Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla "ctrl" e pressione + ou - no seu teclado.

Segure CTRL, aperte + para aumentar ou - para diminuir o tamanho da letra

Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilita sua navegação:

  • No Internet Explorer segure "ALT" mais a tecla desejada;
  • Em outros navegadores, segure "ALT + SHIFT" e a tecla correspondente.
Área restrita:

Sobre a Unimed

02 Setembro 2013 -

A Unimed
 



Em 1967 era fundada, em Santos (SP), a primeira cooperativa de trabalho na área de medicina do país, a União dos Médicos - Unimed, maior cooperativa médica do mundo, a partir da iniciativa de um grupo de profissionais do setor, sob a liderança e o pioneirismo do médico Edmundo Castilho. Sua criação era uma reação da categoria à mercantilização da medicina e à proletarização do médico, que ficava impedido de exercer com liberdade e dignidade sua profissão liberal e que, na época, já estava sujeito à ação centralizadora e dominante do Estado, ou à de grupos mercantilistas cartelizados.

Ainda nesse período, a medicina assistencial no Brasil atravessava um momento de grande efervescência pela perplexidade que as transformações estruturais da Previdência Social trazia e pelo processo de desacerto da política de saúde do Governo. Nesse cenário, a seriedade e a credibilidade do cooperativismo médico, originário de São Paulo, fez com que outras Unimeds fossem criadas e implantadas por todo o país, em estados como o do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, entre outros. Assim, com o funcionamento de inúmeras Unimeds, aos poucos foi se firmando o cooperativismo médico.

Na década de 70, surgem as Federações Unimed, visando padronizar procedimentos operacionais e estimular a troca de experiências entre as cooperativas de um mesmo estado. Em 28 de novembro de 1975 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas - Unimed do Brasil, entidade máxima do Sistema Unimed, que congrega Federações e Singulares de todo o país.

A Unimed conta atualmente com os mais avançados recursos tecnológicos e uma moderna infra-estrutura de serviços objetivando um elevado padrão técnico, científico e ético da medicina moderna, proporcionando atendimento com qualidade e competência em todo o território nacional.
O Sistema Cooperativo Unimed faculta a associação de todos os médicos legalmente habilitados ao exercício da profissão e em condições de exercê-la com a eficiência e dignidade, desde que aceitem as normas que regem o cooperativismo médico.
O beneficiário da Unimed tem direito a livre escolha de toda a rede de assistência médico-hospitalar, própria ou credenciada em âmbito regional ou nacional, desde o consultório do médico até a internação hospitalar, conforme seu plano.
A Unimed está alicerçada pelos valores do cooperativismo e acredita na diversidade, na sinergia, na singularidade, na interdependência e na união como filosofia de vida. Como o Sistema Cooperativo opera sem visar o lucro, os planos de Saúde Unimed tornam-se mais acessíveis do que qualquer outro tipo de plano de saúde.


Princípios do Cooperativismo

• Adesão voluntária e livre – as cooperativas são organizações abertas à participação de todos.

• Gestão democrática – os cooperados votam os objetivos e metas de trabalho conjunto, bem como elegem os representantes que irão administrar a sociedade.

• Participação econômica dos membros – todos contribuem igualmente para a formação do capital da cooperativa. Se houver sobras, serão divididas entre os sócios.

• Autonomia e independência – o funcionamento da empresa é controlado por seus sócios, que são os donos do negócio.

• Educação, formação e informação – é objetivo permanente da cooperativa destinar ações e recursos para formar seus associados, capacitando-os para a prática cooperativista.

• Intercooperação – para o fortalecimento do cooperativismo, é importante que haja intercambio de informações, produtos e serviços entre as cooperativas, viabilizando o setor como atividade sócio-econômica.

• Interesse pela comunidade – as cooperativas trabalham para o bem-estar de suas comunidades, através da execução de programas sócio-culturais, realizados em parceria com o governo e outras entidades civis.

Unimed Federação do Rio Grande do Sul

A Federação Unimed/RS foi fundada em 25 de junho de 1972, com o nome de FECOMED. Atualmente, sua denominação é UNIMED/RS - Federação das Cooperativas Médicas do Rio Grande do Sul Ltda.

É constituída por 30 Cooperativas Filiadas: a Unimed Central de Serviços Auxiliares, a Coopsaúde e as 28 Singulares, que cobrem os 496 municípios do Estado do Rio Grande do Sul e estão divididas em três Coordenadorias Regionais.

A Unimed/RS integra a Unimed do Brasil e constitui, com as Federações das Unimeds de Santa Catarina e do Paraná, a Unimed Mercosul.

Coordena as ações político-institucionais do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, assessorando também as Filiadas nos aspectos administrativo-operacionais, educacionais, de comunicação e marketing.

Histórico da Unimed Fronteira Noroeste/RS

Em 18 de junho de 1972, reuniram-se no Edifício do Instituto de Previdência Social 33 médicos dos municípios de Alecrim, Campina das Missões, Cândido Godói, Dr. Maurício Cardoso, Santa Rosa, São Paulo das Missões, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi, Horizontina e Santo Cristo, fundando a Unimed Grande Santa Rosa.
Até o ano de 1983 estabeleceu-se em salas alugadas na Avenida Rio Branco. A partir de então permaneceu durante 14 anos em sua primeira sede própria situada na Rua Fernando Albino, 158.



Em maio de 1997, a sede da cooperativa mudou-se para a Rua Fernando
Ferrari, 472.



Com estratégia empreendedora e visionária a Unimed constrói novas instalações na Rua Dr. Francisco Timm, 673, que ocupa desde julho de 2007. No ano de 2011 a Unimed Santa Rosa alterou sua denominação social para Unimed Fronteira Noroeste/RS.



Laboratório e Centro de Saúde Ocupacional Unimed Fronteira Noroeste/RS

A inauguração do Laboratório e Centro de Saúde Ocupacional Unimed Fronteira Noroeste/RS ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2011, resultado de uma gestão unida e democrática.





Sócios Fundadores

Adalberto Cochlar
Adão Nicolau Pacheco – in memorium
Ademar Bonamigo
Alcídio Paulo Steffen
Américo Bertil Carlson
Anencir Flores da Silva
Brutus Portinho Nessi– in memorium
César Augusto Morejón Estrada
Claro Ayrton da Trindade Santos- in memorium
Danilo de Martini
Danilo Simionato
Delton Ney Geiger
Egon Roeber Muller– in memorium
Emílio Lovato
Estanislao Acosta Medina
Fernando Dias Castro Ramos- in memorium
Gilberto Luiz Casarin– in memorium
Hamílton Oscar Perdigão da Fontoura
Irio José Candiota da Rosa
Joaquim Chaves Ortiz
José Antonio Garcia Pinto
José Diniz Varaschin
Leo Gilberto Franceschini
Lívio João Cecconi– in memorium
Luiz Carlos Chiattoni
Odacira Knackfuss Pasa
Olympio José Giudice de Castro
Romeu Emílio Reinchr
Ruben Leo Haase– in memorium
Sílvia Regina Corsetti Santos
Ulrico Lovera Ambros– in memorium
Valter Arno Ritter


Presidentes da Cooperativa

Dr. Emílio Lovato – 1972- 1974
Dr. Estanislao Medina – 1974-1978
Dr. Valter Ritter – 1978-1979
Dr. Plíneo Braga – 1980-1981
Dr. Claro Ayrton da Trindade Santos – 1981-1985
Dr. Reneu José Kerber – 1985-1990
Dr. Honório de Lima Neto – 1990-1993
Dr. José Álvaro Seibel – 1993-1996
Dr. Claro Ayrton da Trindade Santos – 1996-1999/1999-2000
Dr. Norton Tadeu Goulart – 2000-2001/2001-2002/2002-2005/2005-2008
Dr. Cláudio Antônio Barili – 2008- 2011/2011-2014
     
Estrutura

A Unimed Fronteira Noroeste/RS conta com uma estrutura que cobre os 13 municípios que formam sua área de ação sendo composta por 130 médicos cooperados, 75 colaboradores, Laboratório de análises clínicas próprio, Centro de Saúde Ocupacional, hospitais e serviços credenciados para melhor atender seus clientes.

Além de:

Leitos - com estrutura diferenciada nos Hospitais de Santa Rosa, Horizontina e Tuparendi, com o objetivo de proporcionar maior conforto e tranquilidade.

Saúde Ocupacional – Nosso compromisso é garantir máxima proteção e saúde ao trabalhador; maior rendimento e menor preocupação para a empresa. 

UNIAIR – moderno sistema de transporte aeromédico, com aeronaves equipadas para realizar atendimentos de urgência.

Ambulância para transporte terrestre com padrão de qualidade Unimed. 

  

 

 


 

Obs.: para visualizar a animação é necessário ter o software Flash Player instalado em seu computador. Para fazer o download gratuito, clique aqui

Código de Conduta do Sistema Unimed

 

 

Guia Médico

 
Acesse o Guia Médico Nacional Unimed no celular. Disponível nas lojas App Store e Google Play

Tire suas dúvidas

Endereço: Rua Dr. Francisco Timm, 673 - Centro - Santa Rosa - RS - CEP: 98.900-000 Brasil
Unimed Fronteira Noroeste/RS

Política de privacidade Termo de Uso Copyright 2001-2014 Todos os direitos reservados.