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Relatório de Gestão 2015

Graziela de Fatima Carvalho Braga

27 Maio 2016 -

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Estamos aqui para efetivamente utilizar deste instrumento para prestar contas aos Cooperados. 2015 foi um ano de muitos desafios, o que nos levou a buscar também novas oportunidades para que possamos enfrentar o momento político, institucional e econômico gravíssimo pelo que passa o país, e ao mesmo tempo fortalecer cada vez mais nossa Unimed. A Assembleia Geral Ordinária é o ensejo muito importante para uma Cooperativa, momento de prestação de contas, através do Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultados, informações sobre as ações da Administração, bem como de planejamento para o próximo exercício social.

Um marco fundamental em 2015 foi a realização da Assembleia Geral Extraordinária para adequação de nossos documentos constitutivos: Estatuto Social e Regimento Interno. As alterações foram aprovadas em uma Assembleia com a participação efetiva dos cooperados, esclarecendo suas dúvidas e propondo adequações, tudo voltado para a Governança Corporativa, bem como a atualização da legislação e adequação às boas práticas médicas, sempre com o objetivo de tornarem mais democráticas as decisões de nossa Cooperativa.

Em busca da melhoria contínua, participamos do Comitê de Acreditação das Operadoras de Planos de Saúde cumprindo normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e  Comitê de Atenção à Saúde Integral da Unimed do Brasil afim de alcançar alternativas que assegurem a perenidade da Cooperativa. Assim como do Grupo de Recursos Próprios, do Comitê de Atenção Integral à Saúde, GPA (Grupo Permanente de Atendimento), GTI (Grupo Técnico de Informática), GTCOM (Grupo Técnico de Comunicação e Marketing) junto a Federação das Unimeds de Minas Gerais. Comitê TNUMM (Tabela Nacional Unimed de Materiais e Medicamentos), CNA (Comitê Nacional de Auditores) e CONENFA (Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores).

Investindo sempre na Qualidade, o último ano foi de grandes realizações nesta área. Envolvemos Colaboradores com a realização da I Gincana Cultural, onde os valores, princípios e diretrizes da Cooperativa foram disseminados. Obtivemos a certificação ISO 9001-2008, que veio confirmar nossa busca pela eficiência e eficácia. Aderimos ao Projeto Qualifica da Unimed do Brasil, em conformidade com resoluções normativas da ANS, visando elevar o nível de qualidade das operadoras, envolvendo o acompanhamento da área de saúde, satisfação dos beneficiários, governança empresarial, eficiência administrativa, sustentabilidade econômica e diminuição da sinistralidade.

Iniciamos ainda, em parceria com a Unimed do Brasil a implantação do Modelo de Gestão Por Competências. O qual, atua em três importantes frentes: integração, padronização e profissionalização. Busca, especialmente, oferecer recursos para uma gestão de pessoas qualificadas, que fornecerão ferramentas, metodologias e materiais para as operadoras impulsionarem o desenvolvimento por meio do reconhecimento e crescimento de seus colaboradores.

A Auditoria da Unimed Barbacena reestruturada desde 2014, continua melhorando a cada dia.  Atualmente todas as contas enviadas são auditadas, demonstrando atuação eficaz da auditoria retrospectiva. Com a participação de uma colaboradora dedicada ao setor de OPME, realizamos negociações com fornecedores resultando em significativa economia de custos para a cooperativa de duzentos e setenta e quatro mil reais em 2015, somente em compra direta. A auditoria concorrente, realizada diretamente junto aos prestadores no momento da ocorrência dos eventos, tem sido mais presente, resultando em um melhor acompanhamento da atenção dispensada aos beneficiários, inclusive com o potencial de captação de clientes para o Espaço Viver Bem. O diálogo com cooperados, clínicas, laboratórios, hospitais, tornou-se mais aberto de parte a parte. Além disto, o setor gera dados de sua atuação, correspondentes à auditoria analítica, permitindo mais facilmente a identificação de não conformidades, o que facilita a correção de rumos da atuação e a demonstração clara das atividades executadas. Outro destaque relacionado à Auditoria foi a reclassificação no projeto A+ da Federação MG.

Somos reconhecidos no Sistema Unimed pela plenitude de nossas ações de Sustentabilidade. Tais ações nos renderam neste ano de 2015, o Selo Ouro, um reconhecimento da Unimed do Brasil às singulares que melhor desempenharam seu papel Sustentável junto à sociedade. Números como os do Dia de Cooperar, propiciaram a duas entidades sociais melhorias físicas e estruturais, bem como a doação  de quase três toneladas e meia de gêneros alimentícios e de higiene arrecadados junto aos cooperados, clientes, colaboradores e parceiros. Destacamos também a continuidade de projetos como a Horta Orgânica Comunitária e a Alimentação Saudável do Colégio Passionista no bairro Nova Cidade; a realização da Copa Unimed em parceria com a Vara Cível da Infância e Juventude que beneficia anualmente mais de 1.700 jovens; o patrocínio ao atleta Valdir Marcos de Almeida “Dilim”, que por meio do atletismo é um exemplo de vida e superação, além de ações que movimentam e colaboram para o crescimento de nossa comunidade.

A área de Comunicação e Marketing também desenvolveu uma série de atividades em 2015, sendo ganhadora de 2 prêmios nacionais pela Unimed do Brasil, como a melhor Newsletter (Informe Cooperado) e a melhor ação de Endomarketing do país (Gincana Cultural). Além disso, realizamos 15 campanhas publicitárias e 16 ações durante o ano, divulgando nossa marca, produtos e serviços. Também criamos o Momento Viver Bem, um programa de rádio que recebe cooperados e parceiros para falar de temas ligados a saúde e bons hábitos de vida.

Mantivemos a campanha de incentivo à migração e adaptação de planos não regulamentados visando oferecer cobertura dentro das normas estabelecidas pela ANS, bem como a qualificação da carteira. Nos planos em pré-pagamento, temos atualmente 96,38% em planos regulamentados. Negociamos com as empresas contratantes, reajustes baseados na sinistralidade e correção pelos índices legais, visando manter o equilíbrio financeiro da carteira gerando um crescimento de 10,18% do faturamento, enquanto as despesas assistenciais tiveram um aumento de 12,52%. Frente ao cenário econômico desfavorável do país, o setor comercial teve uma atuação presente na captação de beneficiários, qualificando nossa carteira. A Feira da Indústria e do Comércio de Barbacena e o 1º Café, Conversa e Negócios, são exemplos desta atuação.

Um grande avanço na melhoria dos processos operacionais está sendo obtido com a implantação de um novo Sistema de Gestão da Cooperativa HRP-Dyad.

O Espaço Viver Bem conta com uma equipe interdisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, educador físico e técnico de enfermagem. Continua em expansão o Programa Gerenciamento de Casos Especiais – GCE com as modalidades de intercâmbio, desospitalização, intervenções específicas, curativos, ostomizados e o treinamento para os cuidadores – premiado no Encontro Nacional de Recursos Próprios; o Programa Acompanhamento de Crônicos – AC e o Programa Cessação do Tabagismo. Contamos ainda com várias ações pontuais, como o Curso para Gestantes, ações de promoção nas empresas parceiras, Saúde em Dia, entre outras, atendendo um total de 2053 beneficiários no ano de 2015. Fazemos parte do grupo das Unimeds que compõem o Comitê da Unimed Federação Minas, focado em projetos pilotos para outras singulares. Em 2015, recebemos visitas de algumas singulares para referência técnica encaminhadas pela Federação Minas e consultoria IAG.

Iniciamos a construção da nova sede do Espaço Viver Bem, visando aumentar e otimizar a capacidade de atendimento aos beneficiários em ações de promoção à saúde e prevenção de riscos e doenças, assistência interdisciplinar, reabilitação e monitoramento dos beneficiários. Objetivando não somente atender às diretrizes da ANS, mas, principalmente, induzir alternativas redutoras de custo assistencial. Além disso, incorporar conhecimento e capacitação na busca de  qualidade e eficiência da saúde através da expansão da atenção primária e do incentivo a inovações no cuidado de doenças crônicas.

Aprimoramos a comunicação com nossos Cooperados melhorando cada vez mais nosso relacionamento através de: Newsletter, e-mail marketing, SMS e WhatsApp informando tanto sobre os acontecimentos de nossa  cooperativa, bem como sobre assuntos de interesse da classe.

