Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla "ctrl" e pressione + ou - no seu teclado.

Segure CTRL, aperte + para aumentar ou - para diminuir o tamanho da letra

Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilita sua navegação:

  • No Internet Explorer segure "ALT" mais a tecla desejada;
  • Em outros navegadores, segure "ALT + SHIFT" e a tecla correspondente.
Área restrita:

Açoes Sociais

23 Agosto 2013 -

DADOS GERAIS DA COOPERATIVA (DEZ/2011)

 DESCRIÇÃO

DADOS

Nº de colaboradores Unimed

95

Nº de colaboradores Hospital Geral Unimed

305

Nº de cooperados efetivos

378

Nº de cooperados candidatos

38

Nº de cooperados beneméritos

18

Nº de beneficiários

45.514

Diretor Presidente

Dr. Lecy Ferreira Mattos

Diretor da Responsabilidade Social

Dr. Nilson Roberto Sant´ana

E-mail para contato

jorge@unimedpg.com.br

Responsável da Responsabilidade Social

Jorge Soistak – Gerente Administrativo

 

Jorge Carlos Mendes – Gerente Adj. de RH

E-mail da Responsabilidade Social

responsabilidadesocial@unimedpg.com.br

Nº de Projetos

21

Nº de Ações

08

 

 

1. PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DOS COOPERADOS

Desta forma em 2011 a cooperativa proporcionou aos cooperados (as) diversos benefícios entre as principais ações voltadas aos cooperados está:

  • Subsídio do Plano de saúde, plano corporativo adquirido pela Unimed através da Federação do Paraná aos cooperados e seus dependentes;

  • Subsidio do Plano odontológico, contratado junto a Uniodonto Ponta Grossa;

  • Apoio aos eventos científicos de diversas especialidades, visando contribuir com a qualidade de vida dos cooperados e seus familiares;

  • Divulgação dos médicos cooperados no Guia do Usuário Unimed;
    Participação da escala de plantões do Unimed 24 Horas;
    Participação das reuniões do Conselho de Administração da Cooperativa.

Além dessas contribuições aos cooperados, em 2009, a Unimed Ponta Grossa implantou o Projeto Vida por Unimed, onde os cooperados devem participar de ações como: café da manhã com exames preventivos, reuniões da cooperativa, filmes em cinemas, atividades recreativas e esportivas, participação em ações e projetos de responsabilidade social da cooperativa. Cada participação do cooperado (a) vale pontos que ao final do período de um ano, o cooperado (a) que obtiver o maior número de pontos receberá prêmios concedidos pela Unimed.

Outro compromisso que a Unimed tem com os cooperados (as) é o incentivo e o apoio proporcionado em cursos e palestras de áreas específicas (Estudo Continuado, Educação Cooperativista, Treinamentos na área de informática ao cooperado e secretárias, Cursos de Conselheiro Fiscal e Auditoria Médica), reconhecendo assim, a importância do conhecimento e da informação na prática da medicina.

Coordenação: Diretoria Executiva
Responsável pelas informações: Gerente Administrativo

 

2. PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DE COLABORADORES

Outro público alvo dos projetos e ações da Unimed são os colaboradores, onde a Unimed busca constantemente ações para a satisfação de seu quadro de colaboradores, bem como de seus familiares. Desta forma tem procurado ampliar os benefícios aos colaboradores, oferecendo:

  • Plano de Saúde;

  • Plano Odontológico;

  • Seguro de Vida em Grupo;

  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários;

  • Vale Alimentação/refeitório e Vale Transporte

  • Triênio, Adicional de Produtividade e Adicional de Insalubridade; 

  • Prêmio de Férias e Prêmio Assiduidade;

  • Prêmio por Tempo de Serviço.

Além desses benefícios, a cooperativa mantém alguns projetos de Responsabilidade Social que são direcionados para o público interno, tais como:

  • Kit Bebê;

  • Kit Escolar; 

  • Confraternização de Aniversário;

  • Programa de Qualificação Profissional com oferta gratuita de cursos em diversas áreas; 

  • Medicina Preventiva para Colaboradores;

  • Ginástica Laboral;

  • Apoio as ações da Associação dos Funcionários da Unimed;
    SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Todos estes projetos serão descritos com seus objetivos, bem como outros que atendem aos colaboradores e seus familiares;

Coordenação: Gerência Administrativa e Gerência Adjunta de Recursos Humanos
 

 

A Unimed Ponta Grossa e o Hospital Geral Unimed reconhecem o capital humano como fator-chave para o êxito da organização. Portanto, é fundamental manter equipes preparadas, motivadas e em contínuo processo de aprimoramento profissional. Visando o investimento em seu potencial humano, a cooperativa oportuniza aos seus colaboradores, treinamentos, cursos e palestras voltados a diversas áreas. Os temas de maior ênfase são: relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, marketing, informática, comunicação organizacional, controles financeiros, análise e solução de problemas, políticas de negociação, estrutura e planejamento empresarial.

Objetivos: Estimular o trabalho em equipe, que implica em lealdade, franqueza e confiança, com respeito à individualidade e à busca de consenso entre as pessoas e promover o desenvolvimento dos colaboradores e o aprimoramento de conhecimentos que permitam o seu contínuo crescimento pessoal e profissional.

Público Alvo: Colaboradores da Unimed Ponta Grossa e do HGU, secretárias de médicos cooperados e prestadores de serviços.

Data da realização: Conforme cronograma estabelecido pelo departamento de Recursos Humanos da cooperativa; 

EVENTO

EVENTOS

HORAS DE TREIN.

INVESTIMENTO UNIMED

INVESTIMENTO SESCOOP

TOTAL

2006

31

3.000

                 7.519,36

                 10.000,00

             17.519,36

2007

16

2.690

                 3.394,11

                 14.354,00

             17.748,11

2008

36

14.90

                 5.937,78

                 18.908,00

             24.845,78

2009

25

2.462

                 5.070,99

                 19.967,00

             25.037,99

2010

58

5.126

27.459,53

33.000,00

60.459,53

2011

26

5.563

25.083,40

31.460,00

56.543,40

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Recursos Humanos (Jorge Mendes) e Balanço Social
 

2.2  AÇÃO 1 – KIT ESCOLAR

Além da preocupação constante na formação de seus colaboradores a Unimed também participa na vida dos familiares destes.

Assim, desde 2004, incentiva a formação educacional dos filhos dos colaboradores, entregando a todos os funcionários que possuem filhos em idade escolar desde a pré-escola até o ensino médio, kits de material escolar.

Para ter o beneficio o colaborador deve comprovar a efetivação da matrícula do filho, junto ao setor de Gestão de Pessoas da cooperativa, que verifica a evolução do aluno, através do avanço nas séries escolares ano a ano.

Objetivos: Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores e seus dependentes e agregar valor através de mais um benefício, como reconhecimento e valorização do colaborador.

Público alvo: Dependentes dos colaboradores em idade escolar da pré-escola ao ensino médio.

Data de realização: Mês de dezembro de cada ano.

Resultados obtidos:  

EVENTO

COLABORADORES

KIT´S

INVESTIMENTO

VALOR POR KIT

2004

20

27

                                    1.279,56

                       47,39

2005

19

25

                                    1.412,86

                       56,51

2006

23

34

                                    1.516,42

                       44,60

2007

24

35

                                    1.331,83

                       38,05

2008

37

50

                         1.416,30

                       28,33

2009

161

204

                                    3.726,61

                       18,27

2010

138

211

3.906,02

18,51

2011

169

243

4.784,43

19,69

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Recursos Humanos (Jorge Mendes)

2.3  PROJETO 2 - CONFRATERNIZAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
 

Uma vez por mês, os colaboradores da Unimed reúnem-se no auditório da cooperativa ou no refeitório do HGU para a confraternização de aniversário dos colaboradores.

Além de ser um diferencial, este projeto se caracteriza como mais um elo de união no relacionamento cooperativa/colaborador, demonstrando-se assim, a valorização que a empresa tem por seu quadro funcional.

Os eventos têm sido bastante prestigiados pelos colaboradores e os resultados obtidos estão em acordo com os objetivos do projeto.

Objetivos: Homenagear o colaborador no dia de seu aniversário e valorizar o quadro funcional, além de propiciar momentos de integração, essenciais para um bom relacionamento e espírito de cooperação entre todos e proporcionar maior integração entre os colaboradores do HGU e da Unimed, bem como pelo reconhecimento da valorização de todo o quadro funcional.

Público alvo: Colaboradores da Unimed Ponta Grossa e HGU.

Data de realização: Final de cada mês.

Resultados obtidos:

EVENTOS

Nº DE EVENTOS

Nº PARTICIPANTES

INVESTIMENTO

2007

12

600

3.847,31

2008

12

600

6.391,53

2009

12

600

14.051,13

2010

12

600

13.129,17

2011

12

600

14.711,45

Coordenação: Jorge Carlos Mendes - Responsável pelas informações: Recursos Humanos e Balanço Social
 

 

2.4  AÇÃO 2 – MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL

Os colaboradores da Unimed Ponta Grossa realizam a coleta seletiva do lixo e utilização de canecas de porcelana em lugar dos copos de plástico, como uma forma de combater o desperdício e contribuir para a conscientização ambiental.
É realizada a destinação de lixo eletrônico a empresa especializada na destinação final destes produtos para evitar problemas ambientais.
No Hospital Geral Unimed também é realizada a destinação de óleo de cozinha e lâmpadas fluorescentes à empresas especializadas na coleta e destinação correta destes materiais.

Objetivos: Combater o desperdício de papel e contribuir para a conscientização ambiental e reduzir o uso de copos descartáveis.

Público alvo: colaboradores da Unimed Ponta Grossa.

Data de realização: diariamente o lixo reciclado é recolhido é encaminhado a pessoas que arrecadam o material, na utilização das canecas, cada colaborador assumiu um compromisso de uso somente das canecas de porcelana, assinando um termo de conduta para o não uso de copos plásticos.

Resultados obtidos: Além do trabalho de conscientização realizado entre os colaboradores que replicam esse aprendizado em suas famílias, há uma redução no desperdício de material e encaminhamento adequado do material próprio para reciclagem, contribuindo para o meio ambiente e para a inclusão social das pessoas que arrecadam diariamente o material reciclado na cooperativa. Além disso 421 lâmpadas tiveram destinação correta, 60 litros de óleo vegetal e 498 kg de lixo eletrônico. Em 06 (seis) meses, com a economia na compra de copos descartáveis, foi pago o investimento das canecas.

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Responsabilidade Social


2.5  PROJETO 3 - JOGOS DA INTEGRAÇÃO UNIMED E HGU

A Unimed Ponta Grossa e o HGU desenvolvem constantemente ações voltadas a todos os seus colaboradores e familiares, no intuito de cumprir com valores de ética, respeito ao ser humano, valorização e satisfação de seu quadro funcional.

