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Perguntas Frequentes

Contratos

Pode haver limite de consultas?

Não. A Lei 9.656/98 estabelece que não possa haver limitação para número de consultas médicas em clínicas básicas ou especializadas.

Existe uma regulamentação para os Planos de Saúde?

Sim. A Lei 9656/98 regulamenta os serviços oferecidos pelo segmento de saúde suplementar.

Como devo proceder se eu perder meu Cartão de Identificação Unimed?

Caso você extravie o seu Cartão de Identificação, comunique o fato a sua empresa para que esta solicite uma segunda via à Unimed, por escrito e em formulário próprio. Caso seja plano particular, solicitar diretamente na Unimed Blumenau ou Escritório Regional mais próximo. É necessário registrar e apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) nos casos de perda ou roubo, resguardando-se assim de prejuízos advindos de sua utilização indevida.

Quando o medicamento tem cobertura no plano de saúde?

É obrigatório o fornecimento dos medicamentos somente quando ministrados durante o período de internação ou atendimento em pronto socorro.

O que faço quando não estou na área de cobertura?

Nas situações em que você ou seus familiares estiverem fora da área de abrangência geográfica de seu plano, haverá apenas o atendimento de urgência ou emergência.

O Plano de Saúde cobre transplantes?

Nos planos Referência, a lei assegura a cobertura de transplante de rim e córnea, bem como as despesas necessárias à realização do transplante, incluindo:

-  Despesas assistenciais com doadores vivos;

-  Medicamentos utilizados durante a internação;

-  Acompanhamento clínico no pós-operatório imediato e tardio, exceto medicamentos de manutenção;

-  Despesas com captação, transporte e preservação dos órgãos, na forma do ressarcimento ao SUS.

O paciente candidato ao transplante de rim ou córnea proveniente de doador cadáver deverá, obrigatoriamente, estar inscrito em uma das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), integrando a fila única nacional, coordenada pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT).

Caso eu mude de endereço preciso avisar a Unimed?

Sim, quando ocorrer alguma mudança nas informações do cadastro do cliente, tais como mudança de endereço, estado civil, documentação e outros, a Unimed Blumenau deve ser informada. Nos casos de planos empresariais, informe sua empresa sobre as mudanças para que ela possa nos enviá-las. Para casos de planos particulares, dirija-se até a Unimed Blumenau ou a um Escritório Regional mais próximo de sua residência, portando o documento que comprove a alteração de dados cadastrais.

Qual a diferença entre urgência e emergência?

Atendimento de emergência: São os que implicam em risco imediato de morte, causadores de lesões irreparáveis para o paciente, constatado em declaração do médico assistente;

 

Atendimento de urgência: São os resultantes de acidentes pessoais decorrentes de fatores externos que causam lesão física não decorrente de problema de saúde e as complicações no processo gestacional.

O que significa prazo de carência?

É o período contado a partir da assinatura do contrato ou da inscrição do cliente em que o mesmo ainda não adquiriu a plenitude do direito à utilização dos serviços contratados. Você pode identificar os prazos de carência no seu contrato.

O que é cobertura parcial temporária (CPT)?

É a suspensão, pelo prazo de 24 meses, da cobertura de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade, relacionadas às doenças e lesões preexistentes.

O que é agravo?

Consiste em acréscimo no valor da mensalidade, definido com base em cálculos atuariais, permitindo a cobertura da doença preexistente, após o cumprimento das carências normais previstas no contrato.

O que é Perícia Médica?

É o procedimento investigativo (exame clínico, laboratorial, etc) realizado por profissional da área médica com o intuito de constatar o estado físico ou mental do consumidor.

O que é entrevista qualificada?

É a oportunidade em que o consumidor será orientado por um médico para o preenchimento da declaração de saúde, podendo ser complementada com exames ou perícia médica.

O que são doenças e lesões preexistentes?

São aquelas que o cliente saiba ser portador no momento da contratação ou adesão ao plano de saúde.

O que é Declaração de Saúde?

É o formulário preenchido pelo consumidor, onde deve registrar informações das eventuais doenças ou lesões preexistentes, de que tenha conhecimento no ato da contratação ou adesão ao plano de saúde.

Termos

O que é Rol de Procedimentos?

É uma lista de procedimentos médicos (exames, cirurgia, tratamentos etc.) que serve como referência básica para cobertura assistencial conforme cada modalidade de plano de saúde. Para saber se um procedimento está ou não coberto pelo plano de saúde que adquiriu, o cliente poderá consultar a lista no sítio da ANS www.ans.gov.br.

O que é Renovação e Vigência do Contrato?

No caso de planos individuais ou familiares, a vigência mínima é de um ano, a partir da assinatura, com renovação automática, sem recontagem de carências ou cobranças de taxas.

O que é Plano Referência?

Instituído pela Lei 9656/98 como padrão da assistência médico-hospitalar e que, obrigatoriamente, deve ser oferecido aos clientes. Ele abrange o atendimento em consultórios e internação em padrão enfermaria, com direito a parto, a UTI e a todos os exames e tratamentos necessários para diagnosticar ou tratar o problema de saúde, previstos no Rol de Procedimentos médicos instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

O que é Plano de Saúde?

É a prestação de serviços assistenciais à saúde, a preços pré ou pós estabelecidos, por prazo indeterminado, garantindo ao cliente a assistência médica e hospitalar.

O que são Órteses e Próteses?

Órteses são dispositivos mecânicos aplicados sobre segmentos corporais para oferecer-lhes apoio ou estabilidade, prevenir ou corrigir deformidades e permitir ou facilitar sua função, necessária durante o ato cirúrgico.

Próteses são as peças artificiais empregadas em atos cirúrgicos, em substituição parcial ou total de um órgão ou membro, reproduzindo sua forma e/ou função.

O que é Operadora de Plano de Saúde?

Pessoa jurídica que opera Planos Privados de Saúde. Operar planos de saúde significa administrar planos de saúde.

A Unimed é uma Cooperativa Médica, sociedade de pessoas sem fins lucrativos. Coordenada por médicos que oferecem seus serviços.

O que é Migração de contrato?

Quando o cliente migra de um plano não regulamentado para um regulamentado, a operadora não poderá fazer recontagem de carências. Isto só é permitido nas novas coberturas.

O que são Exames?

São os procedimentos complementares, solicitados pelo médico, que possibilitam investigação diagnóstica para melhor avaliar as condições clínicas do cliente.

O que é Atendimento?

A marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos devem ser realizados de forma a atender às necessidades dos clientes, dando-se prioridade aos casos de emergência e urgência, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, lactentes e crianças de até cinco anos.

O que é Acomodação?

Individual: em apartamento standart com banheiro privativo e com direito a um acompanhante.

Coletivo: em enfermaria, com direito a um acompanhante quando se tratar de pacientes menores de 18 anos e a partir de 60 anos.

O que é Acidente de Trabalho?

É qualquer intercorrência que ocorra com o cliente em seu ambiente de trabalho, assim como em seu trajeto de ida ou retorno. Nos contratos de planos empresariais ou particulares, não há cobertura para os procedimentos relacionados com os acidentes de trabalho e suas conseqüências, moléstias profissionais, assim como para os procedimentos relacionados com a saúde ocupacional.

O que é Acidente Pessoal?

É o evento decorrente de causas externas, ocorridos em data específica, de maneira súbita e involuntária e causador de lesão física que torne necessário o tratamento médico.

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