As férias escolares, época tão aguardada pelas crianças e adolescentes, para os pais pode parecer ter uma infinidade de horas.

É preciso ter muita criatividade para manter os filhos longe dos eletrônicos (televisão, tablet, videogame e computador) durante esse período, principalmente se a época de descanso das crianças não condiz com o mesmo período de férias dos pais.

DICA: não sobrecarregue a criança com compromissos, mas, ao mesmo tempo, também não a deixe totalmente sem direção.

Next

Diversão em casa

Sessão pipoca: programe uma sessão caseira com filmes de animação. Separe algumas opções e peça para a criança escolher.

Leitura: a leitura pode integrar as atividades diárias durante o período de férias, facilitando inclusive para que se torne um hábito prazeroso também pós-férias. Deixe seu filho a vontade em uma livraria para escolher as obras que mais o agradam.

Organização: estimule seu filho a “dar uma geral” no quarto, descartando o que não é mais necessário, organizando brinquedos, roupas e demais itens que integram o cômodo.

Cozinha: programe lanches da tarde e, é claro, estimule e empolgue seu filho a participar de todo o preparo das guloseimas. Opte por colocar em prática receitas fáceis, como bolos e brigadeiro.

Next

Programação pela cidade

Cinema: Observe a programação do cinema da sua cidade, selecione um filme que se encaixe ao gosto e faixa etária da criança.

Cursos: peça para o pequeno escolher uma atividade nova para exercitar, como um esporte ou algo voltado às artes. Quem sabe ele descubra um novo prazer e permaneça praticando também após as férias.

Visitas: combine com os pais dos amiguinhos para que os pequenos possam se reunir algumas tardes, intercalando as casas em que haverá o encontro. Tenha em casa jogos que possam ser feitos em grupo, como os de tabuleiro.

Passeios: liste locais nas redondezas que possam ser visitados e programe um passeio com a família toda – zoológico, caminhadas ecológicas, trilhas, parques que possuam espaço para praticar esporte, etc.

Next

Lanchinhos básicos

A rotina diferenciada e o maior tempo para deliciar-se com comidas não precisa acarretar em uma alimentação desregrada. Separamos diversas sugestões de lanches que aliam praticidade, nutrição e gostosura. Deixar esses preparos prontinhos é uma boa estratégia para evitar exageros e garantir a boa alimentação durante as férias.

  • Torrada integral com creme de queijo e geleia + leite com canela e mel
  • Biscoito de aveia + vitamina de frutas
  • Sanduíche com peito de peru e queijo minas + suco de frutas natural
  • Pão de queijo + iogurte
  • Cookie integral + vitamina de frutas
  • Salada de frutas com mel
Next

Vai viajar com a criança?

Há particularidades que devem ser observadas de acordo com o meio de transporte escolhido e o tempo que o trajeto vai levar para ser percorrido.

Vacinação: dependendo do destino da viagem são necessárias vacinas específicas. Verifique com antecedência e, caso surjam dúvidas, converse com o pediatra do seu filho. Clique aqui e conheça o guia “Saúde do Viajante”, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Trajeto: principalmente se a viagem for de carro, tenha em mãos alimentos para a criança petiscar, como bolachas de água e sal e barras de cereais. Também tenha água por perto.

Distrações: leve objetos para que a criança possa se distrair, brinquedos preferidos que não façam barulho, canetinhas e papel para desenhar.

Roupa extra: separe uma muda de roupas completa para a criança e leve junto na bagagem de mão.

Bagagem: analise as características do lugar que será visitado (clima) e quais passeios estão previstos. Organize a bagagem com base nisso, pense na necessidade de levar, por exemplo, protetor solar e repelente.