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Perguntas Frequentes

Tire suas Dúvidas

A Unimed autoriza no sábado?

O setor de Autorizações da Unimed Planalto Médio funciona das 7h30min às 18h de segunda à sexta-feira na Rua Lava Pés, 1898, Bairro Centro, Passo Fundo/RS. Salientamos que em situações de urgência e emergência, o atendimento será prestado e posteriormente será encaminhado o pedido para autorização.

Meu médico está cobrando diferença. Posso pagar?

Não, os planos de saúde comercializados pela Unimed Planalto Médio não possuem a opção do pagamento de diferenças diretamente ao médico cooperado. Todas as cobranças (mensalidades e co-participações) são realizadas através de boleto bancário ou débito em conta.

Quantos dias posso usar o meu cartão para o meu filho recém-nascido?

O beneficiário poderá utilizar o cartão da mãe nos primeiros 30 dias de vida do filho, desde que a mãe tenha cumprido 300 dias de carência. Neste período é importante solicitar o encaminhamento do cartão próprio para o recém-nascido.

Qual é a abrangência do meu plano?

No contrato possui uma cláusula específica, onde consta a Área Geográfica de Abrangência do plano escolhido pelo beneficiário. No Cartão consta um campo específico (Abrangência) que informa a Área Geográfica de Abrangência do plano escolhido pelo beneficiário. No site da Unimed Planalto Médio, no item Planos, também está disponível a abrangência dos planos oferecidos pela cooperativa. O beneficiário também pode verificar diretamente no Departamento Comercial na Unimed.

Por quantos dias vale a minha autorização?

A autorização tem validade de até 30 dias. Após este prazo se não for realizado o exame o documento perde a validade e o paciente terá que solicitar ao médico nova requisição e autorizar novamente.

Estou sem o meu cartão. Como faço para consultar ou realizar exames?

Quando o beneficiário está sem o seu cartão, o mesmo deve se dirigir até o setor de Autorizações na Unimed, munido do documento de identificação e autorizar a sua consulta previamente. O mesmo procedimento deve ser realizado em caso de exames.

Em que situação tenho direito ao reembolso de despesas com assistência à saúde fora da rede credenciada ou referenciada pela Unimed Planalto Médio?

Nos casos de urgência e emergência, quando não for possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados pela Unimed Planalto Médio.

Nestes casos, o reembolso se dará integralmente conforme prevê a RN nº 268 e nos limites da cobertura prevista no contrato.

O que devo fazer para consultar com um(a) FONOAUDIÓLOGO(A)?

O cliente que possui plano de saúde Unimed, tem o direito de realizar até 24 consultas/sessões por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos critérios previstos nas Diretrizes de Utilização (DUT) da Agência Nacional de Saúde Suplementar, conforme a Resolução Normativa nº 262 - anexo 2, desde que indicado pelo seu médico assistente.

Para todos os casos não enquadrados nas Diretrizes de Utilização o cliente terá o direito de realizar 06 (seis) consultas/sessões com nutricionista por ano de contrato, desde que indicado pelo seu médico assistente.

O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com esse profissional, através da Guia de SADT e relatório médico, devendo o cliente se dirigir a Unimed para solicitar autorização do tratamento.

O que devo fazer para consultar com um(a) PSICÓLOGO(A)?

O cliente que possui plano de saúde Unimed, tem o direito de realizar até 12 sessões de psicoterapia ou até 40 consultas/sessões com psicólogo, por ano de contrato, quando preenchido pelo menos um dos critérios previsto nas Diretrizes de Utilização (DUT) da Agência Nacional de Saúde Suplementar, conforme a Resolução Normativa nº 262 - anexo 2, desde que indicado pelo seu médico assistente.

O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com psicólogo, através da Guia de SADT e relatório médico, devendo o cliente se dirigir a Unimed para solicitar autorização do tratamento.

 

O que devo fazer para consultar com um(a) NUTRICIONISTA?

O cliente que possui plano de saúde Unimed, tem o direito de realizar até 12 consultas/sessões com nutricionista desde que preencha todos os critérios previstos nas Diretrizes de Utilização (DUT) da Agência Nacional de Saúde Suplementar, conforme a Resolução Normativa nº 262 - anexo 2.

Para todos os casos não enquadrados nas Diretrizes de Utilização o cliente terá o direito de realizar 06 (seis) consultas/sessões com nutricionista por ano de contrato, desde que indicado pelo seu médico assistente.

O médico assistente deverá indicar a necessidade de tratamento com esse profissional, através da Guia de SADT e relatório médico, devendo o cliente se dirigir a Unimed para solicitar autorização do tratamento.

Como faço para emitir 2º via do boleto de pagamento das mensalidades Unimed?

Em caso de não recebimento do Boleto Bancário para pagamento das mensalidades de planos familiares, a forma mais fácil para solicitar a 2ª via do boleto, é através do Portal Unimed.

Digite (www.unimed.coop.br/planaltomedio), na página inicial, clique em Boleto Bancário – 2º via.

Alguns dados serão solicitados para confirmação e a segunda via do boleto será gerada automaticamente.

Para os planos empresariais, o processo de emissão da 2ª via do boleto deve ser feita através do setor Financeiro da Unimed pelo e-mail financeiro@unimedpf.com.br ou pelos telefones:

(54) 3317-6320
(54) 3317-6321
(54) 3317-6322

O que devo fazer em caso de alteração de endereço (cobrança e envio de correspondências), no caso de Pessoa Jurídica?

Há quatro formas de atualizar o endereço:

1º) Fax:
Enviar um fax para o número (54) 3311-5737 com as seguintes informações:
- Nome completo do representante legal da empresa;
- CPF do representante legal da empresa;
- Razão Social e CNPJ da empresa;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone;
- Carimbo e assinatura do representante legal da empresa.

2º) Pessoalmente na Unimed:
O representante legal da empresa deve comparecer no Departamento Comercial da Unimed Planalto Médio, para preencher o formulário de alteração de endereço. O Departamento Comercial localiza-se no seguinte endereço:

Rua Lava Pés, 1898 - Centro

Fone: (54) 3314-7593


3º) E-mail:
Enviar mensagem para o e-mail comercial@unimedpf.com.br com as seguintes informações:
- Razão social e CNPJ da empresa;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone.

4º) Ofício:
Empresa deve encaminhar ofício para o Departamento Comercial, com as seguintes informações:
- Nome completo do representante legal da empresa;
- CPF do representante legal da empresa;
- Razão Social e CNPJ da empresa;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone;
- Carimbo e assinatura do representante legal da empresa.

IMPORTANTE:
Caso o cliente tenha o plano SOS 24 horas, favor informar se o endereço de atendimento ao SOS é o mesmo da cobrança e envio de correspondência (caso seja diferente, também informar este endereço).

O que devo fazer para solicitar a 2ª via do cartão do plano de saúde?

Há duas formas de atualizar o endereço:

1º) Fax:
Enviar um fax para o número (54) 3314-7593 ou (54) 3311-5737 com as seguintes informações:
- Nome completo do titular do plano;
- CPF do titular;
- Nome do beneficiário e o motivo da solicitação;
- Telefone;
- Assinatura do titular.

2º) Pessoalmente na Unimed
O titular do plano, deve comparecer no Centro Administrativo Unimed Planalto Médio, para preencher o formulário de solicitação de 2ª via de cartão:

Rua Lava Pés, 1898 - Centro
Setor de Cadastro
Fone: (54) 3317-6303
Departamento Comercial
Fone: (54) 3314-7593

IMPORTANTE:
Caso o cliente tenha o plano SOS 24 horas, favor informar se o endereço de atendimento ao SOS é o mesmo da cobrança e envio de correspondência (caso seja diferente, também informar este endereço).

O que devo fazer em caso de alteração de endereço (cobrança e envio de correspondências), no caso de Pessoa Física?

Há três formas de atualizar o endereço:

1º) Fax:
Enviar um fax para o número (54) 3314-7593 ou (54) 3311-5737 com as seguintes informações:
- Nome completo do titular do plano;
- CPF do titular;
- Dados completos do novo endereço;
- Telefone;
- Assinatura do titular.

2º) Pessoalmente na Unimed
O titular do plano, deve comparecer no Centro Administrativo Unimed Planalto Médio, para preencher o formulário de alteração de endereço:

Rua Lava Pés, 1898 - Centro
Setor de Cadastro
Fone: (54) 3317-6303
Departamento Comercial
Fone: (54) 3314-7593

3º) Via Portal Unimed 
Basta clicar em Atualização Cadastral na área do cliente e preencher o formulário.

IMPORTANTE:
Caso o cliente tenha o plano SOS 24 horas, favor informar se o endereço de atendimento ao SOS é o mesmo da cobrança e envio de correspondência (caso seja diferente, também informar este endereço).

O que é carência?

Carência é o período entre a assinatura do contrato e a efetiva possibilidade de uso dos serviços pelo beneficiário.

Nesse intervalo, o cliente (consumidor) paga as mensalidades, mas não usará integralmente os serviços oferecidos. Só terá direito de usufruir de todos os benefícios contratados após o encerramento do prazo de carência.

Como proceder nas consultas Unimed?

Após escolher o médico de sua preferência, marque a consulta no consultório ou por telefone. Ao consultar, identifique-se apresentando seu Cartão Unimed e a Carteira de Identidade. Caso não possa comparecer na data e horário agendado, cancele antecipadamente.

A sua ausência sem aviso, interfere na possibilidade de outro beneficiário ser atendido neste horário e isto pode acontecer com você.

Como devo fazer para autorizar consultas, exames e internações?

Clientes Unimed Planalto Médio, que estiverem na área de abrangência da cooperativa, poderão autorizar suas consultas diretamente nos consultórios dos médicos cooperados, exames diretamente nos laboratórios e clínicas credenciadas, e as internações diretamente nos hospitais credenciados.

Caso o cliente da Unimed Planalto Médio esteja fora da área de ação da cooperativa, e possua um plano nacional, deverá procurar a Unimed local para solicitar a autorização.

Como faço para saber quanto de co-participação tenho nos procedimentos que o médico solicitou?

Com a guia de solicitação de exames e o seu cartão Unimed em mãos, basta entrar em contato através de e-mail, telefone, ou ainda presencialmente.

O atendente irá solicitar dois dados:

1. O número completo do seu cartão Unimed: 0 042 xxxx xxxxxxxx x;
2. Código ou nome do exame.

Contatos:
(54) 3317-6312
(54) 3317-6315
(54) 3317-6318
(54) 3317-6381

E-mail: fatur@unimedpf.com.br ou pm.local@unimedpf.com.br 

Relativo a garantia de atendimento, meu cardiologista só tem disponibilidade de consulta daqui a um mês. Gostaria de saber o que a Unimed deve fazer?

Para fins de cumprimento dos prazos, será considerado o acesso a QUALQUER prestador da rede assistencial, habilitado para o atendimento, no município onde o cliente demandar, e não necessariamente a um prestador específico escolhido por ele. Portanto, se o profissional de saúde ou estabelecimento de saúde (clínica/laboratório/hospital) escolhido pelo cliente não puder atendê-lo dentro do prazo estipulado pela ANS, e for seu desejo ser atendido somente por este profissional ou estabelecimento, o cliente deve aguardar o período estipulado pelo prestador. Caso o cliente abra mão de ser atendido no prestador de saúde de sua escolha, a operadora deverá indicar outro profissional ou estabelecimento de saúde para realizar o atendimento dentro do prazo estipulado pela ANS. (RN nº 259).

Não consigo marcar consulta com uma determinada especialidade médica no prazo estabelecido pela resolução normativa nº 259. O que devo fazer?

Você deve entrar em contato com sua operadora de plano de saúde e solicitar que ela efetue o agendamento na especialidade médica que está com dificuldade. Beneficiários da Unimed Planalto Médio, podem ligar para o setor de Relacionamento com o Cliente para realizar esta intermediação, através do telefone: (54) 3317-6352 ou (54) 3317-6348, ou pelo Fale Conosco no site da Unimed Planalto Médio (www.unimed.coop.br/planaltomedio).

Quais são os procedimentos de alta complexidade (PAC)?

Os exemplos mais comuns são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a hemodiálise, a quimioterapia, e o cateterismo cardíaco. A lista completa dos procedimentos de alta complexidade que devem ser cobertos pelos planos de saúde pode ser encontrada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

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