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Benefícios do amendoim

Texto: Rafaela Fusieger / Ilustração: Ana Carla Bortoloni

Esse alimento, quando consumido in natura ou minimamente processado, é fonte de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis

23 Junho 2017 -
 
No Brasil, o amendoim costuma ser servido como petisco. Pelo fato de ser financeiramente acessível e facilmente encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, o amendoim tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia.
 
O amendoim é de consumo fácil, pois pouco ou nenhum preparo, sendo ideal para ingerir no intervalo das refeições principais, ser acrescentado a saladas verdes, farofas e saladas de frutas.
 
 

Propriedades nutricionais benéficas

 
Conforme o Ministério da Saúde, assim como as castanhas, nozes e amêndoas, “o amendoim é rico em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas) e contêm compostos antioxidantes”, o que faz dele um potencial fator de proteção de doenças. Em 100 gramas de amendoim estão presentes 49 gramas de gorduras insaturadas, 26 gramas de proteínas, 9 gramas de fibra alimentar e cerca de 600 calorias. Embora caracterizado como saudável, a recomendação é ingerir sem excessos devido à alta quantidade de calorias. 
 

Atenção na hora da escolha

Para usufruir de todos os benefícios nutricionais do amendoim, o Ministério da Saúde indica a ingestão de opções in natura ou minimamente processadas, com ou sem casca. Esse cuidado é necessário porque os amendoins ultraprocessados costumeiramente levam em sua lista de ingredientes gorduras saturadas e hidrogenadas, prejudiciais às artérias do coração. Além do mais, em geral, os alimentos ultraprocessados costumam ser pobres em fibras, vitaminas e minerais. 
 

Para facilitar a compra, lembre-se:

Amendoim in natura é aquele que: não sofreu qualquer alteração, está ainda com a casca marrom, e não recebeu adição de sal ou açúcar. 
 
Amendoim minimamente processado é aquele que: está limpo, não possui a casca, está envolto na camada vermelha ou sem ela, e não recebeu adição de sal, açúcar, óleos ou outras gorduras. 
 

Fonte: Ministério da Saúde


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

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