Nossa cooperativa encerrou o exercício de 2015 com duzentos e noventa e três cooperados, todos com direitos e obrigações definidos no Estatuto Social, discutido e aprovado em Assembleia, dentre os direitos podemos citar: Participação em todas as atividades que constituam objeto da Cooperativa, recebendo pelos seus serviços, e com ela operando de acordo com as normas definidas pelo Conselho de Administração, e que constituem o Regimento Interno; votar e ser votado para cargos sociais; solicitar esclarecimentos sobre as atividades da Cooperativa, podendo consultar o Balanço Geral e os livros contábeis, em sua sede, sempre que solicitado, visando maior transparência; demitir-se da cooperativa quando lhe convier; propor à diretoria executiva medidas e ações de interesse social; participar das sobras líquidas do exercício, na proporção dos serviços prestados através da cooperativa, mediante aprovação em assembleia geral.

Contamos em nosso quadro com 69 colaboradores em 31/12/2015, 69 em 31/12/2014 e 60 em 31/12/2013, sendo distribuídos da seguinte forma: 05 na área comercial; 10 na área de promoção à saúde (contamos ainda nesta área com 1 profissional terceirizado); 1 Farmacêutico e 4 atendentes de Farmácia, e, 49 distribuídos em funções administrativas. O nível educacional de nossos colaboradores é: 2 Ensino Fundamental, 12 Nível médio, 3 Nível Técnico, 1 Tecnólogo Superior, 16 superior completo, 6 superior em curso, 23 pós-graduação, 02 pós-graduação em curso, 1 Especialização completa e 3 Especialização em curso. O processo de contratação de novos colaboradores é realizado por uma equipe de profissionais de Recursos Humanos da Federação das Unimeds de Minas Gerais, mostrando maior transparência no processo, e, colocando à nossa disposição profissionais com o perfil diferenciado para cada setor.

Nossa política é de manutenção em dia de todos os recolhimentos de encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento, bem como oferecemos todos os benefícios constantes na Convenção Coletiva de Trabalho, cujo investimento em 2015 foi de R$612.380,54, 2014 foi de R$549.271,10 e de R$528.664,88 em 2013.

Como metas para 2016, renovamos nosso compromisso de continuarmos com uma gestão participativa, sempre voltada para a Sustentabilidade de nossa Cooperativa, visando o equilíbrio econômico financeiro, procurando adotar todas as medidas necessárias para manutenção de uma política de remuneração adequada, levando em conta o momento econômico do país. Firmamos ainda o compromisso de mantermos os benefícios, como: Seguro de Vida, Seguro de Renda por Incapacidade Temporária, Plano de Advogados, Auxílio Funeral, Plano de Saúde subsidiado e Previdência Privada com contribuição mútua, Cooperativa/Cooperado.

Finalmente, registramos que todas as reservas técnicas foram compostas contábil e financeiramente, de acordo com as determinações legais, bem como possuímos todas as certidões negativas emitidas pelos órgãos competentes.

Agradecemos aos cooperados que alinhados com os objetivos da Unimed Barbacena acreditam que o Cooperativismo é um modelo que valoriza o trabalho médico, e manteremos o compromisso em dar continuidade ao trabalho ético e profissional que sempre norteou nossas condutas, com o objetivo de oferecer assistência médico hospitalar de qualidade aos beneficiários, e a valorização de nossos cooperados e colaboradores.

Barbacena, 28 de Março de 2016

 

Para acesso aos relatorios completos, acesse os links: 

 

Balanço 2015

http://www.unimedbarbacena.coop.br/download/comunicacao/balanco2015.pdf

 

DFC

http://www.unimedbarbacena.coop.br/download/comunicacao/dfc.pdf

 

DMPL

http://www.unimedbarbacena.coop.br/download/comunicacao/dmpl.pdf

 

PASSIVO

http://www.unimedbarbacena.coop.br/download/comunicacao/passivo.pdf

 

ATIVO

http://www.unimedbarbacena.coop.br/download/comunicacao/ativo.pdf

 

DRE

http://www.unimedbarbacena.coop.br/download/comunicacao/dre.pdf

 

 

 

 

 

 

 

Dr. João Luiz Coutinho Crespo       

Diretor Presidente        

 

Dr. Antônio José Fonseca de Paula

Diretor Administrativo

 

Dr. André Luiz Pimentel

Diretor Financeiro

Guia Médico

 
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