondo e kung fu, com as técnicas do boxe.
Gasto calórico: cerca de 200 calorias em 30 minutos. 

Hidroginástica: por ser praticada dentro da água, o desgaste muscular, a tensão e os impactos são reduzidos.
Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos. 

Spinning: a aula é de ciclismo e costuma ser realizada em diversas academias de musculação. A prática é feita em uma bicicleta ergométrica própria para este tipo de atividade.
Gasto calórico: cerca de 600 calorias em 30 minutos. 

Jump: a aula envolve movimentos coreográficos feitos em uma mini cama elástica.
Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos. 

Dança: independentemente da modalidade, a dança é uma excelente aliada para colocar o corpo inteiro em movimento.
Gasto calórico: cerca de 200 calorias em 30 minutos. 

Pular corda: esse passatempo costumeiramente associado à infância é muito eficiente em diversas fases da vida, trabalha diversos músculos do corpo, especialmente as pernas.
Gasto calórico: cerca de 350 calorias em 30 minutos. 

Body Pump: a atividade é uma mistura de músicas animadas com o treinamento de peso, utilizando barras, alteres e anilhas.
Gasto calórico: cerca de 250 calorias em 30 minutos. 

DICA: Ficou empolgado com todas essas opções? Se você está sedentário por um longo período ou tem uma condição de saúde que limita a prática de atividades aeróbicas, converse com seu médico sobre quais são as melhores opções de exercícios e se há necessidade de realizar exames prévios.
 

                  Benefícios da atividade aeróbica 
 
 
 
• Combinada com uma dieta saudável, ajuda a emagrecer ou manter as medidas corporais. 

• Embora inicialmente a atividade aeróbica possa causar cansaço, a médio prazo é possível conquistar maior resistência corporal e perceber redução da fadiga. 

• Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças virais, como gripes e resfriados. 
 
• Reduz o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, derrame, etc. 

• Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. 

• Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo. 

• Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando. 

 
 

• Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo. 

• Reduz a tensão, a ansiedade e promove o relaxamento.
 
 

Fonte: Mayo Clinic / American Heart Association (EUA)


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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