Além disso, as relações interpessoais e o espírito de equipe devem ser foco constante de atenção, dentro de uma organização, lembrando-se também da importância em disseminar práticas que contribuam para a qualidade de vida.

Inspirado pelos Jogos Pan Americanos que aconteceram no Brasil em 2007, foi realizada a primeira edição dos “Jogos da Integração Unimed”.  No ano de 2008, além dos colaboradores da cooperativa, participaram também os colaboradores do HGU.

Durante os Jogos da Integração, os colaboradores são incentivados à prática de alguma atividade física ou esportes, com o intuito de vir a tornar-se um hábito. E, incluindo os familiares em eventos dessa natureza, a empresa demonstra valorizar de forma integral o colaborador.

Objetivos: Proporcionar a integração dos funcionários, através de atividades esportivas, que incentivem a competitividade saudável e a exaltação do espírito de equipe, reforçando valores imprescindíveis nas relações interpessoais do ambiente de trabalho. Incentivar a prática de atividades esportivas de forma a diminuir os índices de sedentarismo, uma das principais causas relacionadas a problemas de saúde. Reforçar o sentimento de valorização que a empresa tem pelo colaborador, à medida que recebe também seus familiares em atividades de integração.

Público Alvo: Colaboradores da Unimed Ponta Grossa, HGU, familiares e Diretoria da empresa.

Resultados obtidos:

EVENTO

UNIMED

HGU

TOTAL

MODALIDADES

VALOR

2007

78

-

78

7

4.082,90

2008

63

48

111

8

4.841,19

2009

53

35

88

7

4.470,00

2010

71

78

149

9

5.053,47

2011

156

90

246

11

6.723,94

Coordenação: Jorge Carlos Mendes - Responsável pelas informações: Recursos Humanos

2.6  AÇÃO 3 – GINÁSTICA LABORAL


A ginástica laboral faz parte da rotina de trabalho dos colaboradores, traduzindo-se em um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente.

A ginástica laboral, além trazer benefícios físicos constitui-se em um momento de integração entre os colaboradores. Este programa está diretamente associado ao compromisso da cooperativa, sendo que a Diretoria Executiva em conjunto com o Departamento de Recursos Humanos estão dispostos a oferecer o melhor aos seus colaboradores.

Objetivos: Prevenir doenças relacionadas a esforços repetitivos, visando compensar as estruturas físicas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, de forma a relaxá-las e tonificá-las e Promover a integração entre os colaboradores.

Público alvo: colaboradores da cooperativa e do HGU.

Data de realização: A ginástica laboral no ambiente de trabalho é realizada diariamente com duração de 10 minutos antes do início da jornada de trabalho e 10 minutos ao final do expediente.

Resultados obtidos: A ginástica laboral é realizada através de aulas prático-expositivas, onde os participantes executam atividades com materiais diversos com a finalidade de exercitar resistência e força, alongamentos, atividades rítmicas, de coordenação e relaxamento, visando diminuir as tensões do dia-a-dia. Devido a essas atividades pode-se observar uma melhora sensível na parte social dos colaboradores, mas principalmente na aptidão física e condição postural de cada um, além é claro, de ser um período do dia onde os funcionários podem relaxar com atividades de respiração e técnicas de massagem.

Investimento: R$ 7.594,84 em 2011

Coordenação: Jorge Carlos Mendes - Responsável pelas informações: Balanço Social

2.7  PROJETO 4 - DIA DA SECRETÁRIA UNIMED


A Unimed Ponta Grossa, em comemoração ao Dia da Secretária, promove todos os anos desde 2006 o encontro em comemoração ao Dia da Secretária.

O evento reuniu secretárias de cooperados, de clínicas prestadoras de serviços de saúde de Ponta Grossa e área de ação e colaboradoras do setor de atendimento da cooperativa. Os organizadores do encontro promoveram várias atividades: palestras, divertidas provas, sorteio de brindes, entrega de presentes para todas as secretárias e premiação à equipe vencedora, encerrando com um delicioso almoço.

Objetivos:

  • Comemorar a passagem do “Dia da Secretária”;

  • Promover a integração, qualificação profissional e diversão como forma de valorização das (os) profissionais de secretariado diretamente vinculadas (os) ao trabalho dos médicos cooperados.

Público alvo: secretárias de cooperados, clínicas prestadoras de serviços de saúde de Ponta Grossa e área de ação e colaboradores do setor de atendimento da cooperativa e HGU.

Data de realização: Próximo ao dia da secretária (30 de setembro).
 
Resultados obtidos:  

EVENTO

PARTICIP.

EVOLUÇÃO %

INVESTIMENTO

INVEST. INDIVID.

EVOLUÇÃO %

2006

                43

           1.617,67

          37,62

2007

                65

51%

           2.437,65

          37,50

0%

2008

                70

8%

           4.197,96

          59,97

60%

2009

                      75

7%

                4.607,26

          61,43

2%

2010

180

140%

10.269,18

57,05

-7%

2011

150

-17%

13.093,35

87,29

53%

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Michelle Bayer  

 

2.8  PROJETO 5 – LIVRO PARA TODOS


Nos últimos tempos os computadores, celulares e a comunicação através da internet vem crescendo exponencialmente, entretanto temos a consciência da importância e dos benefícios que uma boa leitura com a utilização de livros traz para os praticantes desta filosofia de aprendizado. Desta forma decidiu-se incentivar a pratica da leitura com a arrecadação de livros pelos próprios funcionários e cooperados e assim proporcionar a equipe Unimed o empréstimo de livros dos mais diversos títulos.

Objetivos: O projeto tem como principal objetivo incentivar a prática da leitura aos colaboradores e dependentes da Unimed.

Público alvo: Colaboradores Unimed e HGU e seus dependentes.
 
Resultados obtidos:  

ANO

Nº DE EMPRÉSTIMOS

EVOLUÇÃO %

QTD DO ACERVO

EVOLUÇÃO %

2011

35                 

46

-

2012

 

 

 

 

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Paulo (Almoxarifado)
 

3. PROGRAMA VOLTADO A SOCIEDADE EM GERAL

 


3.1  PROJETO 8 – DIA DO CLIENTE

O cliente é parte essencial do nosso negócio, ele é o propósito do nosso trabalho e nós seres humanos, temos algumas necessidades básicas como o sentimento, o afeto, o carinho, a segurança entre outros. Quando somos lembrados em pequenos gestos ou ações, nos sentimos especiais. Por isso pensamos em comemorar o Dia do Cliente na Unimed Ponta Grossa com uma pequena ação, porém grandiosa na sua plenitude.  A intenção é fazer a diferença, sendo fiel aos nossos beneficiários, dizer a ele o quanto é importante para a Unimed e proporcionar um agrado comemorando seu dia.

Objetivos: Realizar um circuito de saúde, onde cada cliente que visita a Unimed passa pela aferição de pressão, peso, altura, circunferência abdominal, índice de massa corporal, dosagem de glicose e recebe o material educativo sobre saúde e prevenção de doenças, incentivo à alimentação saudável, bem como orientação sobre o uso consciente do plano de saúde e também recebe brindes.
 
Público alvo: Todos os Beneficiários.

Data de realização: Na semana do dia 20 de setembro.
 
Resultados obtidos:

PERÍODO

BENEFICIADOS

INVESTIMENTO

VARIAÇÃO %

2011

350

1.548,84

-

Coordenação: Agda Regina Alves - Responsável pelas informações: Balanço Social e Enfermeira Medicina Preventiva

3.2  AÇÃO 5 – AFFINITAS BANDA SHOW


A Unimed Ponta Grossa patrocina mensalmente bolsas de estudos, aos alunos que integram a Affinitas Banda Show da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Objetivos: Promover a integração da criança especial, contribuindo assim, para sua auto-estima e socialização através da cultura e lazer e relacionar-se com a comunidade na qual a Unimed Ponta Grossa está inserida, colocando em prática o sétimo princípio do cooperativismo que consiste na “Preocupação com a Comunidade”. 

Público alvo: crianças especiais atendidas pela APAE

Data de realização: o patrocínio é feito mensalmente, sendo que as atividades da Affinitas Banda Show acontecem duas vezes por semana na APAE.

Resultados obtidos: A Unimed PG participa do patrocínio deste projeto desde o ano de 2000. Manter a Affinitas Banda Show representa oferecer possibilidades de desenvolvimento mental, emocional e social às crianças especiais. 

EVENTO

Nº DE BOLSAS

VALOR MÉDIO POR BOLSA

TOTAL INVESTIDO

2000

1

540,00  

540,00

2001

1

600,00

600,00

2002

1

       600,00

       600,00

2003

2

570,00

1.140,00

2004

2

570,00

1.140,00

2005

2

       720,00

1.440,00

2006

2

       720,00

1.440,00

2007

2

       720,00

1.440,00

2008

2

       720,00

1.440,00

2009

2

720,00

1.440,00

2010

3

660,00

1.980,00

2011

3

780,00

2.340,00

Coordenação: Diretoria Executiva - Responsável pelas informações: Financeiro


3.3  PROJETO 9 – NATAL COOPERATIVO UNIMED 

Um dos maiores projetos de responsabilidade social da Unimed nasceu da cooperação entre a maioria dos cooperados e os colaboradores da Unimed Ponta Grossa. Estes iniciaram uma campanha para arrecadar brinquedos às crianças carentes das instituições e associações que auxiliam as classes menos favorecidas de nossa cidade.

Desta forma, os cooperados sensibilizados por essa iniciativa, passaram a contribuir mensalmente com valores para viabilizar a realização de uma festa para as crianças que são assistidas pelas entidades de nossa cidade e região. Assim, através de uma rede de solidariedade entre cooperados e colaboradores, surgiu o Natal Cooperativo.

A festa conta com inúmeras brincadeiras, apresentações artísticas e com a animação de colaboradores da Unimed que trajam roupas de personagens do mundo infantil.

Objetivos: Proporcionar um dia inesquecível para crianças carentes, as quais recebem brinquedos do Papai Noel e um lanche. Contribuir, através de uma ação de Responsabilidade Social, com ações de solidariedade junto à comunidade, visando melhorias das condições de vida da mesma. Relacionar-se com a comunidade na qual a Unimed Ponta Grossa está inserida, colocando em prática o sétimo princípio do cooperativismo que consiste na “Preocupação com a Comunidade”. 

Público alvo: Crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Data de realização: mês de dezembro de cada ano

Resultados obtidos: 
 

EVENTO

CRIANÇAS ATENDIDAS

EVOLUÇÃO %

INVESTIMENTO TOTAL

INVEST. INDIVID.

EVOLUÇÃO%

Nº VOLUNT.

2002

277

-

-

15

2003

1.294

367%

-

-

31

2004

2.287

77%

11.286,49

4,94

39

2005

2.212

-3%

14.010,41

6,33

28%

36

2006

2.240

1%

14.795,18

6,60

4%

44

2007

2.322

4%

18.296,06

7,88

19%

59

2008

2.358

2%

19.000,45

8,06

2%

93

2009

2.639

12%

17.257,28

6,54

-19%

92

2010

3.410

29%

23.618,18

6,93

6%

133

2011

3.650

7%

18.110,96

4,96

-28%

147

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Responsabilidade Social

3.4  PROJETO 10 – ESPETÁCULO DE PÁSCOA UNIMED
 

A Unimed Ponta Grossa, sentindo-se no dever de cumprir seu papel social, em agradecimento ao sucesso como prestadora de Saúde em nossa cidade, teve no ano de 2005, a iniciativa precursora de proporcionar um dia de alegria às crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil de nossa cidade, em comemoração à Páscoa.

A idéia surgiu como algo inovador justificado pela falta de ações sociais desenvolvidas na época de Páscoa. Dessa forma não houve dúvida por parte dos diretores da cooperativa de que o projeto seria um sucesso. Atualmente o projeto beneficia muitas crianças que tem a cesta de páscoa distribuída pela Unimed como único chocolate recebido. No contato direto com as crianças, entre um sorriso ou até mesmo um choro daqueles que, pela idade, não entendem ainda o que está acontecendo, pode-se constatar a alegria e a magia da Páscoa, levadas com sucesso pelo coelho da Páscoa e por colaboradores que fazem parte do grupo de voluntários incentivado pela empresa. 

Objetivos:

  • Cumprir com o papel social de minimizar as diferenças sociais; 
    Contribuir, através de uma ação de Responsabilidade Social, com ações de solidariedade junto à comunidade, visando melhorias das condições de vida da mesma;

  • Relacionar-se com a comunidade na qual a Unimed Ponta Grossa está inserida, colocando em prática o sétimo princípio do cooperativismo que consiste na “Preocupação com a Comunidade”. 

Público alvo: crianças de um a seis anos dos Centros de Educação Infantil da cidade de Ponta Grossa.

Data de realização: todos os anos, no período que antecede a Páscoa.

Resultados obtidos:

EVENTO

BENEFICIÁRIOS

EVOLUÇÃO %

INVESTIMENTO TOTAL

INVESTIMENTO INDIVIDUAL

EVOLUÇÃO %

2005

1.250

 

4.131,80

3,31

 

2006

1.400

12%

4.720,13

3,37

2%

2007

1.500

7%

6.524,97

4,35

29%

2008

1.650

10%

3.842,20

2,33

-46%

2009

2.004

21%

5.770,00

2,88

24%

2010

2.096

5%

7.846,64

3,74

30%

2011

1.500

-28%

4.634,30

3,08

-18%


Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Responsabilidade Social


3.5  PROJETO 13 – CINE CULTURA UNIMED
 

A Unimed Ponta Grossa constantemente busca manter e ampliar suas ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Em 2006 iniciou o Projeto “Cine Cultura Unimed”, o qual proporciona às crianças da rede municipal e estadual de ensino, uma tarde diferente, iniciando com uma mini-palestra divertida em uma linguagem infantil  apropriada à faixa-etária dos pequenos e ilustres visitantes à cooperativa. Em seguida, as crianças assistem a um filme escolhido pela direção pedagógica da escola e para completar, não poderia faltar um delicioso lanche.  

Espera-se com este projeto conscientizar as próximas gerações a fim de despertar nelas o senso de novas profissões, educação, trabalho, meio ambiente, saúde, a importância da responsabilidade e do respeito sobre as diferenças sociais, credos e raças em nossa sociedade.

Objetivos: 

  • Oportunizar as crianças a possibilidade de assistir a um filme com todo o conforto e a estrutura de um cinema de verdade;

  • Viabilizar uma possibilidade de lazer e a vivência de um aprendizado em espaço alternativo ao da sala de aula;

  • Contribuir, através de uma ação de Responsabilidade Social, com ações de solidariedade junto à comunidade, visando melhorias das condições de vida das pessoas;

  • Relacionar-se com a comunidade na qual a Unimed está inserida, colocando em prática o sétimo princípio do cooperativismo que consiste na “Preocupação com a Comunidade”. 

Público alvo: Crianças com idade entre 06 e 14 anos da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.

Data de realização: As sessões ocorrem mensalmente, no auditório da Unimed.

Resultados obtidos:

PERÍODO

PARTICIPANTES

VARIAÇÃO %

INVESTIMENTO TOTAL

INVEST. INDIVID.

2006

  430

-

1.353,00

                      3,15

2007

                   871

103%

          2.491,50

2,86

2008

                                 1.071

23%

       3.186,60

                       2,98

2009

                      879

-18%

          1.466,50

1,67

2010

742

-16%

1.584,81

2,14

2011

1032

39%

2.690,57

2,61

Coordenação: Jorge Soistak - Responsável pelas informações: Projetos
 


3.6 PROJETO 14 – KIT BEBÊ UNIMED

Sabe-se que a vinda de uma nova criança ao mundo é um momento de muita alegria a todos e a Unimed Ponta Grossa participa deste momento oferecendo às parturientes, cujo parto tenha sido realizado através do plano de saúde, um Kit bebê o qual é composto por uma bolsa personalizada com os produtos de higiene básica para auxiliar as novas mamães.

Objetivos: Participar do momento tão esperado pela família que é a chegada do bebê, através de um gesto de humanização no atendimento e apresentar um diferencial a mais no plano de saúde Unimed.
 
Público alvo: parturientes que tem os filhos nascidos no Hospital Geral Unimed.

Data de realização: A bolsa é entregue no ato da visita hospitalar que é realizada pelos assistentes sociais da Unimed.

Resultados obtidos:  

PERÍODO

Nº DE KIT

VARIAÇÃO %

INVESTIMENTO TOTAL

INVESTIMENTO INDIVIDUAL

2005

550

                -

        15.299,18

27,82

2006

483

-12%

         25.307,99

52,40

2007

513

6%

17.589,25

34,29

2008

523

2%

           16.963,20

32,43

2009

574

10%

16.834,40

29,33

2010

697

21%

20.320,70

29,15

2011

787

13%

31.251,68

39,71


Coordenação: Agda Regina Alves - Responsável pelas informações: Almoxarife e Balanço Social
 

 


3.7  AÇÃO 7 – DOAÇÕES EM GERAL


A Unimed Ponta Grossa colaborou com muitas instituições através de patrocínios, incentivando e apoiando eventos realizados na cidade de Ponta Grossa e região que tenham por objetivo o desenvolvimento da comunidade.

Objetivos: Participar da vida da comunidade, apoiando eventos voltados ao desenvolvimento social e humano e contribuir com os esforços de entidades cujas finalidades são a promoção humana e social.

Público alvo: instituições que promovem o desenvolvimento humano e social e que solicitam brindes ou patrocínio financeiro para realização de eventos.

Entre as principais ações estão:

Doação de verbas para alimentos: além dos projetos desenvolvidos e apoiados acima descritos, a Unimed assistiu à instituição Ramo Acácia através da doação valores, incentivando e contribuindo para a manutenção de ações de solidariedade e promoção humana na comunidade.

Uniformes: a instituição beneficiada no ano de 2011 foi a “Casa da Acolhida”, uma Organização não Governamental vinculada à Sociedade São Vicente de Paula, que mantém um abrigo provisório para adultos e crianças. A Unimed PG doou peças que faziam parte do uniforme dos colaboradores, porém que já estavam em desuso.

Brindes: A Unimed Ponta Grossa beneficiou ao longo de ano de 2011, várias instituições, contribuindo para a realização de eventos, através da doação de brindes.

Resultados obtidos: maior integração com a comunidade local e apoio aos eventos realizados por instituições que visam a promoção social e humana.

Investimento: 

EVENTO

TOTAL DE REPASSE

EVOLUÇÃO

INSTITUIÇÕES ATENDIDAS

VALOR MÉDIO POR INSTITUIÇÃO

2005

20.251,90

 

           23

             880,52

2006

56.249,51

178%

    17

         3.308,79

2007

 17.798,42

-68%

  12

1.483,20

2008

58.505,24

229%

           13

     4.500,40

2009

         51.826,00

-11%

              14

  3.701,86

2010

61.245,00

19%

07

8.749,29

2011

36.896,57

-40%

10

3.689,66

Coordenação: Diretoria e Departamento Administrativo
Responsável pelas informações: Balanço Social
 

4. PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA

O Programa de Medicina Preventiva trata-se de uma nova abordagem, cujo objetivo geral é promover a qualidade de vida dos clientes por meio da promoção e proteção à saúde. O programa caracteriza-se pela adoção de hábitos, comportamentos e condições de vida que levem indivíduos e comunidade a atingir e preservar seu melhor nível de saúde.

Todas as pessoas têm um potencial para mudanças de comportamento e estilos de vida desde que compreendam as razões e os benefícios dessas mudanças. Dar ênfase na promoção de saúde através da melhoria do nível de informação e motivação é o objetivo constante do Programa de Medicina Preventiva da Unimed Ponta Grossa. Fazem parte do Programa de Medicina Preventiva os seguintes projetos:
 

4.1  PROJETO 16 – VACINAÇÃO COMPARTILHADA
 

A Unimed Ponta Grossa, levando em conta os benefícios econômicos às empresas que a vacinação proporciona e os benefícios aos funcionários, entre eles, maior qualidade de vida e proteção contra uma doença que pode causar muito desconforto e sofrimento, implantou através de seu Programa de Medicina Preventiva um Projeto de Vacina contra a Influenza. (redução de 44% das visitas ao médico em função de infecções no TRS -Trato Respiratório Superior;  redução de 43%  nos dias de trabalho perdidos; prevenção da queda de produtividade e de acidentes de trabalho associados à alteração do estado de alerta; entre outros).

Objetivos: Intermediar aquisição das vacinas com os laboratórios; fornecer material informativo sobre a Gripe; realização de treinamento da equipe de enfermagem da empresa contratante; aplicação gratuita das doses de vacinas;

Público alvo: funcionários das empresas contratantes e seus familiares.

Data de realização: entre os meses de março e maio de cada ano.

Resultados obtidos:  

EVENTO

EMPRESAS

QTDE

VALOR POR VACINA

VALOR TOTAL

2007

9

914

                                23,40

               21.387,60

2008

5

910

                                24,60

               22.386,00

2009

5

672

                                20,10

               13.507,20

2010

3

300

42,50

12.750,00

2011

22

2975

15,00

44.625,00

Coordenação: Enfermeira Medicina Preventiva

 

 

4.2  PROJETO 18 – MAIS SAÚDE NAS EMPRESAS

Implementado em 2004 para desenvolver ações que contemplem e proporcionem uma melhor qualidade de vida e assistência global à saúde das pessoas, alterando o enfoque do atendimento preventivo e de promoção à saúde agregando mais um diferencial ao trabalho desenvolvido aos usuários de planos empresariais da Unimed.
A metodologia de trabalho consiste em disponibilizar às empresas contratantes, organizações participantes do Selo Social e comunidade empresarial, palestras com profissionais da área da saúde, sobre os temas pertinentes a realidade atual de nossa sociedade.
Para definição dos temas foram considerados os que possuem maior incidência de ocorrências e que possam ser evitados. Os sete temas disponibilizados são:
Diabetes/Obesidade/Dislipidemia, Hipertensão Arterial; DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis; LER/DORT - Lesões por esforços repetitivos e Doenças Ortomoleculares relacionadas ao trabalho; Tabagismo/Drogas/Alcoolismo; Higienização Pessoal e Saúde Integral da Mulher.

Objetivos: Apresentar informações relevantes sobre saúde aos colaboradores das empresas da cidade e da região dos Campos Gerais. Proporcionar uma melhor qualidade de vida e assistência global à saúde das pessoas. Conscientizar para o aspecto preventivo e de promoção à saúde agregando mais um diferencial ao trabalho desenvolvido aos usuários de planos empresariais da Unimed.

Público alvo: empresas contratantes, organizações participantes do Selo Social e comunidade empresarial.

Data de realização: durante o ano todo;

Resultados obtidos:  

EVENTO

Nº DE PALESTRAS

PARTICIPANTES

INVESTIMENTO

2005

15

                       1.000

                          1.786,40

2006

11

                           440

                             1.200,00

2007

18

                           690

                              1.170,00

2008

35

                        1.405

                              2.000,00

2009

16

                            501

                               1.650,00

2010

12

330

-

2011

26

1617

480,00

Coordenação: Dr. Northon de Arruda Hilgenberg
Responsável pelas informações: Contabilidade e Enfermeira Medicina Preventiva

 

4.3  PROJETO 19 – VIDA SAUDÁVEL 
 

Iniciado em 2006, através de uma parceria da Unimed com o Guarani Esporte Clube, este projeto caracteriza-se por uma inovação na área de planos de saúde no Brasil, pois constitui um espaço dedicado à prevenção de doenças, promoção à saúde e realização de exercícios físicos. Aprender a cuidar da saúde conhecendo o próprio corpo é a base para a prevenção de doenças e agravos à saúde

Coordenado por profissionais da área de Assistência Social, Enfermagem e Educação Física, no Projeto Vida Saudável são realizadas diariamente atividades centradas na aquisição de uma maneira mais saudável de vida, sendo atividades rotineiras as dicas de saúde, oficinas e palestras sobre temas diversos, alongamentos, ginástica localizada, exercícios ritmados e caminhadas. Foi formado pelas participantes do projeto um grupo de dança, onde as mulheres redescobrem que são capazes de serem artistas, além de elevarem sua auto-estima.

Objetivos: Criar nas pessoas a responsabilidade pela própria saúde, conscientizando-as de que ela é um bem de inestimável valor, indispensável ao bem estar e ao desempenho individual em todos os sentidos e tratar com mais atenção a população de clientes que confiam a sua saúde à Unimed, aliando a melhor assistência médico-hospitalar a diversas atividades de proteção à saúde.

Público alvo: Beneficiários da Unimed, associados do Clube Guarani e funcionários da cooperativa.

Data de realização: todas as segundas, quartas e sextas-feiras.

Resultados obtidos:

EVENTO

ENCONTROS

PARTICIPANTES

INVESTIMENTO

2006

120

100

                39.215,55

2007

123

115

                       42.913,31

2008

135

170

49.751,38

2009

130

210

56.605,73

2010

144

200

63.609,26

2011

150

121

40.625,10

Coordenação: Dr. Northon de Arruda Hilgenberg
Responsável pelas informações: Enfermeira Medicina Preventiva e Balanço Social


4.4  PROJETO 20 – VIDA SAUDÁVEL (Parceria com o Hipermercado Muffato)


A Unimed Ponta Grossa, entendendo a importância da adoção de hábitos, comportamentos e condições de vida, que levem indivíduos e comunidade a atingir e preservar seu melhor nível de saúde e, mantendo seu comprometimento com a Responsabilidade Social, juntamente com sólidas parcerias, desenvolve, em conjunto com o Hipermercado Muffato (no estacionamento do mesmo), atividades de vida saudável (exercícios físicos e dicas de saúde) toda terça feira finalizando com café da manhã.

Esta parceria na realização de atividades físicas iniciou-se em maio de 2008, com uma homenagem ao Dia das Mães.

Objetivos: Criar nas pessoas a responsabilidade pela própria saúde, conscientizando-as de que ela é um bem de inestimável valor, indispensável ao bem estar e ao desempenho individual em todos os sentidos e Propiciar à comunidade local o engajamento em atividades físicas e induzir através do hábito, a busca por maior qualidade de vida e proteção à saúde.
 
Público alvo: comunidade em geral.

Data de realização: todas as terças-feiras, de manhã, no estacionamento do Hipermercado Muffato.

Resultados obtidos:  

EVENTO

ENCONTROS

PARTICIPANTES

INVESTIMENTO

2008

32

80

                                   -  

2009

48

80

                                    -  

2010

48

70

-

2011

50

54

-

Coordenação: Dr. Northon de Arruda Hilgenberg
Responsável pelas informações: Enfermeira Medicina Preventiva


4.5  PROJETO 21 – DIA MUNDIAL DA SAÚDE 

Mais uma ação que comprova que a essência da Unimed que é proporcionar a saúde e bem estar à comunidade que está inserida.

Objetivo: Realização de ação em conjunto com as Unimed’s do Paraná e Unimed Brasil para que no dia Mundial da saúde (07-04) seja promovido um dia com as mais diversas atividades e ações voltadas a saúde da população de nossa cidade. As principais ações desenvolvidas foram: circuito de saúde, alongamento, ginástica, orientações de saúde, recreação infantil, realização de exames de acuidade visual, mini palestras, massagens terapêuticas, exames de triglicerídeos e diabetes.

Público alvo: Pessoas de todas as idades residentes em Ponta Grossa.

Parceiros: Hospital Geral Unimed, Pró-ensino, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Terceira Regional de Saúde, Secretaria de Saúde do Município, SESI, SESC, Supermercado Muffato, Intensifisio, Unilab e Vacinalar;

Data de realização: dia 07 de abril de 2011 das 10h às 15h.

Investimentos e Resultados obtidos: 

EVENTO

Nº DE PARCEIROS

PARTICIPANTES

INVESTIMENTO

2009

11

                         500

                     431,29

2010

13

450

720,12

2011

17

750

2.465,70

Coordenação: Thalita Valentin - Responsável pelas informações: Balanço Social e Marketing

 

5. RECONHECIMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS ÚLTIMOS ANOS

SELO SOCIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA

Pelo 8º ano consecutivo a Unimed Ponta Grossa recebe o SELO SOCIAL concedido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Desde que a prefeitura instituiu as categorias “ouro, prata e bronze”, a Unimed Ponta Grossa vem recebendo o Selo Social Categoria Ouro, o qual é fornecido às empresas que desenvolvem projetos de elevada Responsabilidade Social.

Em 2010, a Unimed Ponta Grossa participou da 8ª. Feira do Selo Social, a qual foi realizada com intuito de que as empresas, organizações sociais e órgãos governamentais apresentassem parcerias, criando o conceito de negócio social, através de uma rede de empreendedores. O programa Selo Social visa certificar às empresas e órgãos governamentais que praticam a responsabilidade social interna e externa de acordo com a Lei Municipal nº 7193.

 

SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIMED DO BRASIL

 

A Unimed Ponta Grossa recebeu pelo 9º ano consecutivo o SELO SOCIAL da Unimed do Brasil. O Selo faz parte da Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed, instituída em 2001, e é um incentivo para que todas as cooperativas contribuam para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Este selo é concedido aquelas Unimed´s que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão e é um importante diferencial para todo o mercado, que reconhece e valoriza as empresas com essa postura.


 ANUÁRIO EXPRESSÃO DE GESTÃO SOCIAL

A Unimed Ponta Grossa participa da Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial da Região Sul realizada pelo Anuário Expressão de Gestão Social em parceria com a Cívitas Responsabilidade Social Consultoria e Treinamento.  Baseada nos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, a pesquisa é uma ferramenta de avaliação da gestão da empresa em relação à incorporação de práticas de RS empresarial ao planejamento estratégico e ao monitoramento de desempenho e consiste em um questionário formado por 7 temas: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; Governo e Sociedade. 
Nos últimos anos a 5ª. Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial da Revista Expressão destaque Excelência em Gestão e a 6ª. Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial da Revista Expressão destaque Excelência em Gestão Sustentável - Unimed Ponta Grossa se destacou entre as 200 instituições que realizam ações que mudam as feições do sul;
• Título Honorífico de Personalidade Emérita - APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais);
• Mérito Empresarial - ACIPG (Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa);
• Índice de Marcas de Referência e Afinidade Regional - RIC (Rede Independente de Comunicação);
• Empresa Cidadã - CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro);
• Melhor Unimed do Estado em Gestão de Custos com Responsabilidade Social - Federação do Paraná;
• Melhor Unimed do Estado em Indice de Repasse aos Cooperados - Federação do Paraná;
• Troféu Geny Ribas 30 Anos - Primeira empresa a contratar deficiente auditivo em Ponta Grossa;
• Troféu 4º ITC (Intercâmbio Cultural entre Cooperativas);
• 19º Prêmio Expressão de Ecologia (Editora Expressão – Maior Premiação Ambiental da Região Sul do Brasil);

 

 

 

 

A Unimed Ponta Grossa cumpre integralmente a sua função principal que é a de defender os interesses de seus stakeholders e o cooperado é a essência da Cooperativa, sem ele a cooperativa não tem razão de ser.

 

 

Guia Médico

 
Acesse o Guia Médico Nacional Unimed no celular. Disponível nas lojas App Store e Google Play
Endereço: Rua Santos Dumont, 1036 - Centro - Ponta Grossa - PR - CEP: 84.010-360 Brasil
Unimed Ponta Grossa

Política de privacidade Termo de Uso Copyright 2001-2017 Todos os direitos reservados.