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Tipos de açúcar

Texto: Rafaela Fusieger

Conhecer cada um deles é essencial para poder fazer escolhas mais saudáveis no momento da compra.

23 Novembro 2016 -
O açúcar refinado, aquele branquinho e fininho, costuma estar entre as preferências do consumidor brasileiro. Isso justifica porque, geralmente, as prateleiras do supermercado estão repletas de variadas marcas deste tipo de açúcar. No entanto, existem outras opções de açúcares mais saudáveis, com nutrientes preservados, e que conseguem ser eficazes na missão de adoçar – uma das opções é o açúcar mascavo. Conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, a cada 100 gramas de açúcar mascavo, há 127 miligramas de cálcio e 80 miligramas de magnésio. Já a mesma quantidade de açúcar refinado apresenta apenas 4 miligramas de cálcio e 1 miligrama de magnésio. 

Em março deste ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nova diretriz recomendando que adultos e crianças reduzam a ingestão diária de açúcares livres. Há 10 anos as recomendações limitavam a 10% do total de calorias ingeridas no dia, agora a OMS indica a metade do percentual, 5%, cerca de 25 gramas (6 colheres de chá) ou 100 calorias, com base em uma dieta de 2000 calorias. A adoção desse cuidado reduz o risco de sobrepeso, obesidade e cárie dentária. Além de diminuir a ingestão de açúcar, é aconselhável optar por um tipo que traga menos prejuízos à saúde. Confira abaixo as características de alguns dos açúcares mais conhecidos no país e veja porque vale a pena selecionar criteriosamente o que levar para casa. 

 
Açúcar mascavo: ele é produzido com o cozimento da cana, por isso possui a cor mais escura. Por não passar pelo processo de refinamento e nem ter aditivos químicos incluídos no processo, o açúcar mascavo tem seus nutrientes preservados. 

Açúcar demerara: ele passa por um processo de refinamento mais simples, sem receber qualquer tipo de aditivo químico. Sua coloração é caramelo e a consistência mais úmida. Ainda há grande presença de nutrientes, mas em menor quantidade em comparação ao mascavo. 

 
Açúcar cristal: esse tipo passa por um processo de refinamento leve, perdendo a coloração escura e 90% dos nutrientes, apenas é preservado o tamanho dos grãos de açúcar. É uma opção menos saudável em comparação ao açúcar mascavo e o demerara. 

Açúcar refinado: como o próprio nome já diz, ele passa por um processo de refinamento, recebendo aditivos químicos e perdendo vitaminas e minerais. O açúcar refinado possui alto poder adoçante, porém, é a opção menos saudável disponível. 

Açúcar orgânico: esse tipo de açúcar tem as propriedades nutricionais equivalentes às do açúcar mascavo. Orgânico quer dizer que não foram utilizados agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos no plantio e cultivo do açúcar, e nem aditivos químicos durante os processos industriais. O açúcar mascavo e o demerara podem ser orgânicos, os refinados não.
 
 

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / Organização Mundial da Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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