redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • A
  • Asma


    O que é

    Causa

    Sinais e sintomas

     Evolução

    Tratamento

    Prevenção

    Costuma ser chamada de bronquite ou bronquite asmática. É uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas, que conduzem o ar para os pulmões. Isso provoca o estreitamento (broncospasmo) e edema dos brônquios (pequenos canais que conduzem ar aos pulmões), o que dificulta a livre passagem do ar. Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em membros de uma mesma família.

    Causa - voltar ao topo

    A asma é uma doença de causa multifatorial. Estão relacionados à ocorrência de asma fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da susceptibilidade nas crianças às crises asmáticas.

    Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

    As crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito.


    Evolução - voltar ao topo

    De acordo com a freqüência e a intensidade dos sintomas, pode-se classificar a asma como intermitente, persistente leve, persistente moderada ou persistente grave. Estima-se que de 5 a 10% dos pacientes apresentem o quadro grave, que é responsável pela maior parte da mortalidade associada à asma.


    Tratamento - voltar ao topo

    A asma não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento. Ele pode ser preventivo ou para alívio imediato das crises, como os remédios em spray, também conhecidos como “ bombinhas” .Existem alternativas terapêuticas para o tratamento em longo prazo, como os corticóide inalatórios, fisioterapia respiratória e. em alguns casos, vacinas.


    Prevenção - voltar ao topo

    Para amenizar os sintomas e evitar as crises, são necessárias algumas medidas preventivas:
    - ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;
    - evitar ambientes com muita poeira e ácaros;
    - não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;
    - proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;
    - prevenir-se contra gripes e resfriados;
    - praticar exercícios respiratórios, como natação e ioga.
     

    Fonte: Ministério da Saúde, livro “A saúde de nossos filhos”, do Hospital Israelita Albert Einstein, site Drauzio Varella.
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar