redes
redes

Por que fazer parte de um grupo de caminhada?

Texto: Rafaela Fusieger

Motivação para praticar atividade física regularmente é um dos principais benefícios do exercício em grupo.

16 Janeiro 2017 -
A caminhada está na lista das atividades físicas mais democráticas. Afinal, a prática não restringe idade, pode ser realizada em qualquer hora do dia e não é preciso dispor de alguma habilidade especial, apenas disposição. Há quem adore caminhar, mas não suporte praticar caminhada na esteira ou, então, não aprecie caminhar sem ter companhia para conversar. Para resolver estes dois casos existe uma solução simples: participar de grupos de caminhada. 
 
Seja em regiões metropolitanas ou em cidades interioranas, está cada vez mais fácil encontrar grupos que promovem caminhadas periódicas. Grande parte dos grupos reúne pessoas para participar de passeios ao ar livre sob coordenação de um orientador físico. Conforme informações da Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), estudos mostraram que grupos de caminhada têm sido eficazes para motivar a prática de atividade física regular. As pessoas analisadas permaneceram persistentemente na prática de exercícios físicos, tornando a caminhada um hábito de vida.
 
 
Recomendações 
A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda a prática semanal de pelo menos 150 minutos (2h30) de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade. Portanto, 30 minutos de caminhada em ritmo moderado, cinco vezes por semana, é o que você precisa para conquistar diversos benefícios ligados à qualidade de vida. 
 
Ficou com vontade de caminhar de forma orientada e na companhia de mais pessoas? Aproveite a imensidão de informações que a internet traz e procure um grupo de caminhadas próximo a você. 
 
 
Benefícios das caminhadas:
 
 
 
 
• Auxiliar na manutenção de uma pressão arterial adequada; 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Ajudar no controle do ritmo cardíaco; 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Contribuir com a redução da gordura corporal; 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Melhorar o condicionamento físico; 

 

 

 

 

• Diminuir o estresse e a ansiedade. 
 

 
 
Antes de sair de casa lembre-se de:
 
 
 
 
• Usar tênis apropriado, com bom amortecimento; 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Vestir roupas arejadas; 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Estar munido de uma garrafa com água; 
 
 
 
 
 
 
 
 
• Passar filtro solar. 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Harvard Health Publications / Ministério da Saúde / American Heart Association


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Cadastre-se para receber o Boletim Viver Bem.

Arquivo

Veja todas as notícias de Comportamento.

Ver todas
Área restrita para colaboradores e cooperados:

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2018 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar