redes
redes

Alimentação nas comemorações

Rafaela Fusieger

Dicas para aproveitar as festividades de fim de ano sem deixar de lado o cuidado com a saúde.

16 Dezembro 2016 -
Dezembro é o mês típico das confraternizações – reuniões com amigos, festas no trabalho, jantares e almoços com a família. Mas, como manter o projeto da boa forma e estilo de vida saudável com tantas comemorações? O principal segredo durante os eventos sociais é não centralizar o pensamento nos alimentos, aproveitando o momento para interagir com a família, colegas de trabalho e amigos, participar das brincadeiras e das conversas. 
 
Outra estratégia bastante eficiente é preparar o organismo para lidar com a tentação gastronômica, adotando postura consciente sobre as refeições, afinal, não é necessário exagerar. Abaixo listamos cinco atitudes bastante simples, que contribuem principalmente com quem passou o ano inteiro se esforçando para manter hábitos alimentares saudáveis. Inspire-se e aplique ao longo das próximas semanas! 
 
 
 
 
 
• Não pule refeições. Alimente-se cinco a seis vezes por dia, de preferência de três em três horas. Isso evitará que você chegue às confraternizações com mais fome do que o habitual. 
 
 
 
 
 
 
• Normalmente quem decide pegar um pouquinho de tudo acaba exagerando. Priorize os alimentos com menos açúcar e gordura, além de preferir os assados aos fritos e as frutas naturais às cristalizadas.
 
 
 
 
 
 
 
• Nas refeições principais, procure compor o prato da seguinte maneira:
 
 
• O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser moderado. É importante intercalar com a ingestão de água, para proteger o organismo e evitar consequências desagradáveis, como enxaquecas e dores estomacais.
 
 
 

Fonte: Ministério da Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Alimentação.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar