redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • I
  • Infecção urinária


    Doença que pode atingir diferentes partes do sistema urinário, como a uretra (uretrite), bexiga (cistite), ureteres e rins (pielonefrite). Os microrganismos responsáveis pela infecção geralmente invadem o trato urinário através de duas vias, uma delas (muito mais comum que a outra) é a uretra, extremidade inferior do trato urinário (no homem, o orifício localizado na glande; na mulher, o orifício localizado na vulva). O resultado é uma infecção que se dissemina através da uretra. A outra via possível, embora mais rara, é a corrente sangüínea, quando é mais provável afetar diretamente os rins.

     

    Causa - voltar ao topo

    As infecções do trato urinário podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos e outros parasitas. A forma mais comum de contaminação se dá pela penetração pela uretra das bactérias presentes na pele dos genitais, em geral, originárias do próprio intestino da pessoa. A mulher, por ter a uretra mais curta e mais exposta, está mais sujeita às infecções. Problemas na higiene anal após as defecações, especialmente em crianças, são causas freqüentes de infecção urinária por esta via de contaminação. Infecções mais graves podem acontecer quando o paciente tem a bactéria em sua circulação sangüínea e ela atinge diretamente o rim.

     

    Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

     As reações do corpo dependem do local da infecção.


    Uretrite- infecção da uretra, o canal que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. Pode ou não haver secreção uretral na etapa inicial da doença, mas os sinais e sintomas mais freqüentes são a urgência miccional (necessidade premente de urinar), polaciúria (micções freqüentes com eliminação de pequena quantidade de urina a cada micção) e disúria (dor para urinar). Febre e odor forte da urina podem também estar presentes.

    Cistite - infecção da bexiga, mais comuns em mulheres, sobretudo durante os anos férteis. As manifestações são semelhantes às descritas acima e a elas pode estar associado o desejo freqüente de urinar no período da noite.. Em aproximadamente 30% dos indivíduos, a urina comumente é turva e contém sangue visível. A cistite pode ser assintomática e ser descoberta por acaso num exame de urina de rotina.

    Pielonefrite- infecção bacteriana de um ou de ambos os rins. Normalmente, os sintomas iniciam subitamente com calafrios, febre, dor na região lombar, náusea e vômito. Pode ocorrer em cerca de um terço dos pacientes, micção freqüente e dolorosa. Um ou ambos os rins podem apresentar aumento de volume e dor à palpação. Nas crianças, os sinais e sintomas são geralmente mais discretos, o que pode dificultar o diagnóstico.

     

     Tratamento - voltar ao topo

    O medicamento usado para infecção urinária depende da causa da doença. Quando uma bactéria é responsável pela infecção, o tratamento é feito com antibióticos. Mas, se for causada pelo vírus do herpes simples, por exemplo, deve ser tratada com um remédio anti-viral específico.

     

    Complicações - voltar ao topo

    No caso da pielonefrite, pode ocorrer a forma crônica da doença (infecção renal prolongada). Ela ocorre apenas em indivíduos que apresentam anormalidades subjacentes importantes, como obstrução do trato urinário, cálculos renais grandes e persistentes ou, ainda, refluxo de urina da bexiga para os ureteres (geralmente em crianças de baixa idade). Em último caso, se não for tratada, a infecção crônica provoca insuficiência renal.

     

    Fonte: Manual Merck e livro “A saúde de nossos filhos”, do Hospital Israelita Albert Einstein
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar