redes
redes

Prevenção

Buscar doenças

Ou realize uma busca direta com o nome que deseja encontrar:

  • P
  • Prostatite


    Inflamação da próstata. Estima-se que 50% dos homens têm sintomas de prostatite em algum momento da vida.

    Causa - voltar ao topo

    A prostatite pode ser provocada por bactérias, fungos, vírus, protozoários ou ser conseqüência de alguma infecção em algum outro órgão do trato urinário.

    Principais sinais e sintomas - voltar ao topo

    A infecção da próstata provoca dor na região da virilha, entre o pênis e o ânus e na região lombar. O homem pode ter que urinar freqüentemente e com urgência, além de haver a possibilidade da presença de sangue na urina. A enfermidade pode ser aguda ou crônica. A forma aguda apresenta-se com febre e calafrios e dor intensa na região da próstata: o que dificulta a permanência em posição sentada e também no momento de urinar. Já na crônica, a dor se manifesta próxima ao ânus e entre as coxas. É a forma mais comum em homens com idade entre 30 e 40 anos e pode vir acompanhada por coceira genital.

    Tratamento - voltar ao topo

    Para prostatite aguda, o tratamento exige uso de antibióticos potentes que conseguem atacar diferentes tipos de microorganismos. Os pacientes com infecção aguda, muitas vezes, precisam ser internados para fazer o tratamento ou para drenagem de abscesso que pode se formar no interior da glândula. Quando a doença não é causada por uma infecção, são indicados os banhos de assento com água morna, massagens prostáticas periódicas e a ejaculação freqüente para aliviar os sintomas.

    Fonte: Livro “Conheça a sua próstata” – Editora Bioética e Manual Merck de Medicina
    Autor: Mariana Mesquita
    Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Prevenir.

Ver todas

Conheça

Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2019 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar