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Perguntas Frequentes

Valores de plano

Quero aderir ao plano da Unimed, como obter informações sobre valores?

Para informações sobre valores de plano, entrar em contato com o Setor Comercial (Estação Saúde Reduto – Manoel Barata) presencialmente ou nos telefones 4009-5918 e 4009-5926.

Cancelamento

Como faço para cancelar meu plano?

A solicitação de cancelamento deve ser feita somente pelo Contratante.

1) CANCELAMENTO PRESENCIAL - O Contratante deve dirigir-se a Estação Saúde Reduto/Setor de Retenção munido da cópia do RG / CPF, até o dia do vencimento da mensalidade.

2) CANCELAMENTO POR CARTA (apenas para os casos em que o Contratante esteja fora de Belém) - O contratante deverá solicitar o cancelamento do plano através de carta reconhecida assinatura em cartório contendo as seguintes informações:

*Nome completo do contratante;

*Nome completo do titular;

*Nome da mãe do titular;

*Data de nascimento do titular;

*Número do CPF do Titular e do Contratante;

*Número do contrato.

Endereço para envio da correspondência:

Departamento Comercial / Retenção Saúde do Reduto

Rua Senador Manoel Barata, 1542

Reduto Belém – Pará

CEP: 66.053-320


Obs: É importante atentar para a data de envio da carta de cancelamento. A solicitação deve ser processada logo após o pagamento da última mensalidade para que não gere novo boleto.

Alterações cadastrais

Como faço para alterar meu endereço? 

A solicitação deve ser feita pelo contratante do plano, presencialmente, munido dos documentos RG / CPF / COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, no setor de Cadastro da Estação Saúde Reduto - Manoel Barata ou Sede Administrativa - Curuzú.
Caso não esteja em Belém, o contratante pode solicitar para o e-mail cadastro@unimedbelem.com.br , com os seguintes documentos em anexo:
1- Carta de solicitação por escrito com a assinatura igual a da identidade;
2- Cópia do documento de identidade;
3- Cópia do CPF;
4- Cópia do comprovante de residência atualizado.
 

Como faço para mudar meu nome (casado, solteiro, divorciado...)?

É feito em uma das nossas unidades Sede Administrativa – Curuzu ou Estação Saúde Reduto, pelo contratante, é necessário ter em mãos certidão de casamento ou carteira de identidade atualizada. Será feita também a cobrança do valor de R$ 15,00, referente ao novo cartão com alteração do nome, o valor será debitado na próxima fatura. 

Inclusão de Dependentes

Como faço para incluir um dependente no meu plano?

É feito em uma das Unidades Sedes Administrativas – Curuzu ou Estação Saúde Reduto – Manoel Barata, pelo contratante. É obrigatória a apresentação de documento legal que comprove a dependência em relação ao Contratante/Titular, tais como: certidão de casamento (xérox); certidão de nascimento (xérox), declaração de convivência marital (reconhecida em cartório) (xérox); guarda, tutela e declaração de imposto de renda (xérox); deverá ser feita até o dia do vencimento, antes do pagamento da parcela do mês, para que seja emitido um novo boleto com o acréscimo do dependente.

Como deve ser feita a inclusão de recém nascido no plano de saúde?

A inclusão é feita no setor de cadastro na Sede Administrativa – Curuzú  e na Estação Saude Reduto - Rua Manoel Barata. É necessário a presença do pai ou da mãe com todos dos documentos em mãos RG, CPF (pai/mãe), comprovante de residência, certidão de nascimento e CPF da criança, no período de 30 dias a contar da data do nascimento, para absorção total das carências. Não é preciso que a criança esteja presente, caso a criança tenha nascido pela Unimed.

Até o 30º dia, após o nascimento, a criança poderá ser atendida com o cartão magnético da mãe, desde que o parto tenha sido coberto pelo plano.

Mudança de Contratante

Como faço para mudar o contratante do meu plano? 

A mudança do contratante é feita do setor de Cadastro da Unimed (Curuzú ou Reduto). É necessário que as duas partes (antigo contratante e novo contratante) estejam presentes no dia do vencimento,
com boleto do antigo plano não quitado, identidade, CPF e comprovante de residência de ambos.
Será feito um novo contrato, cancelando o anterior, sendo conservados somente as carências, mudando o valor para tabela vigente da época.

A mudança de contratante pode ser feita também em casos de óbito.
No caso de menor de idade, somente o pai ou a mãe do beneficiário titular do plano. É necessário apresentar a certidão de óbito, a carteirinha do cliente (para devolução), RG, CPF e comprovante de residência da pessoa que será o novo contratante, e que o mesmo esteja presente para assinatura do contrato.

Todos os caso passam por uma análise antes da alterção, pois depende de cada contrato.

2ª via de cartão

Como faço para solicitar 2ª via do meu cartão da Unimed? 

A 2ª via do cartão pode ser solicitada pelo contratante do plano, presencialmente no Setor de Cadastro da nossa Sede Administrativa (Curuzú) - ou da Estação Saúde Reduto (Manoel Barata).
A solicitação pode ser feita também, através do e-mail cadastro@unimedbelem.com.br, com cópias dos documentos de identidade e CPF anexadas ao e-mail, juntamente com uma carta de solicitação do contratante com a assinatura igual a da identidade.
O cartão é enviado pelos correios para o endereço cadastrado e o prazo de entrega é de 20 a 30 dias.
É necessário que alguém esteja presente na residência para o recebimento, caso contrário irá retornar à Unimed.
Será cobrada uma taxa de R$ 15,00 na próxima mensalidade.

Mudança de vencimento

Como faço para mudar o dia do vencimento?

O contratante deve procurar o Setor de Cadastro nas Unidades Sede Administrativa – Curuzú ou Estação Saúde Reduto – Manoel Barata, com identidade e CPF, no período de 1 a 15 de cada mês, com o boleto do mês anterior quitado. Será cobrado o valor proporcional aos dias compreendidos entre a data de vencimento antiga até o dia escolhido para o novo vencimento, conhecido como pró-rata, sendo programado o novo vencimento para o mês seguinte da solicitação.

Guia médico

Como faço para adquirir o Guia Médico da Unimed Belém?

O Guia Médico é disponibilizado em CD, e pode ser adquirido em nossa Sede Administrativa, na Tv. Curuzú, nº 2212, entre Av. Almirante Barroso e Av. João Paulo II.

É possível também, verificar endereços e telefones de consultórios, clínicas e laboratórios ,pelo site da Unimed Belém, pelo 0800 729 6000.

Passo-à-passo pelo site: www.unimedbelem.com.br - Guia Médico (lado direito da página) - clicar em "NÃO SOU CLIENTE" (pois na guia “SOU CLIENTE” são necessárias algumas informações que constam em contrato, nem sempre de tão fácil acesso), automaticamente irá aparecer o Estado e a cidade - Em "Tipo de Recurso", selecionar a opção desejada (E: Laboratório, Médico) - Selecionar em "Especialidades" a especialidade desejada - Clicar em "Pesquisar" - Aparecerão todas as opções.

Para as especialidades: Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Selecionar em “Tipo de Recurso”, “Pessoa Física – Não médico”.

Inadimplência

Com quantos dias o meu plano pode ser cancelado em caso de inadimplência?

A cláusula de Rescisão/Suspensão do seu contrato diz: “Poderá ser rescindido este contrato unilateralmente pela CONTRATADA, com exclusão do CONTRATANTE e respectivos dependentes se houver atraso no pagamento por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigências do contrato (...)”.

 

Planos Adaptados/Regulamentados e Não Adaptados/Não Regulamentados

O que são contratos antigos e contratos novos?

Em junho de 1998, foi publicada a Lei 9.656 - a Lei dos Planos de Saúde. Todos os contratos de planos de saúde firmados a partir de 2 de janeiro de 1999 enquadram-se na nova legislação e são chamados Planos Regulamentados ou Adaptados. Por sua vez, os contratos firmados até 31 de dezembro de 1998, por não estarem necessariamente enquadrados na Lei 9.656, de 1998 - são chamados, por analogia, de Contratos Antigos ou Não Regulamentados ou Não Adaptados.

Como sei se o meu contrato é novo ou antigo?

Regra geral, os contratos de planos de saúde assinados até 31 de dezembro de 1998, ou seja, antes da vigência da lei 9.656/98, são considerados como antigos. Por sua vez, aqueles assinados a partir de 2 de janeiro de 1999, ou seja, já na vigência da Lei 9.656/98, são considerados novos. Portanto, verifique o seu contrato de adesão (ou termos aditivos contratuais, se houver) para saber se é novo ou antigo. Em caso de dúvida, ligue para a central de atendimento 0800 729 6000. Fique atento ainda para o fato de já ter realizado a adaptação de seu contrato antigo às novas regras introduzidas pela Lei 9.656/98, ou mesmo, já ter trocado seu plano antigo por um novo (migração). Para isso, basta verificar os aditivos contratuais assinados ou o próprio contrato de adesão.

Autorização

Onde são autorizados os procedimentos médico hospitalares?

A consulta médica e o atendimento de urgência/emergência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido.

Se necessitar autorizar exames, procedimentos ou guias de internação, comparecer a uma de nossas unidades abaixo:

*Sede Administrativa
Endereço: Travessa Curuzu, 2212
CEP: 66093-540
Telefone: 0800 729 6000

*Estação Saúde Reduto
Endereço: Rua Senador Manoel Barata, 1508.
CEP: 66053-320
Telefone: (91) 4009-5900

*Estação Saúde Ananindeua
Endereço: Av. Três Corações, esquina com a Rua Abelardo Condurú.
CEP: 67017-230
Telefone: (91) 4009-5106

Não esqueça de levar os seguintes documentos: cartão Unimed Belém, identificação com foto, solicitação médica e exames relacionados a solicitação médica (laudo do exame e película).

Qual o horário de funcionamento das Unidades?

As unidades Sede administrativa, Estação Reduto e Estação Ananindeua, funcionam de segunda à sexta, das 08:00 às 18:00 horas, sem intervalo para o almoço.

Qual a validade de uma autorização?

30 dias.

Pode ser revalidade por mais 30 dias, basta levar novamente em uma de nossas unidades autorizadoras.

Boleto

Como imprimir 2ª via de Boleto?

Disponibilizamos alguns meios de acesso ao boleto, na escala a seguir:

SITE: Acessar www.unimedbelem.com.br opção "2ª via de boleto", digitar o nº completo do cartão sem espaços e clicar em "Consultar", aparecerá uma página com título "Recadastramento 2011", no final da página clicar na opção "Retornar ao boleto bancário", depois opção imprimir.

CENTRAL 24H (0800 729 6000): Fornece o código de barras para pagamentos possíveis de realizar em farmácias da rede Big Ben e em lotéricas.

UNIMED'S: Em qualquer uma de nossas unidades inclusive Unidades de Urgência e Emergência.

SAC (E-MAIL OU FAX): Podemos encaminhar seu boleto por e-mail ou por fax.

Rol de procedimentos

O que é Rol de Procedimentos?

Conforme os contratos regidos pela lei 9.656/98 (que regulamenta o setor de planos de saúde), as coberturas obrigatórias estão inseridas no Rol de Procedimentos Médicos criados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Para consultar o “Rol de Procedimentos”, acessar o site da ANS,
www.ans.gov.br.

Odontologia

O meu plano da Unimed tem cobertura para Odontologia?

Não. A Unimed Belém é uma Cooperativa de Trabalho Médico e não odontológico, portanto somente dá cobertura para atendimento médico, exceto nos casos de cirurgias crânio-maxilo-facial que constam no Rol de Procedimentos da ANS.  

Carências

O que é carência?

É um período pré-determinado no início do contrato, durante o qual o consumidor não pode usar integralmente os serviços oferecidos pelo plano de saúde. Para ter direito a exames, consultas e internações, o consumidor começa a pagar o plano, mas precisa esperar o prazo de carência vencer.
A carência existe para evitar que o consumidor adquira um plano de saúde, use os benefícios que precisa naquele momento e em seguida desista de continuar.

Quais os prazos de carência?

Os prazos de carência são informados no seu contrato, e começam a vigorar a partir da data de vigência do mesmo.

Agravo

O que é Agravo?

Agravo é qualquer acréscimo no valor da contraprestação paga ao plano privado de assistência à saúde, para que o beneficiário tenha direito integral à cobertura contratada, para a doença ou lesão preexistente declarada, após os prazos de carências contratuais, de acordo com as condições negociadas entre a operadora e o beneficiário.

Quando pode ocorrer?

No momento da adesão ao novo plano, se o consumidor optar pela cobertura imediata de doenças ou lesões preexistentes. Nesses casos, mesmo pagando a diferença o consumidor terá que observar os prazos de carência previstos em contrato para procedimentos específicos tais como consultas, exames e internações.

O Agravo deverá ser formalizado por meio de aditivo contratual específico, em que deverá constar menção expressa ao percentual ou valor do acréscimo, bem como o seu período de vigência.

De acordo com o art. 12 da RN nº 195, o contrato coletivo por adesão poderá conter cláusula de agravo ou cobertura parcial temporária, nos casos de doença ou lesões preexistentes, nos termos da resolução específica em vigor.

Vale ressaltar ainda que, de acordo com a RN nº 162, art. 15, inciso III, §1º, o oferecimento do Agravo é facultativo, porém não deve ser oferecido sozinho. Sempre deve acompanhar o oferecimento de CPT. 

Cobertura Parcial temporária

O que é CPT (Cobertura Parcial Temporária)?

De acordo com a RN nº 162/07, “Cobertura Parcial Temporária” (CPT) é aquela que admite, por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde, a suspensão da cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, desde que relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal”. Cumprindo este prazo específico, o consumidor passa a usufruir a cobertura integral.

Urgência e emergência

O que é Urgência e Emergência?

São consideradas situações de urgência e emergência aquelas que dependem da ação imediata do médico e, portanto, não podem aguardar o agendamento de uma consulta em consultório. São eles:
• Todo tipo de dor aguda na cabeça, coluna, peito, abdômen etc;
• Crise de alergias, coceiras, falta de ar, pressão alta e queda de pressão (desmaios);
• Todo tipo de sangramento – nasal, urinário, digestivo, ginecológico etc;
• Casos de vômito, tonturas e diarreias com desidratação;
• Intoxicação com bebidas, medicamentos, drogas ou venenos;
• Todos os casos de traumatismo, ocasionados por acidentes pessoais (ferimentos cortantes, perfurantes, quedas com fraturas ou torções de articulações), de trânsito (colisões, capotamento, atropelamento), por armas de fogo (tiros) ou armas brancas (facadas).

Qual a diferença entre Urgência e Emergência?

Urgência - São consideradas urgências as necessidades que as pessoas valorizam subjetivamente como inadiáveis e que as induzem a buscar assistência com maior celeridade frente a outros problemas de saúde.

Emergência - Os atendimentos de emergência são os que implicam em risco imediato de morte, constatado por critérios clínicos.

Quais são os casos emergências mais comuns?

Acidentes de carro;
Acidentes de origem elétrica;
Acidentes com projeteis de armas de fogo;
Acidentes com armas brancas;
Acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião etc.);
Lesões esportivas;
Fraturas e cortes por acidentes ou quedas;
Queimaduras;
Afogamentos;
Hemorragia;
Dificuldade respiratória, ataque de asma, pneumonia;
Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços ou pernas;
Perda de visão ou de audição;
Inconsciência;
Confusão, alteração do nível de consciência, desmaio;
Pensamentos suicidas ou homicidas;
Intoxicações por medicamentos ou drogas;
Dor abdominal grave e vômito persistente;
Intoxicação alimentar;
Sangue no vômito, na tosse, na urina ou nas fezes;
Reações alérgicas graves à mordida de inseto, a alimento ou à medicação;
Complicações de doenças;
Febre alta.

Quando devo procurar uma Unidade de Urgência/Emergência?

Nas unidades de Urgência e Emergência, todos os médicos plantonistas estão capacitados para ocorrências graves, através de cursos específicos, treinamentos e reciclagens periódicas.

Essas Unidades foram carinhosamente projetadas e devem ser procuradas para atendimentos com risco imediato de vida. Os demais casos, sempre serão melhor conduzidos nos consultórios médicos. A Unimed Belém é composta por mais de 1700 médicos cooperados, uma das maiores cooperativas médicas do Brasil. Consulte o guia médico em nosso site www.unimedbelem.com.br.

Por que devo evitar o uso do pronto-atendimento por motivos de rotina?
Porque o atendimento de urgência combate somente os sintomas, não investiga a causa da doença. O atendimento em pronto-atendimento também não lhe dá direito ao retorno e acompanhamento com o mesmo médico.

Os pacientes que apresentarem situações incompatíveis com atendimento em pronto-atendimento devem sempre se dirigir à clínica ou ao consultório médico, preferivelmente de clínica geral, para terem, de maneira exata, as suas necessidades básicas atendidas.

A atenção ambulatorial, fora das rotinas de urgência e de emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, numa abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnóstico está correto e se o tratamento foi adequado.

Mudança de acomodação Enfermaria / Apartamento

Como faço para mudar o tipo de acomodação do meu plano?

