Use a rolagem do mouse ou clique no menu acima.

CRIANÇAS e as férias de verão

Atenção. Diversão. Segurança. Brincadeiras. Cuidado.
Confira um universo de recomendações para garantir dias tranquilos em uma das épocas mais esperadas do ano.

Mês de dezembro é sinônimo de início de férias da criançada.
Esta época, que coincide com o verão, é oportuna para programar o máximo de atividades ao ar livre – praia, parque, piscina, etc.
Para que tudo ocorra conforme planejado, fazendo com que as férias sejam as mais divertidas possíveis, mesmo para quem passará boa parte do tempo dentro de casa, elencamos alguns cuidados fundamentais.

Seu pequeno seguro em casa

É durante o período de férias que as crianças passam mais tempo em casa e, muitas vezes, sem um adulto por perto em tempo integral. Esse cenário é propício para expor a garotada a perigosas situações em meio a momentos de entretenimento e diversão. Por isso, por mais atentos que os pais sejam, investimentos em casa podem ser determinantes para evitar acidentes domésticos.

No Brasil, conforme informações do Ministério da Saúde, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de até nove anos. Entre as causas mais frequentes estão: riscos acidentais à respiração como sufocação na cama e asfixia com alimentos, seguido pelos afogamentos e exposição ao fogo, à fumaça e às chamas.

Veja abaixo algumas medidas que devem ser aplicadas na casa, porém a supervisão de um adulto junto às crianças não deve ser descartada.

Água
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de colete salva-vidas, pois a boia de braço pode ser facilmente retirada pelas crianças e as boias "estilo pneu" não garantem a flutuação e podem escorregar do corpo do pequeno.

Telas em janela
Quando feitas com material adequado e bem instaladas, conseguem suportar até 240 quilos, prevenindo quedas em prédios e casas.

Alarme de piscina
Quando crianças e animais de estimação caem na piscina, um sistema de controle eletrônico, automaticamente, soa um alarme.

Protetores
Para quinas de mesa: ajudam a amortecer batidas e evitar machucados.
Para tomadas: ajudam a diminuir a incidência de choques elétricos e queimaduras.

Travas
Para fornos ou micro-ondas: mantém a porta de eletrodomésticos travada.
Para gavetas: evita a queda de objetos.
Para vaso sanitário: impede a abertura da tampa do vaso.
Crianças pequenas podem se afogar com até três dedos de água.
Para armários: dificulta o acesso das crianças a produtos de limpeza e higiene.

Perigos externos

Quem mora em condomínios deve orientar a criança a não brincar nas áreas próximas às garagens. Verificar se os equipamentos do parquinho estão enferrujados ou quebrados também é medida fundamental. Em relação às piscinas, não confie tanto na habilidade da criança para a natação e saiba que capas e alarmes não eliminam totalmente o risco de acidentes.

Atenção com a água
O uso da piscina e a ida à praia merecem atenção. É no verão que os acidentes com crianças nesses locais são mais comuns. Veja os cuidados essenciais que você deve ter na piscina e na praia:

PISCINA
PRAIA

Conteúdo produzido pela equipe de Comunicação e Marketing do Portal Unimed e aprovado pelo coordenador técnico-científico Dr. Carlos Augusto Cardim de Oliveira (CRM/SC: 3.011)
Fonte: Ministério da Saúde / Livro “A Saúde dos nossos filhos”, do departamento de pediatria do hospital Albert Einstein / Revista Crescer / Sociedade Brasileira de Pediatria