Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla "ctrl" e pressione + ou - no seu teclado.

Segure CTRL, aperte + para aumentar ou - para diminuir o tamanho da letra

Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilita sua navegação:

  • No Internet Explorer segure "ALT" mais a tecla desejada;
  • Em outros navegadores, segure "ALT + SHIFT" e a tecla correspondente.

Área restrita:
 
1
  •  

Histórico

23 Novembro 2006 -

  Como tudo começou
 
  A Singular Unimed Alto Uruguai foi fundada em 22 de janeiro de 1993. Nasceu em virtude de uma necessidade sentida por outra cooperativa do município, a COTRIMAIO - Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai - que no intuito de oferecer assistência à saúde para seus colaboradores, encontrou nos planos de saúde oferecidos pela Unimed a opção mais adequada para sua realidade.
 
  A consulta desta empresa junto à Federação das Unimed do Rio Grande do Sul propiciou a análise, por parte da Federação, da possibilidade de fundação de uma cooperativa Singular em Três de Maio e região, a qual atenderia a necessidade desta e demais empresas bem como da população em geral, além de fortalecer todo o sistema cooperativo Unimed.
 
  A Federação/RS entrou em contato com os médicos da região, marcando uma reunião para explanação do sistema cooperativo Unimed e suas vantagens para o profissional liberal.
 
  Os médicos participantes da reunião consideraram interessante a forma de trabalho e começaram a planejar a Unimed Alto Uruguai. Para isso, foram realizadas visitas aos hospitais e médicos da área de ação pré-definida pela Federação/RS, que abrangia os municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Dr. Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, São José do Inhacorá e Três de Maio, todos pertencentes a Micro-região Fronteira Noroeste do estado do Rio do Grande do Sul, na Região Noroeste do Alto Uruguai.
 
  Após o esforço de conquistar profissionais para se cooperarem na Unimed, nasceu a Unimed Alto Uruguai contando com a participação de 29 médicos. A primeira diretoria foi eleita por aclamação sendo formada pelos seguintes cooperados: Dr. Raul Francisco Schneider (Presidente); Dr. Américo Carlson (Vice-Presidente) e Dr. Altair Francisco Copatti (Superintendente). O primeiro contrato firmado pela Unimed Alto Uruguai foi com a Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai Ltda contando com 1.800 (Um mil e oitocentos) beneficiários.
 
  A primeira sede administrativa da Unimed Alto Uruguai funcionava em uma sala alugada junto da Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai Ltda. Nesta ocasião três colaboradores atuavam no desenvolvimento das atividades administrativas.

 Sede Alugada - 1993

  Em reunião realizada em 13 de setembro de 1993, no hotel Ouro Verde da cidade de Horizontina, onde participaram membros da Unimed Santa Rosa, Unimed Federação/RS e Conselho Administrativo da Unimed Alto Uruguai, os médicos das cidades de Horizontina e Dr.Mauricio Cardoso oficializaram pedido de demissão coletiva da Unimed Alto Uruguai, alegando para tal, motivos particulares. Desta forma, a área de ação da Unimed Alto Uruguai ficou assim composta: Alegria, Boa Vista do Búrica, Independência, São José do Inhacorá e Três de Maio.
 
  Algumas alterações ocorreram na composição do Conselho Administrativo da Unimed Alto Uruguai, em função da demissão coletiva dos médicos daquelas cidades. Assim, no dia 28 de setembro de 1993, reuniram-se para uma reunião informal os cooperados da Unimed Alto Uruguai, ocasião em que o presidente comunicou a todos os presentes o afastamento dos colegas cooperados. Ficou decidido, então que o cargo vago seria ocupado por um membro suplente do conselho fiscal ate a próxima Assembléia Geral Ordinária. Desta forma, a composição da diretoria passou a ser: Dr. Raul Francisco Schneider (Presidente); Dr. Jorge Winckler (Vice-Presidente) e Dr. Altair Francisco Copatti (Superintendente).
 
  Esta situação foi o primeiro momento crítico enfrentado pela Unimed Alto Uruguai, pois teve perda de cooperados e consequentemente de área geográfica e de potenciais clientes. A reação frente a este momento difícil aconteceu através de reflexão por parte da diretoria e cooperados, determinando uma forma para se posicionar com novas estratégias frente a um mercado limitado, realizando um trabalho inovador, forte e determinado na conquista de novos clientes.
 
  Outro fato crítico que afetou a Unimed Alto Uruguai, bem como a todas as empresas e a todos os brasileiros, foi o Plano Real em 1994. A conversão da moeda corrente, a equiparação da moeda ao dólar e a retenção financeira da população, refletiram fortemente em todas as áreas da cooperativa desde o financeiro à venda de Planos de Saúde. Frente a esta mudança de cenário econômico a diretoria, com o apoio dos cooperados e colaboradores, buscou, através de ações de controle financeiro, administrativo e da implementação de campanhas de marketing para a venda de Planos de Saúde, superar este momento transitório para consolidar-se no mercado competitivo.
 
  Neste mesmo período de 1994, a Unimed Alto Uruguai, através de um processo de licitação, firma um contrato de plano de saúde com a Prefeitura Municipal de Dr. Maurício Cardoso. Este fato levou os médicos daquela cidade a repensar a posição adotada em desligar-se da Unimed Alto Uruguai e então solicitar um novo ingresso nesta cooperativa. O pedido foi aceito, e hoje, definitivamente, o município de Dr. Maurício Cardoso pertence à área de ação da Unimed Alto Uruguai.
 
