redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • P
  • Pneumonia


    É um processo inflamatório que atinge os pulmões. A pneumonia pode se apresentar de forma bem amena ou mais severa, caso em que pode ser fatal. A gravidade da doença depende do agente causador, da idade e das condições imunológicas do paciente.

    Causa - voltar ao topo

    A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus ou até fungos. A maioria das pneumonias é causada por dois tipos de bactéria: pneumococo (Streptococcus pneumoniae) e hemophilus (Haemophilus influenzae). Principalmente em pessoas idosas, a pneumonia bacteriana pode ser uma complicação da gripe ou de um simples resfriado. O vírus da varicela e o da gripe também são potenciais causadores da doença.

    Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

    Os principais sinais e sintomas são:


    · tosse com muco (catarro) amarelo ou esverdeado e, ocasionalmente, com sangue;
    · dificuldade para respirar;
    · aumento da freqüência respiratória;
    · dor torácica;
    · febre e calafrios.

    Tratamento - voltar ao topo

    Se a causa for bacteriana, o tratamento é feito a base de antibióticos. Em alguns casos, o médico não consegue distinguir qual o agente causador, bactéria ou vírus, mesmo assim são receitados antibióticos. Se a causa for viral, o remédio não vai resolver. Se o paciente não estiver em estado grave, costuma-se fazer o tratamento em casa. O indivíduo deve beber bastante líquido e descansar. Os enfermos mais idosos, bebês com pouco tempo de vida ou em estado grave, com complicações devido a outras doenças, devem ser internados. No hospital, poderão receber antibiótico por via intravenosa e cuidados especiais como hidratação, administração de oxigênio e bronco-dilatadores, além de fisioterapia respiratória.

    Prevenção - voltar ao topo

    Seguir o calendário de vacinação é uma das maneiras de prevenir a pneumonia, principalmente em crianças. A poluição do ambiente também pode deixar o indivíduo mais suscetível às inflamações no pulmão, por isso, é importante evitar lugares com muita fumaça, inclusive a do cigarro. Para as pessoas com doenças que atingem o sistema imunológico como a Aids ou com idade avançada, podem ser administradas as vacinas específicas contra as duas bactérias que causam a maior parte das pneumonias.

    Fonte: AllRefer Health, livro “A saúde de nossos filhos” do Hospital Israelita Albert Einstein e Manual Merck de Medicina
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar