redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • R
  • Rubéola


    Doença infecciosa, exantemática aguda. Pode ser adquirida por pessoas de qualquer idade. Ela é perigosa quando atinge gestantes.

     

    Causa - voltar ao topo

    Vírus RNA, do gênero Rubivírus.

     

    Sinais e sintomas - voltar ao topo

    Erupções na pele caracterizadas como exantemas. Aparecem primeiro no rosto e no pescoço e se disseminam para o tronco e extremidades. O paciente pode apresentar febre baixa e gânglios (ínguas) aumentados na região occiptal (atrás da cabeça). Esses sinais duram de quatro a cinco dias. Adolescentes e adultos podem manifestar dores nas articulações dos pés e das mãos, conjuntivite, coriza e tosse.

     

    Transmissão- voltar ao topo

    O período de contágio ocorre até o desaparecimento das manchas vermelhas na pele. A transmissão se dá pelo contato direto com a pessoa infectada, através das secreções nasofaríngeas, espirro, tosse ou mesmo pela fala.

     

    Complicações - voltar ao topo

    Quando atinge gestantes no primeiro trimestre de gravidez, a rubéola é particularmente grave. O feto pode ser atingido pelo vírus e evoluir com a forma congênita da doença, apresentando seqüelas irreversíveis tais como glaucoma, catarata, malformação cardíaca, retardo no crescimento, microencefalia, surdez, dentre outras.

     

    Tratamento - voltar ao topo

    Não há tratamento específico para a doença. Apenas os sintomas são tratados.

     

    Prevenção - voltar ao topo

    Vacinação das crianças e das mulheres em período fértil, desde que não estejam grávidas.

     

    Fonte: Fiocruz, Centro Nacional de Epidemiologia, do Ministério da Saúde; e livro “A saúde de nossos filhos”, do Hospital Israelita Albert Einstein
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar