redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • T
  • Tuberculose


    Doença infecciosa que ataca geralmente os pulmões.

    Causa - voltar ao topo

    A bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch) é responsável pela doença.

    Transmissão - voltar ao topo

    O contágio ocorre pelo ar, com as gotículas que são expelidas com a tosse, a fala ou o espirro de uma pessoa infectada. Após sua entrada no organismo, os bacilos se alojam nos pulmões e se multiplicam. Depois, podem se disseminar para outras partes do corpo, por meio do sangue, e contaminar ossos, cérebro e rins.

    A tuberculose só é contagiosa quando presente nos pulmões. Quando presente apenas em outras partes do corpo, em geral, não é transmissível.

    Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

    As reações dependem do local em que os bacilos se alojam no organismo. Como na grande maioria dos casos a tuberculose ataca os pulmões, os principais sinais e sintomas são: tosse por mais de duas semanas, dor no peito, escarro com sangue, debilidade ou fadiga, perda de peso, falta de apetite, calafrios, febre e suor noturno.

    Complicações - voltar ao topo

    As formas extra-pulmonares são mais raras e podem afetar qualquer órgão ou tecido. Elas ocorrem com maior freqüência em crianças e indivíduos infectados com HIV.

    Tratamento - voltar ao topo

    O paciente deve ser tratado com antibióticos e a cura leva em média seis meses. De maneira geral, os remédios conseguem curar mesmo os casos mais avançados de tuberculose. O problema está na longa duração do tratamento, pois muitos pacientes começam a se sentir melhor e param de tomar os medicamentos antes que todas as bactérias tenham sido eliminadas do organismo.

    Prevenção - voltar ao topo

    Para evitar a contaminação, a primeira medida é evitar o contato com pessoas infectadas. Além disso, a vacina BCG, obrigatória para as crianças, previne as formas graves da tuberculose, porém, ela não consegue impedir o contágio caso haja contato muito próximo com um indivíduo doente.

    Fonte: Fiocruz, livro “A saúde de nossos filhos” do Hospital Israelita Albert Einstein, Manual Merck de Medicina e Centro Nacional de Epidemiologia- Ministério da Saúde
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2020 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar