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Perguntas Frequentes

Tire suas Dúvidas

Como faço para emitir a segunda via ou atualizar um boleto?

Clique na área "Boleto bancário-2ª Via" na página inicial do site ou acesse o endereço www.unimedpf.com.br/boleto.

 


 

Como faço para autorizar o débito automático de minhas faturas?

Acesse o endereço www.unimedpf.com.br/debitoautomatico e preencha o formulário de autorização. Bancos conveniados: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Crediplan, Banrisul, Santander e Sicredi.

 


 

Gostaria de receber as faturas por e-mail, como faço para solicitar?

Acesse o endereço www.unimedpf.com.br/faturaonline e cadastre o seu e-mail.

 


 

Não consigo marcar consulta com uma determinada especialidade médica no prazo estabelecido pela resolução normativa nº 259. O que devo fazer?

Você deve entrar em contato com sua operadora de plano de saúde e solicitar que ela efetue o agendamento na especialidade médica que está com dificuldade. Beneficiários da Unimed Planalto Médio, podem ligar para o setor de Relacionamento com o Cliente para realizar esta intermediação, através do telefone: (54) 3317-6352 ou (54) 3317-6348, ou pelo Fale Conosco no site da Unimed Planalto Médio (www.unimed.coop.br/planaltomedio).
 
 

 

Quais são os procedimentos de alta complexidade (PAC)?

Os exemplos mais comuns são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a hemodiálise, a quimioterapia, e o cateterismo cardíaco. A lista completa dos procedimentos de alta complexidade que devem ser cobertos pelos planos de saúde pode ser encontrada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

 


 

Como faço para saber quanto de co-participação tenho nos procedimentos que o médico solicitou?

Com a guia de solicitação de exames e o seu cartão Unimed em mãos, basta entrar em contato através de e-mail, telefone, ou ainda presencialmente.

O atendente irá solicitar dois dados:

1. O número completo do seu cartão Unimed: 0 042 xxxx xxxxxxxx x;
2. Código ou nome do exame.

Contatos:
(54) 3317-6312
(54) 3317-6315
(54) 3317-6318
(54) 3317-6381

E-mail: fatur@unimedpf.com.br ou pm.local@unimedpf.com.br 

 


 

Como devo fazer para autorizar consultas, exames e internações?

Clientes Unimed Planalto Médio, que estiverem na área de abrangência da cooperativa, poderão autorizar suas consultas diretamente nos consultórios dos médicos cooperados, exames diretamente nos laboratórios e clínicas credenciadas, e as internações diretamente nos hospitais credenciados.

Caso o cliente da Unimed Planalto Médio esteja fora da área de ação da cooperativa, e possua um plano nacional, deverá procurar a Unimed local para solicitar a autorização.

 


 

Como proceder nas consultas Unimed?

Após escolher o médico de sua preferência, marque a consulta no consultório ou por telefone. Ao consultar, identifique-se apresentando seu Cartão Unimed e a Carteira de Identidade. Caso não possa comparecer na data e horário agendado, cancele antecipadamente.

A sua ausência sem aviso, interfere na possibilidade de outro beneficiário ser atendido neste horário e isto pode acontecer com você.

 


 

O que é carência?

Carência é o período entre a assinatura do contrato e a efetiva possibilidade de uso dos serviços pelo beneficiário.

Nesse intervalo, o cliente (consumidor) paga as mensalidades, mas não usará integralmente os serviços oferecidos. Só terá direito de usufruir de todos os benefícios contratados após o encerramento do prazo de carência.

 


 

O que devo fazer em caso de alteração de endereço (cobrança e envio de correspondências), no caso de Pessoa Física?

Há três formas de atualizar o endereço:

1º) Fax:
Enviar um fax para o número (54) 3314-7593 ou (54) 3311-5737 com as seguintes informações:
- Nome completo do titular do plano;
- CPF do titular;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone;
- Assinatura do titular.

2º) Pessoalmente na Unimed
O titular do plano, deve comparecer no Centro Administrativo Unimed Planalto Médio, para preencher o formulário de alteração de endereço:

Rua Lava Pés, 1898 - Centro
Setor de Cadastro
Fone: (54) 3317-6303
Departamento Comercial
Fone: (54) 3314-7593

3º) Via Portal Unimed 
Basta clicar em Atualização Cadastral na área do cliente e preencher o formulário.

IMPORTANTE:
Caso o cliente tenha o plano SOS 24 horas, favor informar se o endereço de atendimento ao SOS é o mesmo da cobrança e envio de correspondência (caso seja diferente, também informar este endereço).

 


 

O que devo fazer para solicitar a 2ª via do cartão do plano de saúde?

Há duas formas de atualizar o endereço:

1º) Fax:
Enviar um fax para o número (54) 3314-7593 ou (54) 3311-5737 com as seguintes informações:
- Nome completo do titular do plano;
- CPF do titular;
- Nome do beneficiário e o motivo da solicitação;
- Telefone;
- Assinatura do titular.

2º) Pessoalmente na Unimed
O titular do plano, deve comparecer no Centro Administrativo Unimed Planalto Médio, para preencher o formulário de solicitação de 2ª via de cartão:

Rua Lava Pés, 1898 - Centro
Setor de Cadastro
Fone: (54) 3317-6303
Departamento Comercial
Fone: (54) 3314-7593

IMPORTANTE:
Caso o cliente tenha o plano SOS 24 horas, favor informar se o endereço de atendimento ao SOS é o mesmo da cobrança e envio de correspondência (caso seja diferente, também informar este endereço).

 


 

Em que situação tenho direito ao reembolso de despesas com assistência à saúde fora da rede credenciada ou referenciada pela Unimed Planalto Médio?

Nos casos de urgência e emergência, quando não for possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados pela Unimed Planalto Médio.

Nestes casos, o reembolso se dará integralmente conforme prevê a RN nº 268 e nos limites da cobertura prevista no contrato.

 


 

Estou sem o meu cartão. Como faço para consultar ou realizar exames?

Quando o beneficiário está sem o seu cartão, o mesmo deve se dirigir até o setor de Autorizações na Unimed, munido do documento de identificação e autorizar a sua consulta previamente. O mesmo procedimento deve ser realizado em caso de exames.

 


 

Por quantos dias vale a minha autorização?

A autorização tem validade de até 30 dias. Após este prazo se não for realizado o exame o documento perde a validade e o paciente terá que solicitar ao médico nova requisição e autorizar novamente.

 


 

Quantos dias posso usar o meu cartão para o meu filho recém-nascido?

O beneficiário poderá utilizar o cartão da mãe nos primeiros 30 dias de vida do filho, desde que a mãe tenha cumprido 300 dias de carência. Neste período é importante solicitar o encaminhamento do cartão próprio para o recém-nascido.

 


 

Meu médico está cobrando diferença. Posso pagar?

Não, os planos de saúde comercializados pela Unimed Planalto Médio não possuem a opção do pagamento de diferenças diretamente ao médico cooperado. Todas as cobranças (mensalidades e co-participações) são realizadas através de boleto bancário ou débito em conta.

 


 

Qual é a abrangência do meu plano?

No contrato possui uma cláusula específica, onde consta a área geográfica de abrangência do plano escolhido pelo beneficiário. No cartão consta um campo específico (abrangência) que informa a área geográfica de abrangência do plano escolhido pelo beneficiário. No site da Unimed Planalto Médio, no item Planos, também está disponível a abrangência dos planos oferecidos pela cooperativa. O beneficiário também pode verificar diretamente no departamento Comercial na Unimed.

 


 

A Unimed autoriza no sábado?

O setor de Autorizações da Unimed Planalto Médio funciona das 7h30min às 18h de segunda à sexta-feira na Rua Lava Pés, 1898, Bairro Centro, Passo Fundo/RS. Salientamos que em situações de urgência e emergência, o atendimento será prestado e posteriormente será encaminhado o pedido para autorização.

 


 

O que devo fazer para consultar com um(a) Nutricionista?

O cliente que possui plano de saúde Unimed, tem o direito de realizar até 12 consultas/sessões com nutricionista desde que preencha todos os critérios previstos nas Diretrizes de Utilização (DUT) da Agência Nacional de Saúde Suplementar, conforme a Resolução Normativa nº 262 - anexo 2.

Para todos os casos não enquadrados nas Diretrizes de Utilização o cliente terá o direito de realizar 06 (seis) consultas/sessões com nutricionista por ano de contrato, desde que indicado pelo seu médico assistente.

O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com esse profissional, através da Guia de SADT e relatório médico, devendo o cliente se dirigir a Unimed para solicitar autorização do tratamento.

 


 

O que devo fazer para consultar com um(a) Psicólogo(A)?

O cliente que possui plano de saúde Unimed, tem o direito de realizar até 12 sessões de psicoterapia ou até 40 consultas/sessões com psicólogo, por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos critérios previsto nas Diretrizes de Utilização (DUT) da Agência Nacional de Saúde Suplementar, conforme a Resolução Normativa nº 262 - anexo 2, desde que indicado pelo seu médico assistente.

O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com psicólogo, através da Guia de SADT e relatório médico, devendo o cliente se dirigir a Unimed para solicitar autorização do tratamento.

 


 

Qual é a acomodação do meu plano?

A acomodação está prevista em contrato entre a operadora e o beneficiário e pode ser individual ou coletiva.

Obs.: A opção de acomodação superior, diferente da contratada pelo seu plano, incidirá diferença nos valores de internação hospitalar e de honorários da equipe médica. Estes devem ser negociados diretamente com os prestadores de serviço (hospital e médicos), permanecendo a Unimed isenta de qualquer responsabilidade sobre a negociação não constante no contrato.

 


 

O que devo fazer em caso de alteração de endereço (cobrança e envio de correspondências), no caso de Pessoa Jurídica?

Há quatro formas de atualizar o endereço:

1º) Fax:
Enviar um fax para o número (54) 3311-5737 com as seguintes informações:
- Nome completo do representante legal da empresa;
- CPF do representante legal da empresa;
- Razão social e CNPJ da empresa;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone;
- Carimbo e assinatura do representante legal da empresa.

2º) Pessoalmente na Unimed:
O representante legal da empresa deve comparecer no Departamento Comercial da Unimed Planalto Médio, para preencher o formulário de alteração de endereço. O Departamento Comercial localiza-se no seguinte endereço:

Rua Lava Pés, 1898 - Centro

Fone: (54) 3314-7593


3º) E-mail:
Enviar mensagem para o e-mail comercial@unimedpf.com.br com as seguintes informações:
- Razão social e CNPJ da empresa;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone.

4º) Ofício:
Empresa deve encaminhar ofício para o Departamento Comercial, com as seguintes informações:
- Nome completo do representante legal da empresa;
- CPF do representante legal da empresa;
- Razão social e CNPJ da empresa;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone;
- Carimbo e assinatura do representante legal da empresa.

IMPORTANTE:
Caso o cliente tenha o plano SOS 24 horas, favor informar se o endereço de atendimento ao SOS é o mesmo da cobrança e envio de correspondência (caso seja diferente, também informar este endereço).

 


 

Relativo a garantia de atendimento, meu cardiologista só tem disponibilidade de consulta daqui a um mês. Gostaria de saber o que a Unimed deve fazer?

Para fins de cumprimento dos prazos, será considerado o acesso a QUALQUER prestador da rede assistencial, habilitado para o atendimento, no município onde o cliente demandar, e não necessariamente a um prestador específico escolhido por ele. Portanto, se o profissional de saúde ou estabelecimento de saúde (clínica/laboratório/hospital) escolhido pelo cliente não puder atendê-lo dentro do prazo estipulado pela ANS, e for seu desejo ser atendido somente por este profissional ou estabelecimento, o cliente deve aguardar o período estipulado pelo prestador. Caso o cliente abra mão de ser atendido no prestador de saúde de sua escolha, a operadora deverá indicar outro profissional ou estabelecimento de saúde para realizar o atendimento dentro do prazo estipulado pela ANS (RN nº 259).

 


 

Quais os prazos máximos para garantia de atendimento, conforme a Resolução Normativa nº 268 da ANS?

 


 

A taxa de disponibilidade para acompanhamento de parto é ilegal?

Cobranças feitas aos beneficiários de plano de saúde pelos prestadores de serviços, como a conhecida taxa de disponibilidade, são consideradas indevidas. Os consumidores de planos de saúde tem, conforme a segmentação contratada, cobertura garantida pelas operadoras para todos os procedimentos listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, conforme determina a Lei nº 9656/98. Ex.: Uma consumidora de plano hospitalar com obstetrícia tem o direito garantido de que o parto, normal ou por cesariana, está contemplado no seu plano e que os honorários médicos serão em sua totalidade cobertos pela operadora.

 


 

O que devo fazer para consultar com um(a) Fonoaudiólogo(a)?

O cliente que possui plano de saúde Unimed, tem o direito de realizar até 24 consultas/sessões por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos critérios previstos nas Diretrizes de Utilização (DUT) da Agência Nacional de Saúde Suplementar, conforme a Resolução Normativa nº 262 - anexo 2, desde que indicado pelo seu médico assistente.

Para todos os casos não enquadrados nas Diretrizes de Utilização o cliente terá o direito de realizar 24 (vinte e quatro) consultas/sessões com fonoaudiólogo por ano de contrato, desde que indicado pelo seu médico assistente.

O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com esse profissional, através da Guia de SADT e relatório médico, devendo o cliente se dirigir a Unimed para solicitar autorização do tratamento.

 


 

Guia Médico

 
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