O contratante deve procurar o setor de Cadastro (Sede Administrativa – Curuzú ou Estação Saúde Reduto – Manoel Barata) para solicitar a mudança. Para contratos antigos, a solicitação pode ser feita no período de 1 a 15 de cada mês, com programação para o próximo mês. Para os contratos novos, a solicitação deve ser feita até o dia do vencimento com o pagamento ainda em aberto para que seja gerado novo boleto de pagamento

No caso de mudança para acomodação apartamento, o usuário cumprirá carência de 06 meses, contada a partir da 1ª mensalidade com o valor de apartamento. Efetivada a mudança de acomodação para apartamento, o usuário deverá permanecer por um período de 1 ano na nova acomodação, caso deseje retornar à acomodação anterior (enfermaria). Quando mudança ocorrer de apartamento para enfermaria, não será acrescentado novo período de carências.

Mudança de abrangência Nacional / Regional

Como faço para mudar a abrangência do meu plano?

O contratante deve comparecer ao Setor de Retenção (Estação Saúde Reduto – Manoel Barata). A solicitação deve ser feita até o dia do vencimento com o pagamento ainda em aberto, para que seja gerado novo boleto de pagamento.

O usuário cumprirá carência integral para as coberturas que anteriormente não tinha direito.

Documentos necessários: identidade, CPF, comprovante de residência.

Adaptação e migração de contratos

Como faço para adaptar meu plano?

A solicitação pode ser feita em uma de nossas Unidades, Sedes Administrativas – Curuzu ou Estação Saúde Reduto – Manoel Barata pelo contratante, somente no dia do vencimento, com acréscimo de 20,59% na mensalidade, e sem carência.

Portabilidade

Onde posso solicitar portabilidade?

A solicitação pode ser feita na Estação Saúde Reduto, pelo Contratante/Titular maior de idade.

Declaração de IR

Como obter o recibo para Declaração de IR?

O recibo para Declaração de Imposto de Renda está disponível no site da Unimed Belém (www.unimedbelem.com.br), menu “Cliente”, link “Imposto de Renda” e informar o código do cartão e CPF, podendo também ser solicitar para o e-mail cadastro@unimedbelem.com.br; ou presencialmente no Setor de Cadastro localizado em nossa Sede (Tv. Curuzú, 2212) ou na Estação Reduto (Manoel Barata esquina com Rui Barbosa).

CPF de menor

É obrigatório o fornecimento do CPF do menor?

Sim. Tendo em vista a exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS), o fornecimento do número de CPF dos usuários do Plano de Saúde agora é obrigatório, independente da idade dos titulares.

Como faço para tirar o CPF do menor?

A inscrição do CPF pode ser feita em agências de Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, apresentando a certidão original da criança e documento de identificação do pai ou da mãe, mediante pagamento de uma taxa.

Como faço para cadastrar o CPF de um menor na Unimed?

A solicitação pode ser feita para o e-mail cadastro@unimedbelem.com.br, informando o nome, data de nascimento e nº de CPF, ou presencialmente, em uma de nossas unidades (Curuzú, Ananindeua ou Estação Reduto).

Reajuste

 Quais reajustes o meu plano pode sofrer?

Existem dois tipos de reajustes aplicáveis no plano de saúde:

* Reajuste Anual:

Planos Adaptados: Índice repassado pela ANS e aplicado no mês de aniversário do plano.

Ano

(% ) Autorizado – ANS

Resolução

2001

8,71%

RDC nº 66 (03/05/2001)

2002

9,39%

RN nº 08 (27/05/2002)

2003

9,27%

RN nº 36 (22/04/2003)

2004

11,75%

RN nº 74 (11/05/2004)

2005

11,69%

RN nº 99 (30/05/2005)

2006

8,89%

RN nº 128 (19/05/2006)

2007

5,76%

RN nº 156 (11/06/2007)

2008

5,48%

RN nº 171 (29/04/2008)

2009

6,76%

RN nº 171 (29/04/2008)

2010

6,73%

RN nº 171 (29/04/2008)

2011

7,69%

RN nº 171 (29/04/2008)

Planos não adaptados: De acordo com o IGPM do mês vigente.

* Por faixa etária: Quando o usuário faz aniversário, de acordo com os períodos e porcentagens informados no contrato.

Guia Médico

 
Acesse o Guia Médico Nacional Unimed no celular. Disponível nas lojas App Store e Google Play

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