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Colesterol bom e colesterol ruim: Você sabe a diferença?

Vivian Beltrame Awad

Entenda como agem no seu organismo e como evitar que o colesterol ruim fique elevado

21 Maio 2008 - O colesterol é tido como um dos grandes vilões da saúde. Mas nem tudo que se ouve é verdade. Ele é um tipo de gordura importante para o nosso organismo, principalmente para as células nervosas e para a produção de hormônios. Entretanto a sua fama tem razão de ser quando essa gordura é ingerida em excesso, acima de 300mg ao dia. Nesse caso, pode ocorrer a formação de placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias e dificultam o fluxo sanguíneo.

Tudo bem, agora você já entendeu o que é o colesterol, mas saberia diferenciar o colesterol bom do colesterol ruim?

As gorduras aderem a determinadas proteínas para deslocar-se pelo sangue. Esta combinação recebe o nome de lipoproteína. As principais lipoproteínas presentes no nosso corpo são a HDL ou também chamada de colesterol bom e a LDL ou colesterol ruim.

Por que um é bom e o outro é ruim?

As lipoproteínas HDL captam o colesterol excedente não utilizado pelo organismo e o conduzem ao fígado para ser eliminado, por isso é bom para o funcionamento do organismo. 
As LDL transportam o colesterol em excesso no sangue para os tecidos do organismo. O colesterol excedente vai se acumulando na parede dos vasos (arterosclerose) levando à doença cardiovascular. Por isso esse tipo de colesterol deve ser monitorado para que se mantenha em níveis seguros. 

Para reduzir, controlar ou manter as taxas de colesterol LDL no corpo, a Associação Americana do Coração (AHA) recomenda:

- Fazer exame de sangue para medir a taxa de colesterol

- Entender os resultados do exame de colesterol

- Controlar a ingestão calórica, limitar o consumo de alimentos com gorduras saturadas (alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, ovos)

- Consumir pelo menos quatro porções diárias de frutas e verduras

- Consumir seis porções ou mais de cereais ou outros derivados de grãos integrais

- Consumir mais peixe, carnes magras e frango sem pele

- Consumir produtos lácteos desnatados

- Praticar exercícios físicos por cerca de 30-60 minutos diariamente

- Manter peso saudável

- Não fumar e evitar o tabagismo passivo

- Consumir álcool com moderação

- Consultar um médico para receber tratamento/orientações adequadas para controlar e manter níveis adequados de colesterol


Fonte: Universidade de São Paulo e Merck Sharp & Dohme


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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