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Inclua granola no cardápio diário

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Essa mistura de cereais é fonte de energia para o organismo, rica em fibras e um bom item para o café da manhã

28 Setembro 2016 -
Até pouco tempo atrás para comprar granola era preciso se deslocar até estabelecimentos que comercializam especificamente produtos naturais. Porém, nos últimos tempos ela tem conquistado cada vez mais espaço na dieta de quem preza por opções alimentares nutritivas, então ficou mais fácil encontrá-la em qualquer supermercado. O interesse pelo alimento tem relação com o fato de que ingerir granola no café da manhã e antes da prática de atividades físicas é estratégico para aumentar a disposição, pois conforme o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health's) ela é fonte de energia para o organismo. 

A mistura de cereais, castanhas e frutas secas, faz da granola uma rica fonte de fibras, que auxilia no bom funcionamento da flora intestinal e promove sensação de saciedade por mais tempo. É preciso apenas lembrar que, além de nutritiva, a granola é calórica, 100 gramas contêm cerca de 420 calorias, por isso, o consumo de 20 gramas (duas colheres sopa) por dia é suficiente para trazer benefícios ao organismo, sem ingerir calorias em excesso. Abaixo selecionamos quatro maneiras simples de incluir a granola no cardápio. Avalie quais combinações você gosta e bom apetite! 

ATENÇÃO: ao comprar granola é importante avaliar e entender o rótulo do produto, pois a composição dos ingredientes precisa ser equilibrada. Muitas versões comerciais têm alta adição de açúcar e gordura, preze pela opção que contenha mais fibras e menos gorduras e açúcares. 

 

Fonte: Medline Plus / The Center for Young Women's Health


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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