Ingestão de água

Você sabia que 50% do peso de um adulto corresponde à água existente no corpo? Quando criança este percentual chega a 75%. Estes números justificam a afirmativa de que a água é essencial para a manutenção da vida e para o equilíbrio do organismo.

Separamos diversas curiosidades sobre este líquido e alternativas para ingerir quantidade suficiente ao longo do dia.

Quantidade necessária de água

A quantidade diária de água recomendada varia de acordo com diversos fatores, como idade, peso, se é praticante de atividade física ou não, clima e temperatura. Quem leva uma vida sedentária deve ingerir, em média, de 2,5 litros a 3 litros por dia, orientação diferente para quem é fisicamente ativo. Conforme o Ministério da Saúde, “pessoas que fazem atividade física com frequência, devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia”, devido à perda de água durante a pratica dos exercícios. “Os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros de água por dia”.

Formas de ingestão indicadas:

Alimentos ricos em água

Grande parte dos alimentos in natura ou minimamente processados contém alto percentual de água. Segundo o Ministério da saúde, ao prezar por uma dieta composta por essas opções é possível ingerir cerca de metade da quantidade diária recomendada de água. Entre os itens indicados estão:

Leite e a maior parte das frutas, estas opções possuem entre 80% e 90% de água.

Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas, pois cerca de 90% do peso de cada uma dessas opções é água.

Feijão com arroz, pois cada porção da mistura contém em média dois terços de água.

Bebidas e alimentos ultraprocessados

No grupo dos alimentos ultraprocessados estão itens como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo. Geralmente, essas opções são escassas de água, costumam conter menos de 5% de água em sua composição.

Já o grupo das bebidas industrializadas, como refrigerantes e bebidas adoçadas, apresentam alta proporção de água, mas possuem excesso de aditivos, açúcares ou adoçantes artificiais em sua composição, tornando-os fontes inadequadas para hidratação.

Benefícios de ingerir quantidade suficiente de água

Não espere sentir sede para ingerir água. Uma estratégia bastante eficiente para lembrar de hidratar-se é manter uma garrafinha próxima à mesa de trabalho ou de estudo, levando o recipiente sempre que for praticar atividades físicas. Com a adoção de todos os cuidados mencionados nesta cartilha, a ingestão de água será suficiente e pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • Auxiliar na manutenção de uma pressão arterial adequada;
  • Prevenir contra problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações;
  • Ajudar no processo de emagrecimento;
  • Manter a temperatura corporal adequada;
  • Auxiliar na eliminação de toxinas por meio da urina e da transpiração.
Fonte: Ministério da Saúde / Centers for Disease Control and Prevention