redes
redes

Pesadelos

Texto: Rafaela Fusieger

Saiba como ajudar a evitar que a criança tenha pesadelos e o que fazer caso ela acorde assustada.

24 Abril 2017 -
Os sonhos e pesadelos costumam ser uma forma com que as pessoas processam pensamentos e sentimentos sobre situações vivenciadas. No universo infantil, os pesadelos podem ocorrer sem razão aparente ou quando a criança está passando por algum estresse ou mudança. Entre os eventos ou situações que podem parecer perturbadoras estão a mudança de casa, começar a frequentar uma nova escola e o nascimento de um irmão. Os pesadelos não são completamente evitáveis, mas os pais podem construir um cenário propício para uma noite tranquila de descanso. 
 
Como estimular sonhos tranquilos
Para que a criança relaxe na hora de ir para a cama e associe este momento à segurança e conforto, certifique-se de: 
 
• Estabelecer um horário regular para dormir e acordar; 
• Promover uma rotina de sono, que pode incluir etapas como banho, leitura e conversa tranquila sobre os eventos agradáveis do dia; 
• Fazer do quarto um espaço calmo e aconchegante; 
• Deixar a criança dormir com um brinquedo favorito ou bicho de pelúcia; 
• Evitar assistir filmes e contar histórias assustadoras. 
 
Tranquilize a criança. A presença dos pais costuma ajudar a criança a sentir-se segura e protegida novamente. 
 
Rotule o que aconteceu. Reforce à criança que o que aconteceu foi um pesadelo e agora acabou, que coisas muito assustadoras não costumam acontecer no mundo real.
 
Ofereça conforto. Lembre que todos sonham e às vezes os sonhos são assustadores, perturbadores e podem parecer muito reais, então é natural sentir medo.
 
Mostre que está tudo bem. Se o pesadelo for com monstros, por exemplo, olhe dentro do armário e debaixo da cama, mostrando à criança que realmente não há nada de estranho no quarto. 
 
Iluminação. Uma luz de corredor ou um abajur podem ajudar as crianças a se sentirem mais seguras no momento de voltar a dormir. 
 
Ajude a criança a voltar a dormir. Ofereça algo reconfortante como um bicho de pelúcia favorito, um cobertor, um travesseiro ou coloque uma música suave. 
 
 

Fonte: Kids Health


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Pais e Filhos.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar