redes
redes

Fim de ano organizado

Texto: Rafaela Fusieger

Não sabe por onde começar para conseguir deixar tudo em ordem antes das festividades? Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

14 Dezembro 2016 -
Nesta época do ano é comum encontrar pessoas que mencionam estar “na correria”, com diversas tarefas pendentes. Por exemplo: quem vai receber visitas em casa quer deixar o espaço mais organizado e aconchegante; quem desfrutará de alguns dias de recesso no trabalho quer colocar as tarefas em ordem. Além disso, há ainda afazeres corriqueiros do fim do ano, como comprar presentes, organizar os preparativos para festas, etc. Não é à toa que as semanas do mês de dezembro costumam ser bastante turbulentas. 

O segredo para não perder o foco e manter tudo em ordem é bem óbvio: organização, principalmente do tempo. Mas, há quem tenha dificuldade para encontrar um norte e despachar em tempo hábil tudo que precisa ser feito. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis para manter-se sob controle e deixar tudo devidamente organizado mesmo em meio à turbulência do período. 
 
 
Faça listas
Colocar as ideias no papel (ou on-line) torna tudo mais fácil. Elabore diferentes listas, como por exemplo: lista de compromissos sociais, lista de afazeres, lista de compras do mercado, lista de quem presentear e com o que, etc. Para facilitar, deixe todas essas anotações em um único lugar.
 
 
 
 
Libere espaço em casa
Aproveite o clima de renovação, separe o que não é mais usado e libere espaço em casa – roupas, brinquedos e outros artigos. Os que estiverem em bom estado, doe ou coloque para venda. Inclusive, existe uma série de sites e espaços em redes sociais voltados tanto para vender quanto para doar. 
 
 
 
 
 
Atente-se aos gastos
Geralmente todo fim e início de ano é marcado por gastos extras, devido às confraternizações, presentes, matrícula escolar, etc. Coloque todas as despesas no papel, assim é possível ter um panorama antecipado da situação, podendo planejar como organizar os gastos.
 
 
 
 
 
 
Organize-se no trabalho
É hora de deixar tudo em ordem para iniciar o novo ano com a consciência tranquila e as tarefas do ano que passou devidamente cumpridas. Para isso, elabore um calendário com os prazos, converse com seu gestor e estipule prioridades e permaneça focado até deixar tudo em ordem.
 
 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Comportamento.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar