Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed.

1

Florestas

  • As florestas são o habitat mais rico e diversificado do planeta. Muitas espécies de plantas e animais dependem diretamente da existência das florestas para se abrigar, reproduzir ou alimentar. Da mesma forma, algumas plantas dependem diretamente de animais ou insetos específicos para poder se reproduzir. Neste complexo e delicado equilíbrio natural, a extinção de determinadas espécies compromete a existência de muitas outras.

    Mesmo assim, as florestas podem ser consideradas as maiores vítimas do progresso do homem. Os desmatamentos, que tiveram início na colonização europeia do Brasil, vêm provocando sérios impactos no meio ambiente, com destaque para as alterações climáticas, a diminuição da biodiversidade, a degradação do solo e o comprometimento da rede hidrográfica.

    Além da extração da madeira, matéria-prima para diversos produtos já incorporados à rotina da sociedade, a devastação das florestas ocorre também para dar lugar às plantações ou fazendas de gado. Mas, infelizmente, as florestas destruídas não significam terras adequadas para atividades agrícolas e pecuárias. Se o solo não for bem manejado, ele pode se tornar infértil rapidamente, gerando a necessidade da devastação de novos espaços de floresta. Isso ocorre muito comumente em função da falta de informação do agricultor, que acaba por abandonar a terra que não lhe é mais produtiva.

    A remoção da camada que cobre o solo da floresta pode gerar sérios efeitos colaterais. As florestas são diretamente responsáveis pelas chuvas, pois as árvores absorvem grande parte da água e a devolve lentamente ao meio ambiente sob forma de umidade. A devastação da floresta, reduzindo a quantidade de chuva numa região, pode levar a um processo de desertificação.

    Sua destruição também tem graves efeitos nos padrões climáticos do planeta. A devastação contínua de áreas verdes tem levado a um aquecimento da atmosfera, conhecido por efeito estufa que, por sua vez, acelera o derretimento das calotas polares e contribui para a elevação do nível do mar.

    Portanto, o consumidor consciente deve fazer sua parte para diminuir a demanda por produtos da floresta e, consequentemente, diminuir a derrubada de árvores.

     

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2010 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar