redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • C
  • Conheça a estratégia nacional de enfrentamento da Gripe A

    Entre 8 de março e 7 de maio de 2010, ocorrerá a vacinação dos públicos-alvos contra a Gripe A (H1N1). A campanha faz parte da estratégia de enfrentamento nacional da segunda onda da pandemia dessa gripe, divulgada pelo Ministério da Saúde, que contará ainda com reforço nas ações de diagnóstico, tratamento e assistência aos pacientes. Pretende-se, com isso, manter os serviços de saúde funcionando e diminuir o número de casos graves e óbitos pela doença.

    Os públicos prioritários incluem trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 29 anos. A vacinação desses grupos ocorrerá em quatro etapas, que terminarão antes do início do inverno. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas. Atualização: No dia 25 de fevereiro de 2010, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica para adultos saudáveis de 30 a 39 anos.



    Fases da vacinação: veja como é o cronograma de vacinação dos grupos prioritários

    → 1ª fase (de 8 a 19 de março):
    trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas.

    → 2ª fase (de 22 de março e 2 de abril): grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos. As gestantes podem se vacinar nessa etapa, na 3ª ou na 4ª.

    → 3ª fase (de 5 a 23 de abril): adultos de 20 a 29 anos.

    → 4ª fase (de 24 de abril a 7 de maio): idosos com doenças crônicas. Esta etapa coincide com a vacinação contra a gripe comum, para que o público nessa faixa etária vá aos locais de vacinação apenas uma vez.

    → 5ª fase (de 10 a 21 de maio): população de 30 a 39 anos.


    A doença
    A Gripe A é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A (H1N1), que é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A instalação de febre alta, em geral acima de 38ºC persistente por cerca de três dias, é o sintoma mais importante da doença.

    Veja algumas medidas de higiene e orientações do Ministério da Saúde em caso de suspeita de gripe:
    • Lavar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar
    • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
    • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
    • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
    • Se surgirem sintomas de gripe (principalmente febre, tosse, dor de cabeça e no corpo), procure o médico mais próximo e não tome medicamento por conta própria.


    Observações sobre a Pandemia H1N1 - 2009
    → No Brasil, a taxa de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza Pandêmica (H1N1) em 2009 foi de 14,5 casos para cada 100 mil habitantes.

    → No mundo, considerando 194 países e uma população de 6.580.923 milhões de habitantes, o número de óbitos por Influenza Pandêmica (H1N1) em 2009 foi de 8.768.

    → Entre os casos de SRAG por influenza pandêmica (H1N1) em 2009 que apresentam uma ou mais comorbidades (doenças que acompanham outra doença), observa-se que o grupo de doenças respiratórias crônicas foi o mais frequente, com 24,4% dos registros, seguido de doenças cardiovasculares e doenças renais

    → As faixas etárias com maior incidência de SRAG por influenza pandêmica são os menores de dois anos e de 20 a 29 anos.

    → Do total de óbitos confirmados por influenza pandêmica, 54% (883/1.632) apresentaram pelo menos uma comorbidade.

    Fonte: Ministério da Saúde
    Autor: Taise de Queiroz Bertoldi
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar