redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • C
  • Caspa


    A caspa, denominada dermatite seborréica, eczema ou seborréia, é caracterizada por lesões avermelhadas no couro cabeludo que causam coceira e depois descamam produzindo um farelo branco que costuma cair e causar um desconforto social enorme.

    Causa - voltar ao topo

    Sua causa não foi totalmente desvendada, mas sabe-se que além da predisposição genética, fatores como a oleosidade excessiva da pele e a presença do fungo Pityrosporum ovale podem desencadear o problema, que afeta homens e mulheres e tem caráter crônico, ou seja, apresenta momentos de melhora e de piora.

    Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

    Coceira na cabeça, descamação do couro cabeludo. Em casos mais graves, a caspa não fica restrita à região do couro cabeludo, podendo surgir nas sobrancelhas, na barba e em outras partes do corpo como, dentro e atrás das orelhas, perto do nariz ou em regiões de dobras de pele. A incidência da caspa costuma ser maior no inverno e, apesar da oleosidade ser um fator estimulante, pessoas com cabelos secos também podem sofrer com o problema.

    Tratamento - voltar ao topo

    Não existem remédios para acabar definitivamente com a caspa, mas seus sinais podem ser controlados. O ideal é consultar um médico dermatologista e só usar produtos indicados por ele, pois muitas loções capilares e xampus que prometem resultados "milagrosos" apresentam um excesso de produtos químicos que podem até piorar a situação do paciente.

    Prevenção - voltar ao topo

    Ao contrário do que muita gente pensa a caspa não é contagiosa e a boa higienização dos cabelos é uma das principais medidas para prevenir e combater o problema. Por isso, o ideal é lavar os cabelos regularmente com água não muito quente, para evitar que eles fiquem oleosos. Outras formas de prevenção são fugir de situações de estresse e adquirir hábitos alimentares mais saudáveis: com pouca ingestão de gordura animal e de bebidas alcoólicas.

    Fonte: Boa Saúde UOL
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar