redes
redes

Orientações para a volta às aulas

Texto: Rafaela Fusieger

Saiba como tornar o início do ano letivo mais tranquilo e como gerar boas expectativas para o primeiro dia de aula da criança.

01 Fevereiro 2017 -
O período de volta às aulas costuma envolver uma mistura de emoções. Depois de passar cerca de dois meses desfrutando de uma rotina tranquila e menos regrada, é compreensível que as crianças fiquem chateadas devido ao fim das férias e, ao mesmo tempo, ansiosas para o primeiro dia de aula. Cabe aos pais ajudar a controlar a ansiedade dos filhos e tornar este período mais prazeroso e educativo. 

A Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics) elaborou uma série de recomendações para o período de volta às aulas. Entre elas está a necessidade de regularizar a rotina de sono nas semanas que antecedem o primeiro dia de aula. Essa medida é importante porque o sono insuficiente pode influenciar negativamente no desempenho escolar. As horas recomendadas de sono variam conforme a idade, para crianças de 6 a 12 anos a orientação é de 9 a 12 horas de sono, já para jovens de 13 a 18 anos a organização recomenda de 8 a 10 horas. Abaixo estão outras dicas voltadas aos pais: 



 
• Caso a criança inicie o ano letivo em uma escola nova, fique atento a todas as orientações repassadas pela diretoria e, se possível, leve-a para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. 
 
• Se o seu filho está ansioso para a volta às aulas, explique que provavelmente vários outros colegas também estão inquietos. Mencione que os professores sabem sobre este sentimento e farão um esforço extra para garantir que todos os alunos sintam-se confortáveis. 
 
• Aponte os aspectos positivos da rotina escolar, como rever amigos, conhecer novas pessoas e aprender novas curiosidades e informações. Recorde episódios positivos que lhe ocorreram na escola. 
 
• Se você sentir que é necessário, acompanhe seu filho até à escola no primeiro dia de aula. Quando ele retornar para casa, pergunte o que ele fez na escola, peça para que ele ensine algo que aprendeu, etc. 
 
 

Fonte: American Academy of Pediatrics


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Pais e Filhos.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar