Gravidez
Mais Segura

Cuidados, alertas e um universo de
segurança durante o período gestacional.



Pré-natal: o primeiro passo

O pré-natal é uma das formas mais seguras de garantir uma gestação saudável e um parto com o mínimo de riscos. Assim que a gravidez for detectada, o acompanhamento de um ginecologista ou obstetra é fundamental para ajudar a entender e orientar em relação às mudanças físicas e emocionais que ocorrerão durante os próximos nove meses.

Com exames laboratoriais, histórico da pressão arterial, medidas da circunferência da barriga, peso da gestante e ultrassom, o médico estará munido de informações para detectar anormalidades que possam gerar complicações ao feto. O exame de ultrassom, por exemplo, possibilita diagnosticar problemas na placenta, descobrir se os órgãos do feto estão bem formados e verificar a quantidade de líquido amniótico.

Next

Imunização é fundamental

A vacinação é aliada da futura mamãe na busca por uma gestação segura. E quais vacinas são recomendadas? Abaixo é possível conferir duas tabelas, uma com as indicações da Sociedade Brasileira de Imunizações (sBim) e outra com as recomendações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) - agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Next

Gravidez de alto risco



Next

Fazer ou não exercícios físicos?

Normalmente, se a gestante não possui problemas de saúde como alterações ortopédicas ou distúrbios cardiorrespiratórios, é benéfico realizar exercício físico de intensidade leve a moderada. Afinal, a atividade física proporciona qualidade de vida, auxilia no controle do peso, protege contra dores lombares, além de melhorar o humor e a autoestima. Geralmente, recomenda-se que os exercícios físicos sejam praticados após o terceiro mês de gestação, pois o primeiro trimestre é o período de maior risco de aborto espontâneo.

ATENÇÃO: cada gestação possui especificidades. Portanto, em todos os casos é fundamental consultar o médico a respeito das atividades físicas adequadas.