redes
redes

Menopausa: benefícios dos exercícios físicos

Texto: Rafaela Fusieger

A menopausa é uma transição importante na vida da mulher. A prática de exercícios físicos pode contribuir para a manutenção da saúde física e mental durante e após esse período.

17 Fevereiro 2017 -
 
É por volta dos 40 anos de idade que muitas mulheres passam a sentir os efeitos da menopausa, período em que há diminuição da produção dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Conforme informações da Mayo Clinic, organização que é referência mundial em pesquisas e práticas clínicas, não está cientificamente comprovado que o exercício físico reduz alguns dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor e os distúrbios do sono. No entanto, exercitar-se regularmente pode minimizar complicações de saúde associadas a esse período, entre elas as descritas a seguir. 

Prevenir doenças e ganho de peso
Durante e depois da menopausa as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal. Além disso, a queda na produção do hormônio estrógeno aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Praticar atividade física regularmente e prezar por alimentar-se de forma saudável contribui para prevenir o ganho de peso e o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares. 

Fortalecer os ossos
O declínio na produção de estrógeno também está ligado à osteoporose. Os exercícios físicos podem contribuir para retardar a perda óssea, reduzindo o risco de fraturas. 

Melhorar a saúde mental
Adultos fisicamente ativos têm menor predisposição para desenvolver depressão. A prática de exercícios também contribui para evitar o declínio cognitivo. 

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (United States Department of Health and Human Services) recomenda a prática de atividade aeróbica moderada pelo menos 150 minutos (2h30) por semana, ou atividade aeróbica de alta intensidade pelo menos 75 minutos por semana. Além disso, é aconselhável praticar duas vezes na semana exercícios de força. Abaixo elencamos diversas sugestões de atividades físicas recomendadas pela Mayo Clinic. Confira: 
 
 

Fonte: Mayo Clinic / Ministério da Saúde / United States Department of Health and Human Services


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Qualidade de Vida.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2017 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar