redes
redes

Lave a roupa nova antes de usar

Texto: Rafaela Fusieger

Essa medida é necessária devido à possível presença de substâncias tóxicas no tecido que podem ocasionar complicações à saúde.

28 Novembro 2016 -
Acabou de comprar roupa pessoal, roupa de banho ou de cama? Mesmo que a ansiedade para estrear a mais nova aquisição seja grande, a recomendação do Departamento de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria é bastante clara: não usar qualquer roupa nova sem antes ter lavado rigorosamente a peça. A primeira higienização deve ser feita com detergente neutro e enxágue abundante.  

Independente da fibra, textura ou finalidade da peça, esse cuidado é necessário porque o tecido pode conter substâncias tóxicas, entre elas corantes azoicos nos fios do tecido, metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, formaldeído e pesticidas nas fibras do algodão. Conforme informações da Sociedade Brasileira de Toxicologia, a presença dessas substâncias pode desencadear reações imediatas como irritação da pele, vermelhidão, prurido (coceira) no corpo ou complicações tardias como problemas nos rins e no sistema nervoso. 

  • Principalmente na primeira lavagem da peça, aplique detergente neutro e enxágue muito bem
  • Verifique na etiqueta da peça se o fabricante alerta para algum cuidado específico referente ao tecido. 
  • Separe as roupas para lavar de acordo com as características próprias (tecido, cor, textura e finalidade de uso). 
  • Centrifugue e seque bem as peças para evitar umidade entre as tramas, o que favorece o surgimento de fungos e ácaros.
  • Para ter certeza se a roupa tende a soltar tinta ou não, umedeça uma parte da peça antes de lavá-la, coloque em cima de um pano branco e passe ferro. Se soltar tinta, lave-a separadamente das demais roupas. 
  • As peças íntimas devem ser lavadas somente com sabão líquido com Ph neutro, pois alvejantes e detergentes alcalinos estragam as fibras e, se não enxaguados corretamente, podem causar alergia.

Fonte: Conversando com o Pediatra - SBP / Sociedade Brasileira de Toxicologia


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Comportamento.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar