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Troque alimentos gordurosos por saudáveis para voltar à boa forma

Texto: Francine Cadore / Designer: Pabla Vieira

Quem exagerou nas festas de fim de ano deve caprichar na alimentação e na prática de atividade física

07 Janeiro 2013 - Exagerou nas festas de fim de ano e não encontra jeito de voltar à rotina? Se você foi mais um que se rendeu às extravagâncias com assados, frituras, bebidas e doces de dezembro, não se culpe. É impossível resistir à gastronomia do Natal e Réveillon. Para retomar os bons hábitos alimentares e voltar à forma, reeduque o organismo e opte por alimentos mais saudáveis.

Após as festas, é comum que quem exagerou comece dietas radicais para perder os quilinhos adquiridos com os excessos, mas atenção: o hábito é perigoso para a saúde. Além disso, depois de encerrada a restrição alimentar, o emagrecimento rápido tende a favorecer um ganho de peso ainda maior.

Para recuperar o peso e não abrir mão da qualidade de sua saúde, comprometa-se que quer emagrecer. Os exercícios físicos são excelentes aliados para controlar o peso. Tente praticar, pelo menos, meia hora de atividade física cinco vezes por semana. Também é importante ingerir bastante líquido. Beba água, sucos naturais ou chás antes mesmo de sentir sede.

Comer de três em três horas é fundamental para manter o metabolismo ativo e não deixar “aquela fome insaciável” chegar. Inclua no cardápio cereais integrais, como o arroz, aveia, gérmen de trigo e granola light. Ricos em fibra, esses alimentos facilitam a digestão e prolongam a sensação de saciedade.

Além disso, para mandar as gordurinhas embora, faça da sua alimentação a mais saudável possível: troque itens da sua dieta e consuma alimentos leves e de fácil digestão, como saladas, frutas, carnes magras e legumes. Que tal experimentar fazer as trocas de alimentos sugeridas na tabela abaixo? 


Troque manteiga por requeijão light. Troque salame, presunto e mortadela por frios à base de peru ou frango. Troque bolos e tortas recheadas por bolos simples. Troque chantilly por iogurte. Troque doces com creme, chocolate ou chantilly por frutas em calda. Troque molhos com creme de leite ou maionese por molhos com iogurte desnatado. Troque alimentos refogados por alimentos cozidos. Troque frituras por assados ou grelhados. Troque salsicha comum por salsicha de frango ou peru. Troque molhos brancos por molhos vermelhos. Troque gratinados com queijo ralado por gratinados com farinha de rosca. Troque sopas cremosas por caldos com legumes ou de carne. Troque carne vermelha por frango ou peixe. Troque sorvetes cremosos por picolé de frutas.

Fonte: Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e site da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da USP – Página dos Residentes.


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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