Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla "ctrl" e pressione + ou - no seu teclado.

Segure CTRL, aperte + para aumentar ou - para diminuir o tamanho da letra

Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilita sua navegação:

  • No Internet Explorer segure "ALT" mais a tecla desejada;
  • Em outros navegadores, segure "ALT + SHIFT" e a tecla correspondente.
Área restrita:

História da Unimed Ponta Grossa

Passados 10 anos da primeira experiência cooperativista médica do Brasil, ocorrida na cidade de Santos – São Paulo, um grupo de pontagrossenses se une para promover a defesa do campo de trabalho da classe médica e o compromisso em oferecer serviços de saúde com qualidade para a população. Baseada na mesma filosofia de união, igualdade, democracia e associativismo, já pregados em antigas sociedades, surgia em 7 de junho de 1978 uma entidade que, além de oferecer maior acesso à saúde, se destacaria como empresa que cumpre inúmeros papéis sociais na região onde atua. Vinte oito médicos estruturaram a terceira Unimed do Estado do Paraná, que aos poucos foi ganhando espaço e se consolidando como a maior operadora de saúde não apenas de Ponta Grossa, mas de toda região.

Até o início da década de 80, a Unimed Ponta Grossa viveu uma fase de estruturação com a busca de maior número de profissionais dispostos a dividir a experiência de uma cooperativa. Foi um período de agregação de conhecimento sobre cooperativismo e obtenção de documentos para a sua regularidade e legalidade. Após essa época, as preocupações ficaram centradas na expansão da carteira de beneficiários. Em meio à recessão e as turbulências econômicas que o país enfrentava, o desafio era enorme, porém, naquele tempo, uma das “palavras de ordem” já era a determinação, e, foi assim que um trabalho insistente de relacionamento e prospecção foi angariando novas parcerias e a imagem da Unimed começou a se despontar no cenário local.

A compra da sede própria em 1986 foi um dos passos importantes para tornar a Unimed mais sólida perante seus beneficiários e cooperados. Com o desenvolvimento da Unimed chegavam também a tecnologia, a compra do primeiro computador e a implantação dos sistemas de informática. Assim, os investimentos em pessoas, equipamentos, atendimento e gerenciamento foram se aprimorando cada vez mais e a cooperativa apresentava-se então como empresa moderna e dinâmica, capaz de responder às expectativas da população, com aumento considerável na participação de mercado.

Com os anos 90 vieram a ampliação da sede, o aumento no quadro de cooperados, investimentos no corpo de colaboradores e uso cada vez maior da tecnologia, fatores que se traduziram em crescimento e resultados. O final da década foi marcado pela expansão da área de ação da Unimed e pela criação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que passou a regulamentar o setor de saúde suplementar.  Graças à nova lei para os planos de saúde, foram modernizados os estatutos e regras internas para tornar a administração da Unimed mais ágil e padronizada à ANS. Com a criação do cartão magnético, ouvidoria, descentralização de atendimento e programas de satisfação dos usuários, a operadora foi caminhando para corresponder cada vez mais às expectativas dos beneficiários.

Para o novo milênio as metas propostas eram mais ousadas, com prioridades para a educação continuada dos médicos, criação de um veículo de informação interno aos cooperados, eleição de diretores regionais, implantação de políticas de responsabilidade social e, principalmente, a construção de uma nova e complexa estrutura para atender de forma diferenciada seus clientes.

A inauguração do Hospital Geral Unimed em 2007 foi uma das maiores conquistas da Unimed Ponta Grossa. A estrutura é um novo conceito em atendimento hospitalar com tecnologias e recursos projetados para pacientes particulares e beneficiários que recebem atendimento humanizado e de alta qualidade. Seguindo a criação do hospital veio o início das atividades do CDU – Centro de Diagnóstico Unimed (centro de imagem) e da UCA – Unimed Cuidados Avançados (terapia intensiva). A expectativa de todos é que o aumento da complexidade avance cada vez mais, sempre com foco em manter os princípios do cooperativismo aliados à profissionalização das atividades e ao acompanhamento da evolução das tecnologias disponíveis para cuidar cada vez mais da saúde.

Assim, a instituição criada para viabilizar a atividade econômica dos seus sócios consolidou uma posição de destaque como operadora de planos de saúde, exercendo os papéis de empregadora, prestadora de serviços e agente social na comunidade. Com os olhos voltados para o futuro da medicina e da saúde, a Unimed Ponta Grossa continua sua missão com a certeza de que continuará cumprindo relevantes serviços econômicos e sociais à região.

 

Guia Médico

 
Acesse o Guia Médico Nacional Unimed no celular. Disponível nas lojas App Store e Google Play
Endereço: Rua Santos Dumont, 1036 - Centro - Ponta Grossa - PR - CEP: 84.010-360 Brasil
Unimed Ponta Grossa

Política de privacidade Termo de Uso Copyright 2001-2017 Todos os direitos reservados.