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Pratos típicos da ceia de ano novo

Texto: Rafaela Fusieger

Conheça alguns dos alimentos mais saudáveis e as propriedades nutricionais que são benéficas ao organismo.

28 Dezembro 2016 -

Muito provavelmente você já ouviu falar que no cardápio da ceia de ano novo não pode faltar alimentos como uva e lentilha. A crença associada à renovação sustenta a ideia de que determinados rituais têm o poder de atrair boas vibrações para o próximo ano. A gastronomia está entre os itens que compõe as principais superstições. Acredita-se que a ingestão de peixe atraia abundância, a lentilha é para que não falte dinheiro ao longo do ano, já o fato de comer 12 uvas à meia-noite pode atrair sorte durante todos os meses do próximo ano.

Deixando a supersticiosidade de lado, os alimentos citados acima são ricas fontes de vitaminas e nutrientes, por isso vale inclui-los no cardápio não apenas na ceia de ano novo, e sim frequentemente. O peixe, por exemplo, é uma excelente opção de proteína, devido à vantagem de ser uma carne magra. Em comparação à carne bovina, suína e ao frango, o peixe é o que tem menor teor de gordura saturada. Abaixo relacionamos todas as vitaminas e nutrientes que estão presentes nestes alimentos típicos da ceia de ano novo:

Inclua na ceia de ano novo
 

Lentilha

 

Fonte de fibras

Carboidratos complexos

Ácido fólico

Vitamina B6

Magnésio

Ferro

Benefícios

- Prevenir danos às células causadas pelo envelhecimento

- Promover o bom funcionamento do intestino

Uva

 

Fonte de Minerais

Potássio

Ferro

Magnésio

Cálcio

Vitamina A

 Vitaminas do complexo B 

Benefícios

- Prevenir doenças cardiovasculares

- Reduzir os sintomas da insuficiência venosa crônica

- Manter a pressão arterial saudável

Peixe

 

Fonte de ômega 3

Proteínas

Vitamina D

Cálcio

Ferro

Vitamina B12

Benefícios

- Prevenir doenças cardiovasculares

- Reduzir o nível de colesterol no sangue

 

 

 

Fonte: Ministério da Saúde / Medline Plus / Mayo Clinic


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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