redes
redes

Maneiras de ajudar seu filho com os estudos

Texto: Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

14 Novembro 2016 -
O ambiente familiar pode influenciar diretamente no desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes, ele é basicamente uma extensão da escola. É notório que as crianças tendem a tomar como exemplo as coisas que seus pais fazem. Portanto, o que é dito ou feito diariamente pode ajudá-las a desenvolver atitudes positivas em relação à escola e à aprendizagem. Deixar evidente para os filhos que os ensinamentos obtidos em sala de aula são úteis para o dia a dia pode contribuir para deixá-los mais empolgados com o conteúdo.
 
Independentemente da fase escolar, os pais ou responsáveis ​​podem solicitar reuniões com professores ou conselheiros a qualquer momento. Além dos momentos formais, é aconselhável estabelecer uma parceria com os professores, informando-se sobre o conteúdo desenvolvido em cada matéria e os objetivos pretendidos ao longo do ano. Essa é uma das melhores formas de saber antecipadamente sobre dificuldades, tomar providências de antemão e mostrar à criança a ligação dos pais ou responsáveis com a escola. Abaixo relacionamos diversas outras orientações que podem impactar positivamente nos estudos: 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Escolha um local confortável para a criança e defina-o como o espaço de estudos. Verifique se estão disponíveis todos os materiais que ela precisa e observe se há algo que possa distraí-la, como televisão, computador ou a presença de outras pessoas.

  • A falta de sono está associada à diminuição da atenção e da memória de curto prazo. Por isso, é preciso prezar por uma rotina regular de sono, principalmente no caso das crianças que estudam de manhã. Enfatize as consequências de uma noite mal dormida e como ela atrapalha o rendimento escolar.
  • Regularmente, sente com a criança para verificar como está o andamento dos deveres escolares e se existem dúvidas que você possa ajudar a sanar. Incentive a criança a expor as dificuldades em sala de aula, mencionando que os professores podem ajudar na compreensão   
  • Quando há muito conteúdo para estudar, em épocas de provas por exemplo, oriente a criança a desmembrar a matéria a ser estuda em vários pedaços menores, que poderão ser estudados um de cada vez.
  • Para facilitar a rotina de estudos, ajude a estabelecer uma forma de organizar os cadernos e materiais de cada disciplina, criar um calendário para identificar mais facilmente prazos e compromissos programados.  
  • Em situações que a criança mencionar que não quer ir à escola, enfatize a importância de assistir as aulas todos os dias, do começo ao fim, para entender as matérias e não perder a continuidade do conteúdo. Não permita faltas sem necessidade. 

Fonte: Kids Health / U.S. Department of Education


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Pais e Filhos.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar