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Dicas alimentares para o carnaval

Texto: Rafaela Fusieger

Dispor de uma estratégia alimentar pode ajudar a prolongar as festas, além de evitar mal-estar e fadigas intensas.

24 Fevereiro 2017 -
Durante o mês de janeiro foi ao ar no Canal Viver Bem a seguinte enquete: “Como é a sua alimentação durante as festividades de carnaval”. Das 74 respostas obtidas, 25% assinalaram “Ingiro alimentos estratégicos para aproveitar melhor os dias de folia” e 74% responderam “Não costumo me preocupar em diferenciar a alimentação”. As respostas evidenciam um hábito que costuma integrar a rotina de muitos brasileiros neste período: comer e beber sem restrições e sem preocupação com os efeitos ao organismo. 
 
Conforme o Ministério da Saúde, estes descuidos podem gerar incômodos como problemas estomacais e a famosa ressaca. Estar atento à alimentação antes, durante e depois das festividades é essencial para aproveitar os dias de folia de forma mais amena, sem colocar em risco a saúde. Abaixo separamos diversas dicas publicadas pelo Ministério da Saúde que ajudam no planejamento das refeições para este período: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Antes de sair de casa opte por ingerir alimentos ricos em carboidratos e fontes de energia, como frutas, pães, macarrão, batata doce, ovos e cereais. 
 
• Tenha cautela com as opções disponíveis na rua, geralmente são alimentos gordurosos. Prefira ingerir preparos assados ou açaí com frutas.  
 
• Leve alimentos como barrinha de cereal, amendoim e biscoitos integrais. 
 
• Ao retornar das festividades, prefira opções mais leves, como caldos e sopas. 
 
• Hidrate-se frequentemente enquanto estiver festejando. As opções mais indicadas são: água mineral, sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco.
 
• Intercale o consumo de bebidas alcoólicas com a ingestão de água. Isso ajuda a proteger o organismo e evitar consequências desagradáveis, como enxaquecas e dores estomacais.

Fonte: Ministério da Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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