  Estando próximo de completar dez anos, a Unimed Alto Uruguai já reúne a maioria dos médicos da região em torno dos ideais cooperativistas. Quando foi fundada, a singular não apresentava grande credibilidade no mercado, já que poucas empresas locais conheciam o sistema Unimed. Ampliando o espírito de luta e de união entre seus cooperados, a cooperativa conseguiu, aos poucos, firmar-se na área em que atua.
 
  Com intenso trabalho de divulgação dos serviços prestados junto à comunidade, a Unimed Alto Uruguai foi gradativamente solidificando-se e inserindo-se no mercado, pactuando contratos empresariais e também familiares.
 
  Fortalecida, no ano de 1997 a Unimed Alto Uruguai transferiu-se para sede própria, mais ampla e equipada, aperfeiçoando o atendimento aos usuários e cooperados.

 Sede Própria - 1997

  Os anos foram passando e o trabalho para conquista de credibilidade e a satisfação do usuário através da qualidade dos serviços prestados pela cooperativa foram fatores fundamentais para o desenvolvimento da Singular, sobretudo nos últimos anos.
 
  Em 1998 passou a vigorar a lei 9656/98, estabelecida pelo Ministério da Saúde, que orientou e modificou os planos de saúde comercializados por operadoras privadas. A partir desta lei, a (ANSS) Agencia Nacional de Saúde Suplementar recebeu poderes para fiscalizar, punir e cobrar as operadoras que não se adaptassem a nova lei. Esta nova lei passou a limitar os atendimentos que também são ampliados para áreas como: transplantes, tratamento para doenças infecto-contagiosas como a AIDS, tratamento para doenças mentais e psicoterápicas, além de outras exigências.
 
  Os planos comercializados a partir de então, deveriam estar dentro desta legislação, caso contrário não poderiam ser comercializados. Foi uma situação difícil para todas as operadoras de planos de saúde e em particular para a Unimed Alto Uruguai, pois o valor do plano se elevou muito tornando-se praticamente inviável sua comercialização, tendo em vista a situação econômica da população regional. Também muitas reservas financeiras de valores elevados foram exigidas pela (ANSS) Agencia Nacional de Saúde Suplementar passiveis de multa se não efetuadas.
 
  Frente às mudanças de cenários, a Unimed Alto Uruguai reagiu adotando uma postura de adequação reativa, onde seus dirigentes e colaboradores com coragem, bom senso e criatividade foram implementando ações como, maior controle financeiro, incremento em propaganda e publicidade, orientação aos cooperados e também aos beneficiários, lançamento do plano regulamentado, entre outros, visando readequar e manter a cooperativa no mercado de Planos de Saúde. Assim, a Unimed Alto Uruguai enfrentou e enfrenta os desafios de adequar-se às novas normas, lutando para conquistar e garantir a excelência de seus serviços e a satisfação de seus cooperados e beneficiários.
 
  Empresa Atualmente
 
  Atualmente, a Unimed Alto Uruguai/RS conta com 44 (quarenta e quatro) médicos cooperados, no plano de saúde Unimed são 6.019 (seis mil e dezenove) clientes e no programa de saúde ocupacional são 3.383 (três mil trezentos e oitenta e três) clientes distribuídos entre os seguintes municípios que hoje pertencem à área de ação da Unimed Alto Uruguai: Alegria, Boa Vista do Buricá, Dr. Maurício Cardoso, Independência, Nova Candelária, São José do Inhacorá, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova e Três de Maio.
 
  Sua diretoria, eleita em março de 2011, é composta por: Dr. Raul Francisco Schneider (Presidente), Dr. Clóvis Eduardo Ramos Tomasi (Vice-Presidente) e Dr. Rodrigo Pinto Bettin (Superintendente). O quadro funcional é formado por dezoito colaboradores que realizam suas funções em áreas específicas, como: Atendimento ao Cliente, Marketing e Secretaria, Vendas, Faturamento, Informática, Finanças, Contabilidade, Auditoria de Enfermagem, Saúde Ocupacional e Serviços Gerais.
 
  Hoje, a direção da Unimed Alto Uruguai, mantém presente o espírito e os ideais cooperativistas transmitindo estes ideais aos colaboradores, visando buscar a satisfação de beneficiários e cooperados e adequar sua estrutura administrativa às mais novas necessidades.
 
  Em sua trajetória, procura estreitar suas relações com a comunidade de sua área de atuação, realizando atividades de ação social, que fazem parte da cultura do sistema cooperativo Unimed, como a participação ativa em eventos promovidos pelos diversos setores da sociedade, identificando-se como empresa cidadã.

Sede Própria - Atualmente

 

- Histórico Unimed Alto Uruguai/RS - Versão 2011

 

 

Guia Médico

 
Acesse o Guia Médico Nacional Unimed no celular. Disponível nas lojas App Store e Google Play
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 191 - Pavimento 01 - Três de Maio - RS - CEP: 98.910-000 Brasil
Unimed Alto Uruguai/RS

Política de privacidade Termo de Uso Copyright 2001-2014 Todos os direitos reservados.